Grande destaque dos Mineiros no triunfo de 3 a 1 no maior clássico do país, brasileiro mantém média superior a uma participação direta em gol a cada dois jogos na temporada. Já são 11 tentos e quatro assistências em 27 duelos

(Foto: Shakhtar Donetsk)

A volta do futebol na Ucrânia após longa paralisação por conta da pandemia da covid-19 reservou logo de cara a disputa do principal clássico do país, entre Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev. E, mais uma vez, brilhou em campo a estrela do ídolo Marlos, um dos grandes nomes dos Mineiros nos últimos anos. Neste domingo (31), o brasileiro naturalizado ucraniano balançou as redes duas vezes e foi o grande nome da vitória por 3 a 1, de virada, em jogo válido pela 24ª rodada da competição nacional.

O resultado, aliás, deixa o Shakhtar ainda mais próximo do 13º título do clube no Ucraniano, o quarto de forma consecutiva. Com o triunfo, o time comandado pelo português Luís Castro chegou aos 62 pontos e abriu 16 em relação ao Zorya, ao Desna Chernihiv e ao próprio Dínamo de Kiev, restando apenas 24 pontos em disputa (oito rodadas).

O jogo
Atuando com o estádio vazio, por medidas necessárias de saúde, o Dínamo de Kiev saiu na frente do marcador com gol do ucraniano Vitaliy Buyalskyi, aos 38 minutos. Logo no minuto seguinte, porém, o protagonismo de Marlos começou a aparecer. Após boa tabela com Júnior Moraes, o meia-atacante acertou belo chute de fora da área, no canto baixo direito do goleiro, para deixar tudo igual. Na segunda etapa, em jogada parecida, a dupla voltou a funcionar e o camisa 11 mandou a bola para o fundo das redes, dessa vez, de forma pouco habitual, de perna direita, para colocar o Shakhtar na frente. Aos 29, o brasileiro Marcos Antônio ainda deixou o seu e deu números finais ao clássico.

Com mais duas bolas na rede, Marlos chegou a 11 gols em 27 partidas na temporada. Com quatro assistências no período, manteve a excelente média superior a uma participação direta em gol a cada dois jogos. Além disso, o meia-atacante também é o vice-artilheiro do elenco, atrás apenas de Júnior Moraes, principal goleador do Ucraniano, com 18 bolas na rede.

Após ao clássico, Marlos falou sobre o retorno do futebol e comemorou a grande atuação individual e coletiva. ”Estamos passando por um momento complicado e muitas famílias perderam pessoas especiais. Sabemos que são necessários diversos cuidados e que devemos nos preocupar com a saúde em primeiro lugar, mas é muito bom poder voltar a fazer o que a gente ama, que é jogar futebol. Mesmo sem público, a sensação de entrar em campo foi ótima e, apesar da falta de ritmo, a gente conseguiu jogar bem e vencer o nosso grande rival. Pena que o estádio estava vazio, mas é preciso respeitar as orientações de saúde e só voltar à normalidade após termos passado por essa crise”, afirmou o brasileiro naturalizado ucraniano.

”Claro que o mais importante é a vitória, mas fico feliz por ter feito um grande jogo e ajudado a equipe com dois gols. Marcar sempre é especial, ainda mais sobre o nosso maior rival. Seguimos firmes em busca do nosso objetivo, que é conquistar o título nacional novamente, mas não podemos relaxar porque ainda não tem nada garantido”, completou.

Agora, Marlos já soma sete gols marcados contra o Dínamo de Kiev pelos Mineiros. Ao todo, o brasileiro naturalizado ucraniano já enfrentou o arquirrival 24 vezes e soma também três assistências.

Desde que chegou ao Shakhtar, em 2014, o atleta já disputou 221 partidas pelo clube , marcou 67 gols, deu 51 assistências e conquistou 10 títulos: tetracampeonato da Copa da Ucrânia (2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2018/19), tricampeonato do Campeonato Ucraniano (2016/17, 2017/18 e 2018/19) e tricampeonato da Supercopa da Ucrânia (2014, 2015 e 2017).

Além dos troféus, Marlos acumula uma série de prêmios individuais. Nos dois últimos anos, foi eleito o melhor jogador do futebol ucraniano em votação realizada entre atletas, treinadores e especialistas do futebol do país.

Já em 2016, o camisa 11 ficou com o prêmio de melhor atleta estrangeiro. Em 2015/16, ainda fez parte da equipe ideal da Liga Europa. Naquela edição, o jogador comandou o clube até a semifinal da competição continental.