Há 520 dias no comando da Lusa, um dos treinadores mais longevos no país vem dando sequência ao seu bom trabalho na equipe, agora na Série D do Brasileirão

O sábado (17) promete ser especial para Fernando Marchiori. Isso porque o treinador, que vem realizando um ótimo trabalho desde que chegou a Portuguesa em fevereiro do ano passado, alcançará a marca de 50 jogos no comando da equipe no duelo com o Boavista, às 19h (de Brasília), no Canindé, pela sétima rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.

“Alcançar essa marca de 50 jogos no comando da Portuguesa, um dos mais tradicionais clubes do país, é um privilégio enorme. Especialmente para mim que comecei a minha trajetória como jogador aqui também e agora estou tendo o privilégio de conduzir a equipe à beira do gramado. Tenho vivido de forma intensa todos os momentos aqui e só tenho que agradecer a confiança e o carinho diário que tenho recebido da diretoria e do grupo de atletas. Juntos, seguiremos trabalhando forte em busca dos nossos objetivos para dar alegrias ao torcedor lusitano, que sempre esteve ao nosso lado”, ressaltou.

Boa campanha na Série D
Um dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro e há exatos 520 dias no comando da equipe, Fernando Marchiori vem dando sequência ao seu bom trabalho.

Depois de ajudar a recolocar a Lusa novamente na disputa de uma divisão nacional, algo que não acontecia desde 2017, graças a conquista da Copa Paulista na última temporada, Marchiori vem conduzindo muito bem o time na Série D do Campeonato Brasileiro.

A Portuguesa ocupa a terceira colocação do Grupo 7, dentro da zona de classificação, com nove pontos conquistados (duas vitórias, três empates e uma derrota), apenas um a menos que o Santo André, líder da chave.

“Acredito que o saldo da nossa campanha na Série D, até aqui, vem sendo positivo. Infelizmente, perdemos a invencibilidade no último fim de semana, mas o time vem se portando bem e o mais importante é que continua dando sinais de evolução. A Série D é uma competição muito equilibrada e díficil, mas confio muito no nosso grupo. Vamos seguir pensando jogo a jogo. Nesta rodada, teremos mais uma partida dura, contra o Boavista, e precisamos entrar focados para conseguir os três pontos e nos mantermos na zona de classificação”, afirmou.

Terceiro técnico com mais jogos consecutivos neste século
Marchiori já é o terceiro técnico com mais partidas em tempo ininterrupto no clube no século XXI, superando nomes como Giba (48), Candinho (47) e Geninho (39). Atualmente, ele fica atrás apenas de Jorginho (74) e Vagner Benazzi (117).

Se considerarmos o total de confrontos, o atual comandante é o quarto do ranking, sendo superado também por Candinho, que acumula 57 jogos em duas passagens neste século.

Ótimos números
Desde que assumiu a Portuguesa, Marchiori acumula 26 vitórias, 14 empates e somente nove derrotas, o que resulta um bom aproveitamento de 62,5%, o segundo melhor de um treinador rubro-verde neste século, atrás apenas de Péricles Chamusca, que conquistou 70% dos pontos disputados, em 22 jogos, em 2013.

Chama a atenção ainda os bons números tanto defensivos quanto ofensivos do time sob o comando de Marchiori. Até aqui, foram 72 gols marcados (média de 1,46 por jogo) e 38 sofridos (média de 0,77 por jogo). Um ótimo saldo de gols de 34.

Trabalho positivo
Fernando Marchiori chegou a Lusa, em fevereiro de 2020, com a missão de salvar a equipe da zona de rebaixamento na Série A2 do Paulista de 2020 e conseguiu um ótimo desempenho, levando o time pela primeira vez às quartas de final desde que foi rebaixada em 2015.

No segundo semestre, com uma campanha irretocável, (11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota), o treinador conduziu a Portuguesa ao título da Copa Paulista no ano de seu centenário. A conquista recolocou o clube em uma disputa de uma divisão nacional. Isso não acontecia desde 2017, quando o time participou da Série D e da Copa do Brasil.

Na atual temporada, antes do bom início na Série D do Brasileirão, Marchiori voltou a levar a equipe às quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista, mesmo tendo que lidar com diversos problemas por conta de lesões de jogadores importantes do elenco.

Antes de virar técnico, vale lembrar, Marchiori foi jogador e iniciou a sua carreira nas categorias de base da Portuguesa, em 1993. Pela Lusa, o meia teve suas primeiras chances na equipe principal e ainda foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.

Técnicos com mais jogos consecutivos na Portuguesa no século XXI
Vagner Benazzi – 117 jogos seguidos entre 2006 e 2008
Jorginho – 74 jogos seguidos entre 2011 e 2012
Marchiori – 49 jogos seguidos entre 2020 e 2021
Giba – 48 jogos seguidos entre 2005 e 2006
Candinho – 47 jogos seguidos entre 2001 e 2002

Dados de Fernando Marchiori pela Portuguesa
49 jogos
26 vitórias
14 empate
9 derrotas
62,5% de aproveitamento
72 gols marcados
38 gols sofridos
Saldo de 34 gols