Volante não esteve em campo nas duas derrotas do Tricolor na competição nacional. Após conquistar a vaga de titular, camisa 13 fez a equipe diminuir em mais da metade a quantidade de gols sofridos por partida

Nenhum outro time no Campeonato Brasileiro sofreu tão poucas derrotas como o líder São Paulo. Até aqui, foram apenas duas em 23 partidas disputadas. No elenco, porém, um dos grandes símbolos dessa boa campanha chama ainda mais a atenção pelo fato de ser o único jogador a seguir invicto na competição dentre todos os que estiveram em campo, pelo menos, cinco vezes. Estamos falando do volante Luan.

O camisa 13 soma 12 vitórias e mais quatro empates em 16 participações no Brasileirão. Além dele, os outros que não perderam são Trellez, Rodrigo Nestor e Galeano. Os três, porém, disputaram quatro, três e um duelo, respectivamente.

Nesta quarta-feira (9), muito provavelmente com Luan mais uma vez como titular, o Tricolor poderá ampliar a sua vantagem na ponta da tabela, caso vença o Botafogo, no Morumbi, em jogo atrasado da 18ª rodada. Invicto há 15 rodadas, o clube do Morumbi tem hoje quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado Atlético-MG.

“Estamos vivendo um grande momento e esperamos manter essa sequência positiva até o final do Brasileiro. Nosso elenco é muito forte e vem demostrando isso com boas atuações, tanto na parte defensiva como no ataque. Não chegamos à liderança por acaso e temos que manter os pés no chão. Sabemos que tem muito campeonato pela frente e vamos continuar pensando em um jogo de cada vez. O foco agora é em fazer uma grande partida contra o Botafogo”, afirmou Luan, que também falou sobre o seu bom desempenho individual.

“Fiquei um bom tempo sem jogar, mas segui treinando forte e esperando a minha oportunidade. Ela chegou e estou dando o meu máximo para aproveitar da melhor maneira possível. Fico feliz por estar contribuindo com o São Paulo. Praticamente, passei metade da minha vida aqui e tenho um enorme carinho pelo clube. Tenho o sonho de ganhar títulos com essa camisa e seguirei focado para continuar evoluindo e ajudando a equipe”, acrescentou.

Fundamental para a evolução do São Paulo
Se analisamos os números, veremos que a evolução defensiva do São Paulo está diretamente ligada à entrada de Luan na equipe titular. O primeiro jogo do volante entre os 11 iniciais, na atual edição do Brasileiro, foi contra o Atlético-GO, pela 14ª rodada. Antes de entrar no time, o Tricolor havia disputado 12 confrontos e sofrido 13 gols, o que resulta em uma média superior a um tento por apresentação. Na época, o clube tinha a quinta melhor defesa da competição, atrás de Internacional (9), Fortaleza (10), Palmeiras (11) e Grêmio (12).

Com Luan entre os titulares, no entanto, o cenário mudou. Foram dez partidas e apenas cinco gols sofridos. Em cinco ocasiões, a equipe sequer foi vazada. Por conta disso, o São Paulo se tornou o time com a melhor defesa do Brasileiro, ao lado do Grêmio, com 20 tentos tomados.

Além disso, em todo o campeonato, o São Paulo só sofreu dois ou mais gols em uma mesma partida em quatro ocasiões. Dessas, Luan só pisou dentro das quatro linhas no empate em 2 a 2 com o Santos, mas, mesmo assim, isso aconteceu depois que o placar já estava definido.

Nos revezes para o Vasco, por 2 a 1, e Atlético-MG, por 3 a 0, o camisa 13 não saiu do banco, enquanto no triunfo de 3 a 2 sobre o Fortaleza, o jogador estava suspenso.

Trajetória no São Paulo
Atualmente, com 21 anos, o jovem volante viveu praticamente metade da sua vida dentro do São Paulo. Luan chegou às categorias de base do Tricolor aos 11 anos e cumpriu todo o ciclo de formação no Centro de Treinamento Laudo Natel, em Cotia, antes de subir para o time profissional, em 2018, alçado pelo então técnico Diego Aguirre, durante o Brasileirão de 2018.

Sua estreia, aliás, foi bastante curiosa. Então no time sub-20, o jogador queria um ingresso para assistir ao clássico contra o Corinthians, no dia 21 de julho, pelo Brasileirão. Ele só não sabia que seria relacionado 24 horas depois e ainda entraria em campo para ajudar o Tricolor a garantir o triunfo por 3 a 1.

A partir daí, o camisa 13 passou a ser elogiado por todos dentro do clube e foi ganhando espaço na equipe graças à sua maturidade, dedicação, forte marcação e qualidade na saída de bola. Foram sete jogos disputados em 2018, 35 no ano passado e outros 26, até aqui, em 2020.

Ao todo, Luan já disputou 68 partidas com a camisa do São Paulo, sendo 54 como titular, e deu uma assistência. Além disso, em 29 delas ajudou o time a sair de campo sem ser vazado.

São Paulo sem Luan como titular no Brasileiro 2020
13 jogos
6 vitórias
5 empates
2 derrotas
58% de aproveitamento
15 gols sofridos
Média 1,15 gol sofrido por jogo

São Paulo com Luan de titular no Brasileiro 2020
10 jogos
7 vitórias
3 empates
0 derrotas
80% de aproveitamento
5 gols sofridos
Média de 0,5 gol sofrido por partida

Dados de Luan no time profissional
68 jogos (37 vitórias, 22 empates e 9 derrotas)
54 jogos como titular (37 vezes atuou os 90 minutos)
1 assistência
29 jogos sem sofrer gols com o jogador em campo