Arqueiro brasileiro, que completou 100 jogos pelo Liverpool recentemente, foi um dos grandes destaques do clube inglês na conquista da Premier League, na última temporada

A Fifa anunciou na sexta-feira (11) os finalistas do prêmio de melhor goleiro do mundo da última temporada, que será entregue em cerimônia virtual, na quinta-feira da semana que vem, dia 17 de dezembro, com transmissão desde a sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Atual vencedor, o brasileiro Alisson irá buscar o troféu pelo segundo ano consecutivo. Dessa vez, o jogador do Liverpool concorre com o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e com o esloveno Jan Oblak, do Atlético de Madrid.

Na última temporada, Alisson foi um dos grandes destaques da vitoriosa campanha que levou o Liverpool a conquistar o tão sonhado título da Premier League após longos 30 anos de espera.

”É uma honra poder estar novamente entre os finalistas dessa premiação tão importante, principalmente no atual momento, onde temos ótimos goleiros em todo o mundo. Mostra que o meu trabalho no dia a dia aqui no Liverpool e na Seleção Brasileira está dando resultado. Desde o meu início, lá na base do Inter, quando eu era só um guri que sonhava em ser jogador, sempre procurei dar o meu melhor e valorizar cada detalhe para conseguir triunfar. Agradeço a Deus por tudo o que ele tem me proporcionado”, ressaltou o jogador.

Assim como no ano anterior, a escolha do melhor goleiro do mundo está sendo feita através de votação. Primeiro, por um grupo de especialistas, e, em seguida, por ex-goleiros e ex-atacantes selecionados pela Fifa.

Ao todo, Alisson já realizou 100 partidas pelo Liverpool e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20.

Com ele em campo, o aproveitamento do time chega a ser de impressionantes 79,79% (74 vitórias, 15 empates e 10 derrotas). E não para por aí. Em praticamente metade desses duelos, o goleiro saiu de campo sem ser vazado: 46 vezes (46,46%). Além disso, ao todo, a média de tentos sofridos pelo arqueiro é de apenas 0,73 por jogo (73 gols).

Prêmio histórico em 2019
O troféu conquistado por Alisson de melhor goleiro do mundo, entregue desde 1987 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), entidade reconhecida pela Fifa e que era a responsável pela premiação em parceria com a entidade máxima do futebol até 2016, acabou se tornando histórico pelo fato de ter sido entregue pela primeira vez a um arqueiro brasileiro.

Por duas vezes, o Brasil já havia ficado bem próximo do prêmio. Em 2005, Dida, então no Milan, ficou atrás apenas de Petr Čech, do Chelsea. Já em 2010, Júlio César, que defendia a Inter de Milão, foi superado por Iker Casillas, do Real Madrid.

Além disso, Alisson também se tornou o primeiro goleiro do Liverpool a ser eleito o melhor jogador da posição. Até então, o polonês Jerzy Dudek, que ficou em quinto lugar, em 2001, era quem havia ficado mais próximo da conquista do prêmio.

Inúmeros outros prêmios individuais
O ótimo desempenho de Alisson pelo Liverpool e pelo Brasil renderam a Alisson uma série de outros prêmios individuais. Na temporada 2018/19, ele entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, Alisson ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, pela Uefa, ganhou o prêmio Samba de Ouro, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa em 2019, também levou o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, em 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

Neste ano, o camisa 1 ainda acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição.