Com outra vitória por 2 a 0, Reds eliminam o Red Bull Leipzig e já estão entre os oito melhores clubes do continente. Goleiro brasileiro não sofreu gol no confronto e foi um dos destaques da equipe

Nesta quarta-feira (10), o Liverpool enfrentou o Red Bull Leipzig, em Budapeste, pela partida de volta das oitavas de final da Champions League, e voltou a vencer os alemães, por 2 a 0, mesmo placar do primeiro jogo, também realizado na Hungria, há três semanas. Com isso, os comandados de Jürgen Klopp carimbaram vaga para a próxima fase e já estão entre os oito melhores clubes da competição continental.

Além de Salah e Mane, autores dos gols desta tarde, o goleiro Alisson também foi um dos destaques dos duelos. Com boas defesas, principalmente no primeiro confronto, o brasileiro ajudou os Reds a não sofrerem gol durante os 180 minutos.

Com o triunfo, a equipe inglesa se junta aos já classificados Porto, Paris Saint-Germain e Borussia Dortmund e aguarda agora os resultados dos demais jogos, que acontecerão na próxima semana, para saber quem enfrentará nas quartas de final, em sorteio que será realizado no dia 19 de março.

Único clube zerado nas oitavas
Dentre os quatro times já garantidos nas quartas de final, o Liverpool é o único que não foi vazado. E um dos grandes responsáveis, claro, foi Alisson, principalmente pela ótima atuação no primeiro triunfo por 2 a 0.

“Essas duas vitórias e, consequentemente, a classificação para as quartas de final, é importante para nos dar confiança para a reta final da temporada. Enfrentar um ótimo time como o Leipzig, conseguir dois bons resultados e, ainda por cima, sem sofrer gol, é extremamente positivo e difícil. Fizemos dois jogos com muita concentração e todo mundo está de parabéns. Agora, já temos que pensar novamente no Campeonato Inglês e voltar a vencer o mais rápido possível”, afirmou o camisa 1.

O próximo compromisso do Liverpool agora acontecerá na próxima segunda-feira (15), quando o time visitará o Wolverhampton, pela 29ª rodada da Premier League. Com 43 pontos, os Reds ocupam a oitava colocação na tabela de classificação.

Números gerais
No Liverpool desde julho de 2018, Alisson já realizou 117 partidas pelo clube e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20.

Além disso, o goleiro conquistou inúmeros prêmios individuais graças ao seu grande desempenho em campo. Na temporada 2018/19, ele entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, Alisson ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa.

Alisson também já ganhou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, em 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa montado pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).