Atacante chegou ao Tricolor em 2017 após se destacar nas categorias de base do Primavera. A partir daí, brilhou na equipe Sub-20 e já realizou 33 jogos pelo time principal

O atacante Jonas Toró é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do São Paulo definiu a contratação da empresa nesta semana. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Obstáculos superados no início da carreira
Nascido em Belém de São Francisco, cidade pernambucana localizada a 475 quilômetros do Recife, Jonas Toró contrariou inúmeras probabilidades e superou diversos obstáculos até conseguir realizar o sonho de se tornar jogador de futebol profissional.

Seus primeiros passos com a bola foram no futsal, assim como o seu pai, que atuava em times amadores locais quando estava de folga da atividade principal de pedreiro. A falta de recursos, o isolamento em relação às principais cidades do estado e, principalmente, a saudade da família, contudo, foram fatores que, num primeiro momento, impediram o garoto de dar saltos maiores.

Na época, Toró até teve chances nas categorias de base do Vitória, chegou a fazer um teste no Porto, de Caruaru, e também foi aprovado no ASA, de Arapiraca. Em todos eles, porém, acabou resolvendo voltar para casa por sentir falta do convívio com os pais e os irmãos.

As dificuldades e o fato de já ter 17 anos, idade em que a maioria dos garotos não conseguem mais oportunidades em clubes grandes por serem considerados “velhos”, já o faziam pensar em desistir, até que, durante um dos jogos de futsal na sua cidade natal, surgiu um convite para jogar futebol amador na aldeia Pankararu, localizada no município de Jatobá-PE. E aí o destino de Toró começou a mudar.

Toró conseguiu se destacar bastante e chamou a atenção de um olheiro, que o convenceu a encarar, mais uma vez, a distância de casa. Assim, junto com outros sete meninos, percorreu cerca de mil quilômetros de estrada, em três dias de viagem, e foi para o Comercial de Salto, no interior de São Paulo, em busca de visibilidade. Lá, não tinha salário. Recebia apenas o prato de comida.

Susto no alojamento
Além disso, um fato negativo quase atrapalhou os planos novamente. Certa noite, enquanto dormia no alojamento do clube, assaltantes invadiram o local e roubaram quase tudo. Traumatizados, seus companheiros, que vieram com ele, voltaram para Pernambuco. Apenas Toró resolveu ficar.

O jogador, então, superou a solidão e, com boas atuações, recebeu a chance de ser contratado pelo Primavera, de Indaiatuba, onde fez um grande Paulista Sub-17, em 2016, e uma excelente Copa São Paulo, no ano seguinte.

São Paulo: Sucesso na base
Encantado com o futebol do atacante, o São Paulo o contratou por empréstimo. No período em que esteve em Cotia, ganhou cinco títulos: Copa Ouro da APF Sub-20 (2017), Copa RS Sub-20 (2017), Future Cup Sub-20 (2017), Copa do Brasil Sub-20 (2018) e Supercopa do Brasil Sub-20 (2018).

Protagonista em todas essas conquistas e ainda artilheiro da Copa São Paulo de 2018, com seis gols, Toró não só teve seus direitos econômicos adquiridos em definitivo pelo clube do Morumbi como ainda foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-20, no Sul-Americano da categoria, disputado em 2019, no Chile.

Estreia no profissional
Após o torneio continental pelo Brasil, Toró foi integrado ao elenco principal do Tricolor. Sua estreia no time profissional aconteceu no dia 27 de abril de 2019, quando entrou nos minutos finais da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no Morumbi, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Já no duelo seguinte, o seu primeiro como titular, marcou seu primeiro gol e ajudou o São Paulo a derrotar o Goiás, por 2 a 1.

Até aqui, ao todo, o atacante já soma 33 partidas pelo time principal do São Paulo. Nesse período, marcou três gols e deu três assistências.

Jonas Toró chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Jonas Gabriel da Silva Nunes
Posição: Atacante
Nascimento: 30/05/1999 (21 anos)
Naturalidade: Belém de São Francisco (PE)
Altura: 1,78 m
Peso: 77 kg
Clubes: São Paulo (desde 2019 no profissional)
Instagram: @jonastoro_

Títulos
Copa do Brasil Sub-20 (2018)
Supercopa do Brasil Sub-20 (2018)
Copa Ouro da APF Sub-20 (2017)
Copa RS Sub-20 (2017)
Future Cup Sub-20 (2017)

Artilharias
Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018 (seis gols)
Future Cup Sub-20 de 2017 (17 gols)

Convocação para seleção de base
Sul-Americano Sub-20 de 2019, no Chile

Estatísticas de Toró no time principal do São Paulo

2020
14 jogos
2 assistências
5 vitórias
5 empates
4 derrotas

2019
19 jogos
3 gols
1 assistência
9 vitórias
7 empates
3 derrotas

Geral
33 jogos
3 gols
3 assistências
14 vitórias
12 empates
7 derrotas