Um dos principais destaques do Atlético Mineiro na temporada, goleiro recebeu a notícia do chamado, nesta tarde, e disputará as próximas três rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo

A história da maioria dos jogadores de futebol do Brasil é parecida. Com dificuldade para conseguir bons estudos e uma justa inclusão na sociedade, o jovem sonha em triunfar no esporte mais popular do país com o intuito de oferecer melhores condições para a família. Infelizmente, porém, poucos conseguem alcançar o objetivo desejado. O roteiro de Everson não é diferente, entretanto, o que diferencia a trajetória do goleiro e acrescenta, ainda mais, obstáculos é o fato de que ele passou por todas as divisões nacionais do Brasil (séries D, C, B e A) até receber a notícia, na tarde desta sexta-feira, de que havia sido convocado para representar o Brasil nas Eliminatórias.

”Olha, é difícil encontrar palavras para descrever o que estou sentindo. Estou muito emocionado. Muito mesmo. Passa um filme na cabeça e só quem esteve ao meu lado durante esses anos sabe o que a gente sofreu. Queria agradecer, demais, à toda minha família, principalmente à minha esposa, Rafaela. Ela foi meu alicerce nos piores momentos e não me deixou desistir de ir em busca dos meus sonhos. Graças à essa força e à nossa perseverança, chegamos até aqui”, afirmou.

”Também não posso deixar de agradecer a todos os clubes e pessoas que confiaram no meu futebol e abriram as portas para que eu pudesse desempenhar o meu trabalho. Nada do que está acontecendo na minha vida seria possível sem a ajuda de todos vocês. Cada um foi fundamental para essa minha trajetória. Aproveito para agradecer de forma especial ao Atlético Mineiro. Desde o meu primeiro dia no clube, percebi que todos confiavam em mim e me senti em casa. Eu e minha família estamos extremamente felizes em Minas Gerais e ainda iremos conquistar muitas coisas por aqui”, concluiu.

Grande fase
Na atual temporada, Everson entrou em campo 41 vezes (todas como titular), passou 22 partidas sem tomar gol (mais da metade) e ainda conquistou o título do Campeonato Mineiro. Nos jogos decisivos de mata-mata pela Copa Libertadores, contra Boca Juniors e River Plate, aliás, o goleiro brilhou e foi um dos protagonistas de ambas as classificações do Galo no torneio continental.

Números destacam o ótimo rendimento
Após 17 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro sofreu apenas 12 gols e possui a melhor defesa da competição. Já na Copa Libertadores, Everson sofreu apenas três gols em 10 jogos, sendo que o último foi no dia 13 de maio, pela quarta rodada da fase de grupos. De lá pra cá, a equipe jogou seis partidas pela competição continental e o goleiro não foi buscar a bola no fundo das redes em nenhuma oportunidade.

Além disso, defendeu duas cobranças de pênalti, contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final, e ainda converteu a sua batida, que garantiu o clube nas quartas de final da competição.

Carreira
Everson iniciou a sua trajetória no futebol nas categorias de base do São Paulo, mas foi no Guaratinguetá, porém, que o goleiro fez sua estreia como profissional, em 2010.

Por lá, permaneceu até 2013, quando se transferiu para o River-PI. No Piauí, se destacou na conquista do Campeonato Piauiense de 2014 e, logo em seguida, acabou sendo negociado com o Confiança.

E foi, justamente, no Confiança que Everson se projetou para o futebol brasileiro. Durante os 365 dias em que vestiu a camisa do Gigante Proletário, o goleiro ajudou no acesso da equipe para a Série C do Brasileirão, em 2014, e foi considerado o melhor goleiro e craque na campanha do título do Campeonato Sergipano de 2015.

Também iniciou a terceira divisão da competição nacional brilhando com grandes defesas. E suas boas atuações chamaram a atenção do Ceará, que adquiriu o jogador no meio do ano.

Pelo Vozão, Everson também foi protagonista. Em pouco mais de três anos e meio no clube cearense, conquistou duas vezes o Estadual (2017 e 2018), disputou 194 partidas e foi fundamental na campanha de 2018, quando ajudou a equipe a permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

Em 2019, transferiu-se para o Santos, a pedido do técnico chileno Jorge Sampaoli. Com muito trabalho, ganhou a disputa pela titularidade com Vanderlei e foi um dos principais nomes do Peixe na campanha do vice-campeonato Brasileiro daquele ano.

Após as belas atuações pelo Alvinegro Praiano, o arqueiro rumou para o Atlético Mineiro, novamente, solicitado pelo então comandante Sampaoli. No Galo, se firmou rapidamente e passou a ser um dos grandes nomes do elenco.

Habilidade com os pés
Além de se destacar debaixo das traves, Everson chama atenção por sua habilidade para sair jogando com os pés e também por cobrar faltas e pênaltis, qualidade que adquiriu ainda na base do São Paulo, por inspiração em Rogério Ceni.

Em sua carreira, o goleiro já marcou dois gols (durante os 90 minutos). Em 2015, pelo Confiança, fez, de pênalti, o único tento da vitória sobre o Estanciano, pelo Campeonato Sergipano. Em 2018, pelo Ceará, se tornou o primeiro goleiro depois de Ceni a balançar as redes na Série A do Brasileirão, em bela cobrança de falta, no triunfo por 2 a 0 sobre o Corinthians.

E, conforme explicado anteriormente, já com a camisa do Atlético Mineiro, fez o gol decisivo contra o Boca Juniors, na disputa de penalidades.

Perfil
Nome completo: Everson Felipe Marques Pires
Nascimento: 22/07/1990 (31 anos)
Naturalidade: Pindamonhagaba-SP
Altura: 1,92 m
Peso: 86 kg
Clubes: Guaratinguetá-SP (2010 a 2013), River-PI (2014), Confiança-SE (2014 e 2015), Ceará (2015 a 2018), Santos (2019 e 2020) e Atlético Mineiro (2021)

Títulos
Campeonato Mineiro (2021)
Campeonato Cearense (2017 e 2018)
Campeonato Sergipano (2015)
Campeonato Piauiense (2014)

Prêmios Individuais
Seleção do Campeonato Cearense (2018)
Goleiro menos vazado do Campeonato Cearense (2017)
Prêmio Celeridades Esportiva da Rádio Povo – Melhor jogador do Estado do Ceará (2016 e 2017)
Melhor jogador do Campeonato Sergipano (2015)
Melhor goleiro do Campeonato Sergipano (2015)