Um dos principais nomes do Massa Bruta desde o início da parceria entre Red Bull e Bragantino, zagueiro se consolida como um dos grandes defensores do futebol nacional

Desde que chegou ao Red Bull Brasil, no início de 2019, o zagueiro Léo Ortiz se destacou como um dos principais jogadores da equipe e um dos líderes do elenco. Quando a empresa austríaca passou a administrar o Bragantino, naquele mesmo ano, o defensor seguiu para Bragança Paulista para ser um dos pilares do projeto dentro e fora de campo. O tempo passou e o atleta continua aumentando, cada vez mais, a sua influência positiva no time.

Em 2021, vivendo a sua terceira temporada com a camisa do Massa Bruta, Léo Ortiz continuou atuando em alto nível e se consolidou como um dos principais jogadores da posição no país. Com muito mérito, após liderar a defesa menos vazada da primeira fase do Campeonato Paulista, que sofreu apenas sete gols em 12 partidas, entrou para a seleção da competição estadual.

O camisa 3 formou o sistema defensivo ao lado de nomes consagrados e com diversas convocações para a Seleção Brasileira, como o goleiro Weverton, o lateral Daniel Alves e o zagueiro Miranda. O seleto time, aliás, foi definido em votação dos próprios capitães e treinadores dos 16 clubes que disputaram a competição, além de jornalistas. O que valoriza, ainda mais, a ótima fase de Léo Ortiz.

“Eu sempre prezo pela coletividade e o que mais importa no futebol são as conquistas do grupo, mas é bacana saber que meus próprios colegas de profissão, além dos treinadores e jornalistas, me escolheram para a seleção de um campeonato tão difícil e com ótimos jogadores como o Paulista. É sinal de que o trabalho está sendo valorizado e reconhecido. Estou vivendo a melhor fase da minha carreira e nada disso seria possível sem a ajuda dos meus companheiros e o apoio da nossa comissão técnica. Além, é claro, da organização e seriedade da nossa diretoria. É um trabalho conjunto e todos fazem parte disso”, ressaltou.

Classificação na Sul-Americana
Um dia após ter sido eleito o melhor defensor do Paulista, ao lado de Miranda, Léo Ortiz entrou em campo com a difícil missão de classificar o Red Bull Bragantino na Copa Sul-Americana. Mesmo jogando fora de casa e precisando vencer, a equipe atuou com muita maturidade, superou o Tolima-COL, por 2 a 1, na Venezuela, e se garantiu entre os oito melhores clubes do torneio continental, que irão disputar as oitavas de final juntamente com os oito melhores terceiros colocados da fase de grupos da Copa Libertadores da América.

“É mais um momento marcante que estamos vivendo. Sabíamos da dificuldade que teríamos, pois só um time avançaria para a próxima fase, mas nos ajeitamos durante as partidas, conseguimos vencer equipes tradicionais e conquistamos a vaga com muita competência. Agora, temos que manter o mesmo nível técnico porque acredito no nosso grupo e vejo a gente com totais condições de chegar ainda mais longe e até brigar pelo título”, afirmou.

Campeonato Brasileiro
Após garantir vaga nas oitavas da Copa Sul-Americana, o time comandado por Maurício Barbieri já mudou o foco para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para este domingo, dia 30 de maio, contra a Chapecoense, às 18h15 (de Brasília), na Arena Condá.

Depois de ter terminado o Brasileirão de 2020, que marcou a volta do time à elite da competição nacional após 22 anos, na 10ª colocação, a expectativa para 2021 é por uma campanha ainda melhor.

“Nossa expectativa para este ano é a melhor possível. Em 2020, o clube estava voltando a disputar a Série A depois de muitos anos. Fomos crescendo no decorrer da competição e terminamos com a vaga para a Sul-Americana, mas com um gostinho de que poderíamos ter ido ainda melhor. Mantivemos a base do nosso elenco e estamos ainda mais fortes e preparados para brigar por coisas maiores dentro do torneio”, analisou.

Destaque do Red Bull Bragantino
Léo Ortiz é titular absoluto e um dos principais destaques do Massa Bruta desde o início da parceria entre Bragantino e Red Bull, iniciada em 2019. No clube do interior paulista, o camisa 3 vive sua maior sequência e seu grande momento como atleta profissional.

Em 2019, o jogador revelado no Internacional e com passagens por Sport e Red Bull Brasil foi um dos pilares da campanha do título da Série B do Brasileirão pelo Braga, ajudando o time não só a terminar a competição com a defesa menos vazada, mas também contribuindo, com três gols, para que a equipe tivesse o melhor ataque do torneio.

Em 2020, Léo Ortiz manteve o alto nível. No primeiro semestre, ajudou o Massa Bruta a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral dentre todos os times participantes e ainda fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani.

Já na boa campanha do time no Brasileiro, o zagueiro se destacou como o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três gols, foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17) e terminou o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Na atual temporada, Léo Ortiz disputou 16 jogos e foi um dos principais responsáveis pelo ótimo desempenho defensivo da equipe no Campeonato Paulista, onde a equipe terminou a primeira fase sendo a menos vazada, com apenas sete gols sofridos.

Ao todo, Léo Ortiz já disputou 93 partidas oficiais com a camisa do Red Bull Bragantino e fez oito gols.

Confira os números de Léo Ortiz pelo Red Bull Bragantino

Geral
93 jogos oficiais
91 jogos como titular
8 gols
31 jogos sem tomar gol

2021
16 jogos
16 jogos como titular
6 jogos sem tomar gol

2020
47 jogos
46 jogos como titular
5 gols
12 jogos sem tomar gols

2019
30 jogos
29 jogos como titular
3 gols
13 jogos sem tomar gol