Meia-atacante, que havia ficado de fora dos últimos três jogos da equipe por causa de uma forte entrada de Fernandinho, deu seu sétimo passe direto para tento na competição

O Leeds United contou com o retorno de um de seus principais destaques na temporada para encerrar um jejum de três jogos sem vencer na Premier League. Fora da equipe nos empates com Liverpool e Manchester United e na derrota para o Brighton, por conta de uma entrada do compatriota Fernandinho, durante o triunfo sobre o Manchester City, no dia 10 de abril, o meia-atacante Raphinha foi acionado, neste sábado (8), pelo técnico Marcelo Bielsa, no início do segundo tempo do duelo com o Tottenham, no Elland Road, e participou diretamente da vitória de 3 a 1, dando assistência para Rodrigo Moreno marcar o último gol. Stuart Dallas e Patrick Bamford fizeram os outros tentos dos donos da casa, enquanto Heung-Ming Son descontou para os visitantes.

Com mais um passe decisivo, o sétimo no Campeonato Inglês, Raphinha se igualou a Patrick Bamford como o principal garçom do Leeds na Premier League. Além disso, nenhum outro brasileiro deu tantos passes decisivos quanto o camisa 18 no torneio. Firmino, do Liverpool, Willian, do Arsenal, e Matheus Pereira, do West Bromwich Albion, todos com cinco, são quem mais se aproximam do jogador dos Pavões Brancos.

Após a partida, Raphinha comentou sobre o seu retorno e vitória, que leva o Leeds para a nona colocação na tabela de classificação, com 50 pontos.

”O sentimento hoje é de dupla felicidade. Primeiro, por ter voltado a jogar depois de um tempinho afastado. Eu vinha bem, mas, infelizmente, precisei parar por um problema muscular após sofrer uma pancada no jogo contra o Manchester City. Segundo, por ter ajudado o time a vencer. Me senti muito bem e pude contribuir com mais uma assistência. Enfrentamos uma grande equipe e tivemos uma ótima atuação. Todos estão de parabéns. Agora, temos mais três jogos até o fim da temporada e vamos trabalhar para conseguir encerrar a Premier League da melhor forma possível”, afirmou.

Além das sete assistências, Raphinha também já soma seis gols em 28 partidas pelo Leeds, fato que o coloca como o quarto maior goleador do clube no Inglês, atrás apenas de Jack Harrison (7), Stuart Dallas (8) e Bamford (15).

Os seis gols anotados, inclusive, deixam o camisa 18 em terceiro lugar no ranking de brasileiros com mais tentos na Premier League, ao lado de Firmino e Richarlison, do Everton. Os três estão atrás apenas de Gabriel Jesus, do Manchester City, com oito, e Matheus Pereira, com nove bolas na rede.

O Leeds United voltará a jogar no próximo sábado (15), quando visitará o Burnley, pela 36ª rodada do Inglês.

Confira alguns dados de Raphinha

Brasileiros com mais assistências na Premier League
1º – Raphinha (Leeds) – 7
2º – Firmino (Liverpool), Willian (Arsenal), Matheus Pereira (West Bromwich Albion) – 5

Principais garçons do Leeds na Premier League
1º – Raphinha e Patrick Bamford (7)
3º – Jack Harrison (6)

Maiores artilheiros brasileiros na Premier League
1º – Matheus Pereira (West Bromwich Albion) – 9 gols
2º – Gabriel Jesus (Manchester City) – 8 gols
3º – Raphinha (Leeds), Firmino (Liverpool) e Richarlison (Everton) – 6 gols

Maiores artilheiros do Leeds na Premier League
1º – Patrick Bamford – 15 gols
2º – Stuart Dallas – 8 gols
3º – Jack Harrison – 7 gols
4º – Raphinha – 6 gols

Números de Raphinha pelo Leeds
28 jogos
6 gols
7 assistências