Fundamental na conquista do título mineiro e no bom desempenho do time nas outras competições ainda em disputa em 2021, goleiro foi vazado apenas 18 vezes e deixou o campo sem buscar a bola no fundo das redes em 15 das 29 partidas em que esteve em campo

Brigando pela liderança do Campeonato Brasileiro e com uma série de jogos decisivos pela frente na Libertadores e na Copa do Brasil, o Atlético Mineiro tem como um de seus principais trunfos a grande fase vivida pelo goleiro Everson para sair de campo com os resultados que almeja e, assim, seguir brigando por mais títulos em 2021, depois de já ter se sagrado campeão estadual no primeiro semestre do ano.

Everson tem sido um dos principais destaques do bom momento do Galo. Prova disso, são os seus ótimos números. Na atual temporada, o camisa 22 entrou em campo 29 vezes, uma a mais do que no ano de sua chegada ao clube. E o que chama mais a atenção é a considerável queda no número de gols sofridos pelo goleiro. Foram apenas 18 contra 34 na anterior. Ou seja, a média caiu praticamente pela metade: 0,62 contra 1,21 por partida.

Além disso, na última terça-feira (13), ao ajudar o Atlético-MG a não sofrer gols no empate com o Boca Juniors, na Bombonera, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, Everson chegou ao seu 15º duelo na temporada sem ser vazado. Nessa conta, ainda estão incluídos os dois 0 a 0 contra o América-MG, que garantiram ao Galo o título mineiro.

Contratado junto ao Santos, no meio de 2020, a pedido do então técnico Jorge Sampaoli, o arqueiro também não sofreu gols em nove partidas na sua primeira temporada, quando, aos poucos, foi conquistando seu espaço até se firmar como titular, tendo boa participação na campanha que levou a equipe a terminar o Brasileirão na terceira colocação.

Todos esses bons números individuais, aliás, têm refletido também num aproveitamento bem mais alto do Galo na atual temporada. Em 29 jogos com Everson em campo, o Atlético-MG venceu 19, empatou cinco e perdeu outros cinco, o que resulta em um aproveitamento de 71,2% contra 58,3% da anterior (14 triunfos, sete igualdades e sete revezes).

“É muito gratificante conseguir ajudar o time com boas atuações. Fico feliz com os números positivos porque mostram que a dedicação diária nos treinos estão surtindo efeito. Junto com os meus companheiros, estou me esforçando, ao máximo, para que o Atlético consiga bons resultados. Temos que manter a mesma pegada e foco para brigarmos por mais taças na temporada”, afirmou.

Neste sábado (17), o Atlético-MG vai a São Paulo para enfrentar o Corinthians, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, na terça-feira (20), a equipe recebe o Boca Juniors, no Mineirão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.

“Teremos dois jogos complicados pela frente e que temos que entrar com muito foco do primeiro ao último minuto para conseguir as vitórias. Sabemos do peso do jogo com o Boca, mas nossa cabeça agora está no Corinthians, que costuma ser muito forte atuando em casa. Queremos buscar os três pontos na casa deles e aí depois voltaremos a pensar no duelo pela Libertadores”, finalizou o goleiro, que, inclusive, já balançou as redes em cobrança de falta, enfrentando o Timão, em 2018, quando ainda atuava pelo Ceará.

Ao todo, Everson já disputou 57 partidas com a camisa do Atlético Mineiro. Em 24 delas, o time saiu de campo sem ser vazado. Além disso, o goleiro sofreu 52 gols, o que representa uma média de 0,91 por jogo.

Confira os dados de Everson pelo Atlético-MG

Geral
57 jogos
52 gols sofridos (média de 0,91 por jogo)
24 jogos sem levar gols
1 pênalti defendido
33 vitórias
12 empates
12 derrotas
64,91% de aproveitamento

Atual temporada
29 jogos
18 gols sofridos (média de 0,62 por jogo)
15 jogos sem levar gols
1 pênalti defendido
19 vitórias
5 empates
5 derrotas
71,2% de aproveitamento

Primeira temporada
28 jogos
34 gols sofridos (média de 1,21 por jogo)
9 jogos sem levar gols
14 vitórias
7 empates
7 derrotas
58,3% de aproveitamento