Um dos principais destaques do Atlético Mineiro no temporada, lateral-esquerdo foi chamado pela primeira vez na carreira para defender a equipe principal do país

A noite do último sábado ficará marcada para sempre na memória do lateral-esquerdo Guilherme Arana. Minutos após marcar um dos gols da vitória de 2 a 1 do Atlético Mineiro sobre o Corinthians, clube que o revelou para o futebol, em São Paulo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo foi convocado para a seleção brasileira principal pela primeira vez na carreira.

O chamado se deu porque o lateral Alex Telles foi diagnosticado com Covid-19 e se testar positivo novamente, não viajará para Montevidéu, onde a equipe nacional enfrentará o Uruguai, na próxima terça-feira, pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar.

Feliz pela convocação, Arana falou sobre o chamado. ”Não tenho palavras para descrever a minha felicidade. Só tenho que agradecer a todas as pessoas que sempre acreditaram no meu futebol e me ajudaram desde criança. Agradeço a todos os clubes que me deram a oportunidade de trabalhar, desde os meus primeiros passos no futebol até hoje. Cada um deles foi muito importante para eu conseguir conquistar esse sonho de ser convocado. Eu também não posso deixar de fazer um agradecimento especial aos meus pais. Desde quando eu era bem pequeno, eles sempre lutaram demais para me dar todo o suporte e são os guerreiros responsáveis por tudo o que aconteceu e que ainda acontecerá na minha carreira”, vibrou.

Único jogador presente em todas as partidas do Galo no Brasileiro
Após 21 rodadas, Guilherme Arana é o único atleta do Atlético Mineiro que jogou em todas as partidas do clube no torneio. Foram 20 atuações (a equipe não entrou em campo na sexta rodada), três gols e três assistências. Das 20, o lateral iniciou como titular 18 vezes e permaneceu em campo os 90 minutos em 17 oportunidades.

Trajetória: início da carreira e sucesso no Corinthians
Nascido e criado em Sapopemba, bairro da Zona Leste de São Paulo, Guilherme Arana iniciou sua trajetória como jogador no Corinthians, clube onde atuou por mais de dez anos, entre divisões de base e time profissional.

Depois de se destacar e conquistar várias taças pelas categorias inferiores, o lateral-esquerdo passou a ser chamado pelo então treinador Mano Menezes para integrar algumas atividades do elenco principal, a partir de 2014. No mesmo ano, fez sua estreia em amistoso contra o Athletico-PR, que marcou a reinauguração da Arena da Baixada e terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 1.

Na temporada seguinte, ainda pelas categorias de base, Arana foi um dos protagonistas do Corinthians no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, foi emprestado ao Athletico-PR, mas, após apenas três jogos pelo Furacão, retornou ao clube de Parque São Jorge a pedido do técnico Tite e fez parte da campanha do título brasileiro.

O lateral participou de 12 jogos daquela competição nacional, não perdeu nenhum (nove vitórias e três empates) e ainda viveu um momento especial ao marcar o seu primeiro gol como profissional, justamente em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em duelo que terminou 3 a 3.

O grande ano de Guilherme Arana com a camisa do Corinthians, contudo, foi o de 2017. Já como titular absoluto, fez 54 jogos, marcou dois gols, deu 11 assistências e foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do Brasileiro, tanto é que foi eleito o melhor jogador da sua posição em ambas as competições.

Além disso, suas grandes atuações o levaram a ser convocado para defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017. Arana teve boa participação no torneio, atuando em seis jogos como titular e marcando dois gols. No ano anterior, ele já havia defendido o país na categoria em dois amistosos.

Transferência para o futebol europeu
Após se destacar pelo Corinthians e pelo time canarinho, o jogador despertou o interesse do Sevilla, da Espanha, que investiu na sua contratação, em dezembro de 2017. No clube da Andaluzia, o atleta disputou 25 partidas, sendo 20 como titular, marcou dois gols e deu três assistências.

Emprestado em agosto de 2019 para a Atalanta, o lateral-esquerdo realizou quatro jogos pelo clube italiano antes de acertar seu retorno ao futebol brasileiro para defender o Atlético-MG, em janeiro deste ano.

Números de Arana pelo Atlético Mineiro
31 jogos (28 como titular)
5 gols
6 assistências

Números de Arana na seleção de base

Seleção Brasileira Sub-20
8 jogos (3V, 4E, 1D)
8 vezes titular
2 gols
2 jogos sem tomar gol
54,1% de aproveitamento

Números na carreira profissional

Geral
152 jogos
11 gols
20 assistências

Corinthians
89 jogos (79 como titular)
4 gols
11 assistências

Atlético Mineiro
31 jogos (28 como titular)
5 gols
6 assistências

Sevilla
25 jogos (20 como titular)
2 gols
3 assistências

Atalanta
4 jogos

Athletico Paranaense
3 jogos (1 como titular)

Títulos
Campeonato Brasileiro (2015 e 2017)
Campeoanato Mineiro (2020)
Campeonato Paulista (2017)
Copa São Paulo de Futebol Júnior (2015)