Detentor de 11 títulos, no top 9 dos jogadores que mais vestiram a camisa do clube e ganhador de diversos prêmios individuais, meia-atacante fez o gol que levou a partida contra o Monaco para a prorrogação. Placar agregado terminou em 3 a 2 para os Mineiros

Cada vez mais ídolo. É assim que podemos definir a linda relação entre Marlos e o Shakhtar Donetsk. E na última quarta-feira (25), o meia-atacante, nono jogador que mais vezes vestiu a camisa laranja e preta em jogos oficiais, aumentou ainda mais a sua história de sucesso no clube, ao ser fundamental para a classificação da equipe para a fase de grupos da Champions League.

Marlos iniciou a partida contra o Monaco no banco de reservas e foi acionado pelo técnico italiano Roberto De Zerbi, aos 21 minutos do segundo tempo, quando o time perdia por 2 a 0 e estava sendo eliminado. O jogo de ida havia terminado 1 a 0 para os ucranianos. A entrada do camisa 11 não só melhorou o time como foi fundamental já que foi dele o gol que levou o duelo para a prorrogação. Aos 29 minutos, o brasileiro naturalizado ucraniano recebeu passe de Alan Patrick na área e finalizou com categoria para mandar a bola para o fundo das redes.

Na prorrogação, quando tudo se encaminhava para a decisão da vaga nos pênaltis, os Mineiros conseguiram o empate e a vantagem no placar agregado (3 a 2) graças a gol contra de Ruben Aguilar, aos nove minutos da etapa final.

No dia seguinte ao duelo, Marlos vibrou com sua boa atuação, a vaga para disputar o torneio mais importante do futebol europeu pela sétima vez e também aproveitou para analisar os rivais da fase de grupos. Em sorteio realizado nesta quinta-feira (26), em Istambul, o Shakhtar caiu na chave D e, assim como na edição anterior, enfrentará Inter de Milão e Real Madrid. O Sheriff, da Moldávia, será o outro rival.

“Antes de tudo, estou muito feliz por ter entrado bem e conseguido ajudar o time a buscar a classificação, marcando gol e tendo uma boa atuação. Todo mundo está de parabéns. Sabíamos que não seria fácil, afinal do outro lado tínhamos um grande adversário, mas, mesmo quando estávamos atrás, não paramos de lutar nenhum minuto sequer e conseguimos buscar o resultado, primeiro no tempo normal e depois na prorrogação”, afirmou.

“Sabemos da força do nosso grupo e confiamos que poderemos fazer uma grande Champions nesta temporada. Caímos num grupo difícil, mas todos os times que estão no torneio são fortes. Coincidentemente, na última edição, também enfrentamos o Real Madrid e a Internazionale e fizemos bons jogos. Conseguimos uma grande vitória na Espanha e empatamos as duas partidas com a Inter. A classificação só não veio pelos critérios de desempate. Dessa vez, esperamos conseguir a vaga no mata-mata e vamos trabalhar bastante para isso”, comentou.

Trajetória de muito sucesso no Shakhtar
Marlos chegou ao Shakhtar Donetsk em 2014 e, rapidamente, se transformou em um dos protagonistas de uma era extremamente vencedora do clube. Em 269 jogos, o meia-atacante já marcou 72 gols, deu 58 assistências e ergueu nada menos do que 11 troféus, sendo quatro do Campeonato Ucraniano (2016/17, 2017/18, 2018/19 e 2019/20), quatro da Copa da Ucrânia (2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2018/19) e três da Supercopa da Ucrânia (2014, 2015 e 2017).

Além dos títulos, o jogador, revelado no Coritiba e com passagem pelo São Paulo, ganhou uma série de prêmios individuais, tendo sido eleito, em 2017 e 2018, o melhor jogador do futebol ucraniano, em votação realizada entre atletas, treinadores e especialistas do futebol do país.

Já em 2016, Marlos ficou com o prêmio de melhor atleta estrangeiro. Em 2015/16, ainda fez parte da equipe ideal da Liga Europa. Naquela edição, o jogador comandou o clube até a semifinal da competição. Na temporada 2019/20, o camisa 11 também ajudou o time a chegar novamente até a mesma fase do torneio continental.

Top 9 dos jogadores que mais atuaram pelo Shakhtar
Com 269 partidas oficiais pelo Shakhtar Donetsk, contando com a atuação desta quarta-feira, no Metalist Stadium, Marlos se igualou a Jadson como o nono jogador que mais vezes vestiu a camisa dos Mineiros. Agora, ele está a apenas oito atuações de alcançar o tcheco Tomas Hübschman, oitavo do ranking liderado pelo croata Darijo Srna, com 510 atuações.

Números de Marlos pelo Shakhtar Donetsk
269 jogos
72 gols
58 assistências
11 títulos

Jogadores com mais partidas pelo Shakhtar Donetsk
1º – Darijo Srna (510 jogos)
2º – Andriy Pyatov (470 jogos)
3º – Taras Stepanenko (345 jogos)
4º – Yaroslav Rakitskiy (326 jogos)
5º – Taison (299 jogos)
6º – Oleksandr Kucher (292 jogos)
7º – Fernandinho (281 jogos)
8º – Tomas Hübschman (277 jogos)
9º – Marlos e Jadson (269 jogos)
11º – Razvan Rat (268 jogos)
12º – Luiz Adriano (266 jogos)