Aproveitamento dos Reds com o goleiro brasileiro em campo supera os 80%, enquanto sem o jogador cai para menos de 62%

Com os mesmos 13 pontos do arquirrival Everton após seis rodadas, o Liverpool recebe, neste sábado (31), o West Ham, às 17h15 (de Brasília), no Anfield, em busca de mais uma vitória para ficar, pelo menos, um dia na liderança isolada da Premier League. Para isso, o atual campeão da competição nacional tem como trunfo, mais uma vez, a presença de Alisson e os bons números que o melhor goleiro do mundo, eleito pela Fifa, apresenta quando está em campo.

Recuperado de uma lesão no ombro, que o afastou dos gramados por quase um mês, o brasileiro já atuou nos dois últimos jogos do Liverpool e ajudou o time a sair vitorioso de ambos (contra Sheffield United, pela Premier League, e Midtjylland, pela Liga dos Campeões). Com o arqueiro em campo, na atual temporada, aliás, o aproveitamento dos Reds salta de 53,33% para 88,88%, enquanto a média de gols sofridos cai mais do que pela metade: de 2,2 para 1 por duelo.

“Estou muito feliz no Liverpool e quem acompanha o dia a dia sabe o quanto me esforço para seguir evoluindo e ajudando o clube a ir em busca dos objetivos. Infelizmente, tive uma lesão um pouco chata, mas graças ao excelente trabalho dos fisioterapeutas e de todo o departamento médico do clube, conseguimos acelerar o processo e voltei antes do previsto. Apesar do tempo sem atuar, me senti muito bem nesses dois jogos e consegui dar minha parcela de contribuição nas duas vitórias. Agora, teremos mais um desafio bem duro, mas estamos focados em realizar outra grande partida para vencermos e assumirmos a liderança” afirmou o camisa 1.

Engana-se, porém, quem pense que o bom aproveitamento quando Alisson está jogando seja apenas algo recente. O bom retrospecto existe desde a chegada do brasileiro na equipe comandada por Jürgen Klopp.

Iniciando sua terceira temporada no Liverpool, Alisson já realizou 94 partidas oficiais pelos Reds e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20. Com ele em campo, o aproveitamento do time chega a ser impressionante, superando os 80,4% (71 vitórias, 14 empates e nove derrotas). E não para por aí. Em praticamente metade desses duelos, o goleiro saiu sem ser vazado: 44 vezes (46,8%). Além disso, ao todo, a média de tentos sofridos pelo brasileiro é de apenas 0,73 por jogo (69 gols).

Sem Alisson, todos esses números despencam consideravelmente. Foram 27 jogos sem o arqueiro nesse período e os Reds tiveram um aproveitamento bem menor: 61,7% (15 vitórias, cinco empates e sete derrotas). Fora isso, a média de gols sofridos mais do que dobra: 1,81 (49 gols) e o time passa apenas 25,9% dos embates sem ser vazado.

Esse ótimo desempenho pelo Liverpool, inclusive, já rendeu a Alisson uma série de prêmios individuais. Na temporada 2018/19, o goleiro entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premer League.

Entre 2019 e 2020, Alisson ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pela FIFA, pela Uefa e pelo Globe Soccer Awards, ganhou o prêmio Samba de Ouro dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, ficou com o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América e ainda foi o grande vencedor do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.

O camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição.

Números do Liverpool com e sem Alisson desde a chegada do brasileiro

Com Alisson
94 jogos oficiais
71 vitórias
14 empates
9 derrotas
80,49% de aproveitamento
44 jogos sem sofrer gols (46,8%)
69 gols sofridos (média de 0,73 por jogo)

Sem Alisson
27 jogos
15 vitórias
5 empates
7 derrotas
61,7% de aproveitamento
7 jogos sem sofrer gols (25,9%)
49 gols sofridos (média de 1,81 por jogo)

Números com e sem Alisson na temporada 2020/21

Com Alisson
6 jogos
5 vitórias
1 empate
0 derrotas
88,88% de aproveitamento
6 gols sofridos (média de 1 por jogo)

Sem Alisson
5 jogos
2 vitórias
2 empates
1 derrota
53,33% de aproveitamento
11 gols sofridos (2,2)