Ídolo dos Mineiros, meia-atacante deu passe para dois dos quatro gols no triunfo por 4 a 1 sobre o Basel; rival da próxima fase será a Inter de Milão

(Foto: Shakhtar Donetsk)

Contando com grande atuação do meia-atacante Marlos, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, goleou o Basel, da Suíça, por 4 a 1, nesta terça-feira (11), na Alemanha, em jogo único válido pelas quartas de final da Liga Europa, e manteve vivo o sonho de conquistar o torneio continental pela segunda vez em sua história (a outra foi na temporada 2008/09).

Marlos se destacou no duelo ao dar assistência para os dois primeiros gols dos Mineiros ainda no início de jogo. Logo aos dois minutos, o camisa 11 cobrou escanteio e Júnior Moraes, de cabeça, mandou a bola para o fundo das redes. Aos 22, foi a vez de Taison aproveitar passe açucarado do brasileiro naturalizado ucraniano para aumentar a vantagem. Na segunda etapa, Alan Patrick, de pênalti, e Dodô ampliaram o placar, enquanto Ricky Van Wolfswinkel fez o tento de honra dos suíços.

Após a partida, Marlos comemorou o resultado e a classificação da equipe para a próxima fase do torneio europeu. “Todo mundo está de parabéns. Estou muito feliz, ainda mais por ter ajudado com duas assistências. Sabíamos que seria um jogo difícil, mas entramos em campo muito concentrados e conseguimos construir vantagem logo no início. Isso foi importante e nos deu tranquilidade ao longo do confronto”, ressaltou.

Na semifinal, o adversário do Shakhtar será a Inter de Milão, que derrotou o Bayer Leverkusen por 2 a 1. O jogo único está marcado para acontecer na próxima segunda-feira (17), às 16h (de Brasília), em Düsseldorf.

“Agora é começar a preparação para a semifinal. A Inter conta com grandes jogadores e vem fazendo bons jogos. Não tenho dúvida de que será uma partida muito difícil. Espero que a gente consiga ter outra grande atuação para irmos para a grande decisão”, finalizou.

Nesta temporada, vale lembrar, o Shakhtar assegurou o seu 13º título ucraniano na história, sendo o quarto consecutivo com Marlos.

Desde que chegou ao Shakhtar, em 2014, Marlos já disputou 229 jogos pelo clube, marcou 69 gols, deu 55 assistências com as duas diante do Basel e conquistou 11 títulos pelo clube: tetracampeonato do Campeonato Ucraniano (2016/17, 2017/18, 2018/19 e 2019/20), tetracampeonato da Copa da Ucrânia (2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2018/19) e tricampeonato da Supercopa da Ucrânia (2014, 2015 e 2017).

Além dos troféus, o jogador revelado no Coritiba e com passagem pelo São Paulo acumula uma série de prêmios individuais. Nos dois últimos anos, foi eleito o melhor jogador do futebol ucraniano em votação realizada entre atletas, treinadores e especialistas do futebol do país.

Já em 2016, o camisa 11 ficou com o prêmio de melhor atleta estrangeiro. Em 2015/16, ainda fez parte da equipe ideal da Liga Europa. Naquela edição, o jogador comandou o clube até a semifinal da competição continental.