Atacante abriu caminho para a vitória de 2 a 0 sobre o Jiangxi Beidamen. Brasileiro já soma duas bolas na rede e uma assistência com apenas 130 minutos em campo pelo novo clube

Uma das grandes contratações da história do Wuhan Three Towns, o atacante Markão segue brilhando na China. O brasileiro, aliás, tem precisado de poucos minutos em campo, em seus primeiros jogos no novo clube, para comprovar que tem tudo para repetir o sucesso e o status de goleador que adquiriu por todos os times pelos quais passou no futebol asiático. Nesta quinta-feira (19), em sua primeira partida como titular, o brasileiro fez, logo aos cinco minutos, o gol que abriu caminho para a vitória de 2 a 0 sobre o Jiangxi Beidamen e a consequente classificação da sua equipe à próxima fase da Copa da China (Veja o gol). Zhou-Heng, de pênalti, fez o outro tento do duelo.

Esse foi o segundo gol de Markão em seis jogos vestindo a camisa do Wuhan Three Towns. O que mais chama a atenção, porém, é a boa participação do centroavante, principalmente se considerarmos a sua minutagem em campo. Com uma assistência também na conta, o jogador já soma três participações diretas em apenas 130 minutos atuando pelo clube. Ou seja, uma média de uma a cada 43,3 minutos.

“Cheguei há pouco tempo ao clube, mas a cada dia que passa me sinto mais bem adaptado e entrosado com os meus novos companheiros. Fico feliz por ter realizado o meu primeiro jogo como titular e por ter marcado esse importante gol, que nos ajudou a garantir a classificação na Copa. Por onde passei, sempre tentei contribuir com gols e espero que aqui no Wuhan isso se repita”, afirmou.

Contratado com o objetivo de ajudar a sua nova equipe a conseguir o acesso para a Superliga, Markão será uma das principais armas no play-off, que será disputado em data ainda a ser definida. Com 37 pontos, o Wuhan Three Towns terminou a fase regular da Liga Jia na quarta colocação.

Revelado pelo Ituano, onde foi campeão paulista em seu segundo ano como atleta profissional (2014), Markão está no futebol chinês desde o início de 2019, quando foi contratado pelo Hebei Fortune. Em sua primeira temporada no país, o jogador já foi um dos grandes destaques do clube, terminando o ano como artilheiro do time, com 11 gols em 27 jogos, além de ter contribuído com quatro assistências.

Em 2020, o centroavante seguiu sendo um dos grandes jogadores do Hebei Fortune e do Campeonato Chinês, tanto é que foi o terceiro maior goleador da competição, balançando novamente as redes 11 vezes, mas, dessa vez, em 17 partidas. Além disso, ele ainda deu mais duas assistências.

Ao todo, pelo Hebei, Markão disputou, 47 jogos oficiais, marcou 23 gols e deu sete assistências.

Antes de se destacar pelo Hebei Fortune, Markão já brilhava do outro lado do mundo, mais especificamente na Coréia do Sul, vestindo a camisa do Gyeongnam. Lá, o centroavante marcou 49 gols e deu 12 assistências em 65 jogos disputados entre 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.