Em seu segundo jogo como titular pelo novo clube, meia-atacante teve grande atuação e foi o responsável pelo único tento da vitória sobre o Everton, dos brasileiros Richarlison, Allan e Bernard

Recém-chegado ao futebol inglês, o meia-atacante Raphinha vai comprovando a sua qualidade e poder de decisão, características que o acompanharam por todos os clubes por onde passou. Bastaram apenas dois jogos como titular para o brasileiro marcar o seu primeiro gol com a camisa do Leeds e ser o protagonista do time na vitória de 1 a 0 sobre o Everton, no último final de semana, pela décima rodada da Premier League.

E o primeiro gol teve a marca registrada do jogador: a qualidade do chute de média e longa distância. Aos 34 minutos do segundo tempo, quando a partida dava sinais de que terminaria sem gols, o brasileiro dominou de fora da área, ajeitou o corpo e mandou a bola com força, na diagonal rasteira, rente ao gramado, sem chance para o goleiro Pickford, que era um dos destaques do duelo (veja o gol aqui).

Além da bola na rede, Raphinha se destacou no confronto por sua movimentação ofensiva ao jogar aberto pelos dois lados do campo. O camisa 18 iniciou o duelo pela direita, depois inverteu e foi para a esquerda e, pouco tempo mais tarde, retornou à posição original. E o gol, aliás, foi marcado quando ele estava jogando mais pelo centro do ataque.

Dois dias após balançar as redes pela primeira vez na Inglaterra, Raphinha falou sobre a sua adaptação ao país. ”Cheguei ao Leeds há pouco tempo e ainda estou em processo de adaptação e amadurecimento, tentando conhecer melhor meus companheiros e me adaptar ao ritmo de jogo. A Premier League é bem equilibrada e todas as partidas são disputadas com uma intensidade altíssima. Acredito que eu já consegui evoluir bem desde a minha estreia e, a cada jogo, vou melhorando um ou outro detalhe, principalmente em relação às movimentações e entendimento coletivo do nosso time”, avaliou o brasileiro, que também falou sobre o gol do último sábado.

”Estou realizando um sonho de jogar na liga inglesa e o primeiro gol não poderia ter sido mais especial. Nos deu a vitória contra um belíssimo time, fora de casa, e estou muito feliz. Na nossa penúltima partida, na semana passada, cheguei a mandar uma bola na trave, mas, dessa vez, consegui marcar e guardarei esse dia para sempre na minha memória. Além do mais, o gol me dá ainda mais confiança para esse meu início de trajetória na Premier League”, declarou.

Com a vitória sobre o Everton, dos brasileiros Richarlison, Allan e Bernard, o Leeds chegou aos 14 pontos e subiu para a 12ª colocação na tabela de classificação. Já o Everton, com 16, ocupa a sétima posição. Na próxima rodada, a equipe comandada por Marcelo Bielsa visitará o Chelsea, no Stamford Bridge, no sábado (5).

Pouco conhecido dos torcedores brasileiros, afinal de contas, sequer chegou a atuar profissionalmente no país, Raphinha se destacou anteriormente no futebol português pelo Vitória de Guimarães e Sporting e, mais recentemente, na França, onde foi fundamental para que o Rennes terminasse o Campeonato Francês 2019/20 com a melhor campanha de sua história, na terceira colocação, e, de quebra, se classificasse diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez em sua história. Desde outubro no Leeds, o meia-atacante disputou diante do Everton seu quinto jogo na Inglaterra.