Peça-chave das boas campanhas do Massa Bruta desde o início da parceria entre Red Bull e Bragantino, em 2019, zagueiro revelado pelo Internacional atingirá marca especial nesta quinta-feira (18), contra o Mirassol

Uma carreira ainda curta, mas já repleta de histórias, marcas e conquistas coletivas e individuais. Com apenas 25 anos, Léo Ortiz completará 150 jogos como atleta profissional, no duelo entre Red Bull Bragantino e Mirassol, marcado para esta quinta-feira (18), em Cariacica-ES, pela primeira fase da Copa do Brasil. Motivo de orgulho e agradecimento para o defensor revelado pelo Internacional, que atuou por Sport e Red Bull Brasil e que, hoje, no Red Bull Bragantino, vive sua maior sequência e seu grande momento como jogador.

“Fico feliz e orgulhoso por atingir essa marca como jogador profissional, ainda mais nesse bom momento que vivo aqui no Red Bull Bragantino. É a realização de um sonho que eu tinha, desde criança, e que só se tornou possível graças ao apoio que tive de tanta gente. Por isso, primeiro de tudo, agradeço à minha família e aos meus amigos, que sempre estiveram ao meu lado, aos profissionais dos clubes que atuei, pelos conselhos e pela ajuda, e, claro, aos companheiros que estiveram em campo comigo”, declarou Léo Ortiz.

“Trabalhei muito para chegar até aqui. Passei por vários desafios ao longo desses anos e valorizo demais cada um deles, porque me ajudaram e seguem me ajudando a evoluir como pessoa e como atleta. Tenho só 25 anos e sei que ainda preciso caminhar muito, mas agradeço todos os dias por tudo que o futebol tem proporcionado para mim. Espero poder seguir aumentando esse número de jogos e que também possa comemorar muitas conquistas coletivas”, completou.

Titular absoluto e um dos principais destaques do Massa Bruta, tanto na boa campanha do time no último Campeonato Brasileiro, como nas conquistas da Série B, em 2019, e do Troféu do Interior do Paulistão, em 2020, Léo Ortiz está no clube do interior paulista desde o início da parceria entre Bragantino e Red Bull.

Até aqui, o zagueiro já disputou 84 jogos com a camisa do Red Bull Bragantino, sendo 82 como titular, e balançou as redes nove vezes. Além disso, ajudou a equipe a sair de campo 29 vezes sem sofrer gols e, ao todo, foram 76 tentos tomados com ele em campo, o que representa uma média inferior a um por confronto (0,9).

Início da carreira
Nascido em Porto Alegre, Léo Ortiz chegou ao Internacional, aos 16 anos, e fez sua estreia como profissional, em fevereiro de 2017, na goleada por 4 a 1 sobre o Oeste, pela segunda fase da Copa do Brasil. Em sua primeira temporada, disputou 31 jogos pelo Colorado.

Em 2018, Léo foi emprestado ao Sport, onde realizou 18 partidas, marcou um gol, deu uma assistência e ganhou de Nelsinho Baptista a oportunidade de usar a braçadeira de capitão pela primeira vez na carreira, algo que se repetiria muitas vezes, mais tarde, no Red Bull Bragantino.

Em 2019, o defensor acertou com o Red Bull Brasil para jogar o Campeonato Paulista e foi um dos grandes destaques da equipe, que terminou com a conquista do Troféu do Interior.

Destaque do Red Bull Bragantino
Com a parceria entre Red Bull e Bragantino, Léo Ortiz foi comprado junto ao Internacional e assinou contrato em definitivo com o atual clube. Ainda em 2019, foi um dos pilares da campanha do título da Série B do Brasileirão, ajudando o time não só a terminar a competição com a defesa menos vazada, mas também contribuindo, com três gols, para que a equipe tivesse o melhor ataque do torneio.

Em 2020, o camisa 3 manteve o alto nível. No primeiro semestre, ajudou o Massa Bruta a terminar a fase de grupos do Paulista com a melhor campanha geral dentre todos os times participantes e ainda fez o gol do título do Troféu do Interior, na decisão, diante do Guarani.

Já na boa campanha do time no Brasileirão, Léo Ortiz se destacou como o maior desarmador (46) e interceptador (25), dentre todos os defensores que disputaram a competição, segundo dados do Footstats. Além disso, marcou três gols, foi o terceiro da sua posição com mais finalizações (17) e terminou o torneio com uma baixa média de faltas cometidas (0,6).

Na atual temporada, Léo Ortiz disputou três jogos, todos pelo Campeonato Paulista, competição na qual o Red Bull Bragantino lidera o Grupo C, com oito pontos. Já nesta quinta-feira, o jogador estará em campo no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, onde a equipe fará sua estreia na Copa do Brasil, contra o Mirassol. A equipe, comandada por Maurício Barbieri, avançará para a segunda fase em caso de vitória ou empate.

Confira abaixo os números de Léo Ortiz como jogador profissional

Geral
149 jogos
143 como titular
10 gols
2 assistências
50 jogos sem tomar gol

Red Bull Bragantino
84 jogos
82 como titular
9 gols
29 jogos sem tomar gol

Red Bull Brasil
16 jogos
16 como titular
6 jogos sem tomar gol

Sport
18 jogos
17 como titular
1 gol
1 assistência
6 jogos sem tomar gol

Internacional
31 jogos
28 como titular
9 jogos sem tomar gol