Com meia-atacante entre os titulares, Massa Bruta reagiu após um início ruim no estadual, viu seu aproveitamento disparar e garantiu vaga nas quartas de final com duas rodadas de antecedência

(Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

Depois de um longo período sem jogos por conta da pandemia do novo coronavírus, o Red Bull Bragantino está pronto para voltar a campo. Nesta quinta-feira (23), a equipe enfrentará o São Paulo, fora de casa, pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.

Com a classificação às quartas de final já garantida, o Massa Bruta buscará, nas duas últimas rodadas, confirmar a liderança do Grupo D. E, para isso, contará em campo com um de seus principais jogadores desde o ano passado, o meia-atacante Morato, velho conhecido do Tricolor, clube por onde passou entre 2017 e 2018.

“Todos sabem do carinho que eu tenho pelo São Paulo por conta da minha passagem por lá e pelo o que fizeram por mim em um período tão difícil que passei. Mas, hoje, estou vivendo um dos melhores e mais felizes momentos da minha carreira aqui. Conseguimos o título da Série B no ano passado e vínhamos fazendo uma grande campanha no Paulista até a parada por causa da pandemia. Com a liberação dos treinos nas últimas semanas, trabalhamos bastante para recuperar a parte física e esperamos conseguir manter o ritmo de antes nessas últimas duas rodadas para terminar a fase de grupos na liderança”, disse.

Contratado em junho do ano passado, Morato foi um dos grandes nomes da excelente campanha que culminou no título do time de Bragança Paulista na Série B do Brasileirão de 2019, ao marcar seis gols, inclusive, o do da taça, e dado três assistências em 23 atuações. Uma média de uma participação direta em gol a cada 2,55 jogos.

Em 2020, o meia-atacante acabou iniciando o Campeonato Paulista na reserva. Nas cinco primeiras rodadas, participou de todos jogos, mas entrando apenas no segundo tempo. A campanha da equipe sem o jogador, contudo, não era das melhores. Ganhou apenas um duelo e o clube ocupava a terceira posição na sua chave (fora da zona de classificação), com cinco pontos, atrás de Corinthians (7) e Guarani (8).

A partir da sexta rodada, porém, Morato recuperou a posição de titular e o Massa Bruta reencontrou o caminho das vitórias: foram quatro triunfos em cinco rodadas. Resultados suficientes para levarem o time a liderança do grupo, com 17 pontos, e a classificação matemática para o mata-mata.

“É sempre muito bom poder jogar. Vinha tendo uma sequência e estava animado por conseguir ajudar o time a conseguir os resultados. Nossa equipe vinha apresentando boas atuações até a paralisação. Esperamos conseguir repetir isso na sequência da competição para poder brigar por esse título, que todos nós queremos tanto”, finalizou o jogador, que soma 36 jogos, seis gols e quatro assistências pelo Red Bull Bragantino.

Bom desempenho contra os grandes paulistas
Antes de se transferir para o Red Bull Bragantino e se transformar num dos principais jogadores do Massa Bruta, Morato se destacou no Paulistão de 2019 vestindo a camisa do Ituano.

O meia-atacante foi um dos vice-artilheiros do torneio, com seis gols, quatro deles diante dos principais clubes do estado. Foram duas bolas na rede na goleada de 5 a 1 do Galo de Itu sobre o Santos, além de uma no Palmeiras e outra nas quartas de final diante do São Paulo.

Na atual temporada, já pelo Red Bull Bragantino, Morato ajudou a equipe a manter a invencibilidade contra os grandes. A equipe empatou sem gols com o Santos, fora de casa, e derrotou o Palmeiras pelo placar de 2 a 1 no Nabi Abi Chedid.

Estatísticas Red Bull Bragantino – Campeonato Paulista 2020

Com Morato na reserva
5 jogos
1 vitória
2 empates
2 derrotas
33% de aproveitamento
2 gols feitos (média de 0,4 por partida)
4 gols sofridos (média de 0,8 por partida)
5 pontos e terceiro lugar no Grupo D

Com Morato de titular
5 jogos
4 vitórias
1 derrotas
80% de aproveitamento
11 gols feitos (média de 2,2 por partida)
3 gols sofridos (média de 0,6 por partida)
17 pontos, líder do Grupo D e classificado para as quartas de final

Estatísticas de Morato pelo Red Bull Bragantino

Geral
36 jogos (22 vitórias, 7 empates e 7 derrotas)
6 gols
4 assistências