Portuguesa vai encarar o Caxias, na segunda fase da competição nacional. Quem chegar às semifinais garante o acesso à Série C

Fernando Marchiori segue dando sequência ao seu bom trabalho no comando da Portuguesa. Um dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro e há exatos 572 dias no comando da equipe, o treinador ajudou o clube a dar mais um passo rumo ao seu principal objetivo na temporada, que é o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Neste final de semana, com um empate sem gols com o Cianorte, a Lusa garantiu a liderança do Grupo 7 da Série D.

Agora, a Portuguesa irá enfrentar o Caxias, na segunda fase, que será decidida em jogos de ida e volta. Os confrontos eliminatórios serão disputados nos dois próximos finais de semana e, como teve melhor campanha até aqui, o time paulista fará o segundo duelo em casa, no Canindé.

”Faço uma avaliação positiva da nossa campanha na primeira fase da Série D. Tivemos alguns momentos de oscilação, mas, de modo geral, o grupo se portou muito bem e o mais importante é que conseguimos avançar para a próxima fase como líderes do nosso grupo. Vamos manter os pés no chão e seguir focados em busca do objetivo principal do clube”, ressaltou.

”Precisamos manter a mesma concentração e pensando jogo a jogo. Na segunda fase, os duelos já são eliminatórios, então, não podemos cometer erros. Iremos ter um confronto duro, contra o Caxias, e sabemos o quão importante é fazer uma boa partida lá no sul para depois decidir a vaga em casa. Confio muito na força do nosso elenco e estamos motivados e confiantes”, completou.

Terceiro técnico com mais jogos em tempo ininterrupto na Portuguesa no século XXI, com 57 partidas, Marchiori vem dando sequência ao seu bom trabalho no clube. Depois de ajudar a recolocar a Lusa novamente na disputa de uma divisão nacional, algo que não acontecia desde 2017, graças à conquista da Copa Paulista, em 2020, o treinador conseguiu seis vitórias, acumulou seis empates e sofreu apenas duas derrotas na primeira fase da Série D.

Se considerarmos o total de confrontos, Marchiori alcançou, no último jogo, o ex-comandante Candinho, que acumulou 57 jogos em duas passagens neste século. Assim, o atual treinador está atrás apenas de Jorginho (74) e Vagner Benazzi (117).

Ótimos números
Desde que assumiu a Portuguesa, Marchiori acumula 30 vitórias, 17 empates e somente 10 derrotas, o que resulta um bom aproveitamento de 62,57%, o segundo melhor de um treinador rubro-verde neste século, atrás apenas de Péricles Chamusca, que conquistou 70% dos pontos disputados, porém, com apenas 22 jogos, em 2013.

Chama a atenção, ainda, os bons números tanto defensivos quanto ofensivos do time sob o comando de Marchiori. Até aqui, foram 84 gols marcados (média de 1,47 por jogo) e 44 sofridos (média de 0,77 por jogo). Um ótimo saldo de gols de 37.

Trabalho positivo
Fernando Marchiori chegou à Lusa, em fevereiro de 2020, com a missão de salvar a equipe da zona de rebaixamento na Série A2 do Paulista de 2020 e conseguiu um ótimo desempenho, levando o time pela primeira vez às quartas de final desde que foi rebaixada em 2015.

No segundo semestre, com uma campanha irretocável, (11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota), o treinador conduziu a Portuguesa ao título da Copa Paulista no ano de seu centenário. A conquista recolocou o clube em uma disputa de uma divisão nacional. Isso não acontecia desde 2017, quando o time participou da Série D e da Copa do Brasil.

Na atual temporada, antes do bom trabalho na Série D do Brasileirão, Marchiori voltou a levar a equipe às quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista, mesmo tendo que lidar com diversos problemas por conta de lesões de jogadores importantes do elenco.

Antes de virar técnico, vale lembrar, Marchiori foi jogador e iniciou a sua carreira nas categorias de base da Portuguesa, em 1993. Pela Lusa, o meia teve suas primeiras chances na equipe principal e ainda foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.