Escolhido por Tite para substituir o zagueiro Felipe, lesionado, defensor do Massa Bruta tem sido um dos grandes destaques da posição no país. Clube não tinha um atleta vestindo a amarelinha desde Alberto Félix, há 27 anos, às vésperas da Copa do Mundo de 1994

Sábado, 26 de junho de 2021. Um dia que ficará marcado para sempre na memória de Léo Ortiz e na história do Red Bull Bragantino. Isso graças ao fato de o jogador, de 25 anos, ter sido convocado, pela primeira vez, para defender a Seleção Brasileira. O defensor foi chamado por Tite para substituir Felipe, lesionado, para a sequência da Copa América. 

A convocação de Léo Ortiz, aliás, também é um fato inédito para o clube do interior paulista. Desde o início da parceria com a empresa austríaca de bebidas, é a primeira vez que um atleta da equipe defenderá a seleção principal. 

Se contarmos toda a história do clube, a última vez que um jogador do Massa Bruta havia sido convocado foi em 1994, quando o então treinador Carlos Alberto Parreira chamou Alberto Félix para disputar um amistoso, às vésperas da Copa do Mundo daquele ano.

”É até difícil encontrar palavras para descrever a felicidade que estou sentindo nesse momento. Essa convocação me fez lembrar de tudo o que eu passei para chegar até aqui. Desde criança, sempre pensei em vestir a camisa da Seleção Brasileira. Agora, terei essa oportunidade e já em uma grande competição oficial. É a realização de um sonho, um momento marcante para mim e para toda a minha família, um orgulho enorme”, vibrou Léo Ortiz.

”Isso tudo só está acontecendo graças ao apoio que tive de tantas pessoas ao longo da minha carreira. Por isso, agradeço a cada uma delas e aos clubes que me deram a oportunidade de jogar, desde a base no Internacional, até hoje aqui no Red Bull Bragantino, onde cresci, amadureci e estou vivendo a melhor fase da minha vida. Podem ter a certeza de que me dedicarei ao máximo, assim como já faço todos os dias no clube, para corresponder às expectativas do Tite, da comissão técnica e ajudar o Brasil a conquistar mais uma Copa América”, completou o jogador, que se juntará a delegação brasileira na próxima terça-feira (29).

Já classificado para as quartas de final e com a liderança do Grupo B assegurada, o Brasil encerra a participação na primeira fase, neste domingo (28), no estádio Olímpico de Goiânia, diante do Equador, às 18h (de Brasília).

Números excelentes, prêmios individuais e influência positiva no Red Bull Bragantino

Desde que chegou ao Red Bull Bragantino, em 2019, para ser um dos pilares do projeto envolvendo a empresa austríaca e o clube de Bragança Paulista, Léo Ortiz se tornou titular absoluto e um dos líderes do elenco. Atuando em alto nível e mostrando uma regularidade impressionante, se tornou uma influência positiva no elenco e se consolidou como um dos principais zagueiros do futebol brasileiro.

Titular em 98 dos 100 jogos que disputou em pouco mais de dois anos no Massa Bruta, Léo Ortiz tem uma trajetória de sucesso no clube. Logo em sua primeira temporada, foi um dos destaques da campanha do título da Série B do Brasileirão, ajudando o time não só a terminar a competição com a defesa menos vazada, mas também contribuindo, com três gols, para que a equipe tivesse o melhor ataque do torneio.

Em 2020, o defensor seguiu se destacando. No primeiro semestre, ajudou o Red Bull Bragantino a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral dentre todos os times participantes e ainda fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani. Já na boa campanha no Brasileiro, foi o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três tentos, foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17) e terminou o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Agora, em 2021, Léo Ortiz continua atuando em alto nível. Na edição deste ano do Campeonato Paulista, o camisa 3 entrou para a seleção da competição, quando foi fundamental para a equipe terminar a primeira fase com a defesa menos vazada, com apenas sete gols sofridos em 12 partidas.

Além disso, Léo Ortiz vem tendo papel fundamental na grande campanha que garantiu o time de Bragança Paulista nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e também no excelente início de Campeonato Brasileiro. 

Único time ainda invicto, o Red Bull Bragantino lidera a competição nacional, com 14 pontos, dois a mais do que o vice-líder Athletico-PR.

Início da carreira

Nascido em Porto Alegre, Léo Ortiz chegou ao Internacional, aos 16 anos, e fez sua estreia como profissional, em fevereiro de 2017, na goleada por 4 a 1 sobre o Oeste, pela segunda fase da Copa do Brasil. Em sua primeira temporada, disputou 31 jogos pelo Colorado.

Em 2018, Léo foi emprestado ao Sport, onde realizou 18 partidas, marcou um gol, deu uma assistência e ganhou de Nelsinho Baptista a oportunidade de usar a braçadeira de capitão pela primeira vez na carreira, algo que se repetiria muitas vezes, mais tarde, no Red Bull Bragantino.

Em 2019, o defensor acertou com o Red Bull Brasil para jogar o Campeonato Paulista e foi um dos grandes destaques da equipe, que terminou com a conquista do Troféu do Interior.

Com a parceria entre Red Bull e Bragantino, Léo Ortiz foi comprado junto ao Internacional e assinou contrato em definitivo com o atual clube. Desde então, disputou 100 jogos oficiais, marcou oito gols e ajudou o time a sair de campo sem ser vazado 33 vezes.

Confira os números de Léo Ortiz pelo Red Bull Bragantino

Geral
100 jogos oficiais
98 jogos como titular
8 gols
33 jogos sem tomar gol

2021
23 jogos
23 jogos como titular
7 jogos sem tomar gol

2020
47 jogos
46 jogos como titular
5 gols
12 jogos sem tomar gols

2019
30 jogos
29 jogos como titular
3 gols
14 jogos sem tomar gol