Titular absoluto desde que chegou aos Leões, em 2014, lateral brasileiro está a apenas uma partida de se igualar ao romeno Ioan Lupescu, que defendeu a equipe alemã 231 vezes entre 1990 e 1996

Ídolo do Bayer Leverkusen, Wendell está pronto para viver mais um momento histórico com a camisa dos Leões. Titular absoluto desde que chegou ao time, em 2014, o lateral-esquerdo poderá se tornar o estrangeiro com mais jogos na história do clube, neste sábado (19), no clássico contra o Bayern de Munique, na BayArena, pela 13ª rodada da Bundesliga. Isso porque o brasileiro está a apenas uma partida de igualar o romeno Ioan Lupescu, que defendeu a equipe 231 vezes entre 1990 e 1996.

“O Leverkusen é um dos clubes mais tradicionais da Alemanha e da Europa e alcançar essa marca é algo que me deixa extremamente orgulhoso e feliz. Quando eu saí do Grêmio e vim pra cá, era apenas garoto, cheio de dúvidas, e só queria me firmar na equipe. De lá pra cá, já se foram seis anos e meio e criei uma identificação muito grande com o Leverkusen e com a cidade. Pelo clube, já passaram jogadores consagrados e somente por estar nessa lista já era algo super gratificante. Ter a possibilidade de ser o estrangeiro com mais partidas, então, é algo que eu jamais imaginava. Só tenho a agradecer todas as pessoas que confiaram no meu futebol. Como disse, estou muito feliz mesmo. Os jogadores passam, e o clube fica, mas acredito que estou marcando o meu nome na história e farei de tudo para conquistar um título, o que engrandeceria, ainda mais, esse ótimo elenco”, vibrou.

Até aqui, Wendell já disputou 230 jogos pelo Leverkusen, marcou oito gols e deu 15 assistências. Um dos principais destaques do clube, o jogador está vivendo a sua sétima temporada consecutiva no futebol alemão e o momento atual, tanto individual quanto coletivo, não poderia ser melhor.

Contando com excelentes atuações do seu camisa 18, o Bayer Leverkusen segue muito bem na temporada. A equipe se classificou em primeiro lugar no Grupo C da Liga Europa, onde enfrentará o Young Boys, na segunda fase, segue vivo na Copa da Alemanha, e é líder isolado da Bundesliga, algo que não ocorria desde setembro de 2014, quando o ex-jogador do Grêmio havia acabado de desembarcar no país. Únicos invictos na competição nacional, os Leões somam 28 pontos, um a mais que o Bayern e o Red Bull Leipzig.

“Nós temos um time muito bom. Nas últimas temporadas, fomos bem, mas cometemos alguns deslizes na reta final e acabamos perdendo algumas posições na tabela. Neste ano, começamos super bem e conseguimos chegar à liderança, algo que não acontecia desde 2014, e isso nos deixa animados. Estamos focados e sabemos como a Bundesliga é complicada, mas acreditamos no nosso potencial e temos a consciência de que podemos almejar coisas maiores”, disse o brasileiro, que também comentou a respeito do duelo com o poderoso Bayern.

“Nosso próximo jogo será complicadíssimo e não preciso falar da força do Bayern, que vem conquistando ótimos resultados não somente na Alemanha, mas na Europa. Na temporada passada, perdemos a final da Copa da Alemanha para eles, mas jogamos bem, de igual para igual. Neste final de semana, temos que entrar muito atentos, desde o primeiro minuto de jogo, e tentar impor nosso ritmo. Será muito duro, mas podemos ganhar”, concluiu.

Lateral-esquerdo com mais jogos e entrando no top 20 no ranking geral
As 230 partidas disputadas com a camisa do Bayer Leverkusen já fazem de Wendell o lateral-esquerdo que mais vezes atuou pelo clube, superando o argentino Diego Placente (171).

No ranking geral, o ex-jogador do Grêmio está a apenas um duelo de se igualar a Lupescu, como o estrangeiro com mais jogos, e também de entrar para o top 20 dos atletas que mais defenderam o clube no geral.

Segundo brasileiro com mais jogos que defendeu apenas um time na história da Bundesliga
Das 230 partidas disputadas por Wendell pelo Leverkusen, 169 foram pela Bundesliga, fato que o coloca na segunda posição entre os brasileiros com mais jogos, que defenderam apenas um clube na história da competição nacional, atrás apenas do já aposentado Dedê (322, pelo Borussia Dortmund).

Além disso, dentre os brasileiros, que, no momento, estão disputando a Bundesliga, nenhum deles está há tanto tempo na Alemanha e nem somam tantas atuações quanto o camisa 18 do Leverkusen. O mais próximo dele é Douglas Costa, que voltou ao Bayern de Munique nesta temporada e, somando sua primeira passagem pelos Bávaros, disputou 91 partidas.

Estrangeiros com mais jogos pelo Leverkusen
1º – Ioan Lupescu (Romênia) – 231 jogos
2º – Wendell (Brasil) – 230 jogos
3º – Tranquillo Barnetta (Suíça) – 229 jogos
4º – Bum-kun Cha (Coréia do Sul) – 214 jogos
5º – Boris Zivkovic (Croácia) – 211 jogos

Laterais-esquerdo com mais jogos pelo Leverkusen
1º – Wendell (230 jogos)
2º – Diego Placente (171 jogos)
3º – Michal Kadlec (158 jogos)

Brasileiros com mais jogos pelo Leverkusen
1º – Wendell (230 jogos)
2º – Juan (176 jogos)
3º – Zé Roberto (150 jogos)
4º – Paulo Sérgio (149 jogos)
5º – Renato Augusto (126 jogos)

Brasileiros com mais jogos na Bundesliga que atuaram por só um time na competição
1º – Dedê – 322 jogos (Borussia Dortmund)
2º – Wendell – 169 jogos (Bayer Leverkusen)
3º – Josué – 164 jogos (Wolfsburg)

Números gerais de Wendell pelo Bayer Leverkusen
230 jogos
8 gols
15 assistências

Números de Wendell na Bundesliga
169 jogos
7 gols
11 assistências

Números de Wendell na Champions League
22 jogos
2 assistências

Números de Wendell na Liga Europa
20 jogos
1 assistência

Números de Wendell na Copa da Alemanha
19 jogos
1 gol
1 assistência