Além de histórico, gol do camisa 1 garantiu a vitória de 2 a 1 sobre o West Bromwich e manteve e os Reds vivos na briga por uma vaga na próxima edição da Champions League 

A tarde deste domingo (16) será inesquecível não somente para Alisson, mas para toda a torcida do Liverpool. O brasileiro entrou para a história ao se tornar o primeiro goleiro a balançar as redes na brilhante e longa história do clube, fundado em 1892. Além disso, o tento do camisa 1 garantiu a vitória de 2 a 1 sobre o West Bromwich e manteve os Reds vivos na briga por uma vaga na próxima edição da Champions League.  

E o roteiro desse lance histórico não poderia ter sido melhor escrito. O jogo estava empatado em 1 a 1 e, com isso, o Liverpool teria muita dificuldade para entrar no G-4 da Premier League, zona que garante aos integrantes a participação na próxima Liga dos Campeões. Era o último lance da partida. Escanteio para os visitantes. Alisson foi para o ataque. Alexander Arnold mandou para a área e o camisa 1 subiu mais do que todo mundo para realizar um movimento perfeito, mandar a bola para o fundo das redes e apontar para os céus, em homenagem ao pai, que faleceu neste ano. E não havia tempo para mais nada. Palmas para mais um feito histórico do brasileiro com a camisa dos Reds. 

“Já vivi muitos momentos maravilhosos na minha carreira. Principalmente neste clube, mas hoje foi uma tarde mais do que especial. Fiz algo que, dificilmente, conseguirei repetir e ainda mantive as nossas chances de disputar a próxima Champions League. O gol é algo fantástico, uma sensação indescritível. Naquele momento, só consegui pensar no meu pai, que nos deixou neste ano. Sei que ele está extremamente feliz e orgulhoso. Infelizmente, ele não está aqui com a gente para celebrar esse momento, mas sem ele nas nossas vidas, nada do que aconteceu comigo seria possível. É pra você, pai”, celebrou o camisa 1 do Liverpool e da seleção brasileira. 

Além do gol de Alisson, os outros tentos foram marcados pelo egípcio Mohamed Salah, para os Reds, e pelo galês Robson-Kanu, para o West Bromwich. Com a vitória, o Liverpool soma 63 pontos e segue na quinta posição, um atrás do Chelsea e a três de distância do Leicester. 

Faltando apenas duas rodadas para o término do Campeonato Inglês, o clube pode entrar no G4 na próxima quarta-feira (19), quando visitará o Burnley. Isso porque, na véspera, os rivais Chelsea e Leicester, quarto e terceiro colocados, respectivamente, se enfrentarão no Stamford Bridge.

Números gerais
No Liverpool desde julho de 2018, Alisson já realizou 128 partidas pelo clube e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20.

Além disso, o goleiro ganhou inúmeros prêmios individuais graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, ele entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição. Entre 2019 e 2020, Alisson ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa.

Alisson também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, em 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).