Titular absoluto e com convocações para a seleção olímpica, lateral é um dos principais nomes do Peixe, que disputará a final da Libertadores, neste sábado (30)

O lateral-esquerdo Felipe Jonatan, de 22 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do Santos definiu a contratação da empresa nesta semana. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Santos: Papel de destaque no finalista da Libertadores
Felipe Jonatan chegou ao Santos em março de 2019 com status de jogador de grande potencial graças ao seu bom poder de marcação e a forte chegada ao ataque, demonstradas durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 2018, pelo Ceará. E a adaptação vestindo a camisa do Peixe foi rápida. Tanto é que as suas boas atuações em seu primeiro ano no clube, quando disputou a posição com Jorge, levaram o técnico André Jardine a convocá-lo para a disputa de amistosos pela seleção olímpica.

Em 2020, Felipe Jonatan se tornou titular absoluto sob o comando de Jesualdo Ferreira, manteve o status com Cuca e passou a se destacar como um dos melhores laterais-esquerdos do futebol brasileiro. Até aqui, já foram 55 partidas disputadas na temporada, com dois gols e seis assistências.

Na atual edição do Brasileirão, o camisa 3 é um dos jogadores da sua posição com melhor índice de passes certos, também é o líder em desarmes do Santos, já marcou dois gols e ainda deu uma assistência.

Já na Libertadores, participou de todos os 12 jogos da grande campanha do Alvinegro praiano, que, neste sábado (30), buscará o tetracampeonato da competição, enfrentando o Palmeiras, em jogo único, no Maracanã. No torneio, o lateral soma duas assistências, sendo uma no empate em 1 a 1 com o Grêmio, pelo duelo de ida das quartas de final, e outra na vitória de 3 a 0 sobre o Boca Juniors, pela partida de volta da semifinal.

Infância difícil, trabalho para ajudar em casa e superação até realizar o sonho de ser jogador profissional
Felipe Jonatan superou várias adversidades até chegar ao cenário em que se encontra hoje, concentrado com a delegação santista, no Rio de Janeiro, e prestes a encarar o jogo mais importante da sua carreira: a grande final da Copa Libertadores da América.

Nascido e criado no Bom Jardim, uma das maiores favelas de Fortaleza, Felipe Jonatan perdeu amigos de infância para o tráfico de drogas e precisou trabalhar desde criança para ajudar no sustento da família. Dos 8 aos 13 anos, dividia o tempo entre os estudos e o serviço de vendedor de frutas na feira do bairro. Já dos 14 aos 17 anos, começou a ajudar sua mãe a comercializar roupas na feira da madrugada “Galpão da Felicidade”, na capital cearense, da 1h às 12h.

Ao mesmo tempo em que estudava e trabalhava, o garoto tentava encontrar um espaço para realizar o seu maior sonho, que era o de se tornar jogador de futebol. Aos 8 anos, entrou para as categorias de base do Fortaleza, mas, após ter tido a recusa de um pedido de ajuda de custo de R$ 150, deixou o clube. Em seguida, passou pelo Bahia, onde também ficou por um curto período. Após ser assaltado em frente ao clube, decidiu retornar para a capital cearense.

Foi aí que surgiu a oportunidade de ir para as categorias de base do Ceará, onde seguiu conciliando a carreira de jogador, agora ganhando um salário mínimo, com a ajuda à sua mãe na feira da madrugada. Essa foi a rotina de Felipe Jonatan até ser promovido para o elenco profissional, depois de se destacar na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017.

Foi em 2018, porém, que o lateral viu sua vida mudar de vez, quando foi campeão cearense e, meses depois, ganhou uma chance com o técnico Lisca para atuar diante do Corinthians, pela Série A do Brasileiro. O jovem jogador foi bem e não deixou mais a equipe titular. Foram 20 jogos pelo Vozão na temporada e mais quatro no início de 2019 antes de ser vendido ao Santos, na maior transação do futebol cearense, pelo valor de R$ 6 milhões.

Agora, aos 22 anos, e já como um dos principais destaques do Santos, Felipe Jonatan espera escrever de vez seu nome na história do Alvinegro praiano com a conquista da Copa Libertadores.

O atleta chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil

Nome completo: Felipe Jonatan Rocha Andrade
Posição: Lateral-esquerdo
Nascimento: 15/02/1998 (22 anos)
Naturalidade: Fortaleza (CE)
Altura: 1,76 m
Peso: 77 kg
Clubes como profissional: Ceará (2017 a 2019) e Santos (desde 2019)
Títulos: Campeonato Cearense (2018)
Instagram: @felipe.jonatan

Estatísticas pelo Santos
88 jogos
4 gols
6 assistências

2020/21
55 jogos
2 gols
6 assistências

2019
33 jogos
2 gols