Escolhido em votação feita nas redes sociais oficiais do Tricolor, comandante, atualmente na Portuguesa, é o treinador com mais títulos pelo clube paranaense

(Foto: Divulgação/Maringá FC)

Atual treinador da Portuguesa e responsável pela grande evolução da equipe na Série A2 do Campeonato Paulista, Fernando Marchiori acumula em seu currículo ótimas passagens e inúmeras conquistas como técnico, que o fazem ser lembrado com carinho por milhares de torcedores dos clubes pelos quais já passou. Um desses é o Maringá, que, neste fim de semana, anunciou o profissional como o melhor comandante de sua história.

A campanha para definir a seleção de todos os tempos dos quase 10 anos de existência do Tricolor foi realizada em duas etapas. Na primeira, a imprensa foi chamada para escolher os dois melhores de cada posição. Na segunda parte, foi a vez de o torcedor definir o vencedor, por meio de uma votação no Instagram oficial do clube. Ao todo, a campanha contou com mais de 6,6 mil votos.

“Fico muito honrado por ser lembrado e só tenho que agradecer à torcida por todo esse carinho. Tive vários momentos marcantes no Maringá e guardo eles de maneira bastante especial na minha memória. Foram duas boas passagens no clube, com três títulos importantes e várias amizades, que levarei para sempre comigo”, afirmou o comandante.

Marchiori é o técnico que mais conquistou títulos comandando o clube paranaense, com três taças ao longo de duas passagens. Na primeira delas, de agosto a dezembro de 2015, foi campeão invicto da Taça FPF, com 77% de aproveitamento, o que levou o time a garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016.

Em agosto de 2016, o treinador retornou ao Maringá e conquistou mais duas taças. Em 2017, venceu a Segunda Divisão Paranaense, colocando o time na elite do Estadual, e foi bicampeão da Taça FPF, garantindo, mais uma vez, a vaga na Série D do Brasileiro.

Em 2018, seu último ano à frente do Tricolor, ficou em quinto lugar na elite do Campeonato Paranaense e classificou a equipe pela primeira vez na história para a segunda fase da Série D.

Ao todo, Marchiori comandou o Maringá em 61 jogos e teve mais de 65% de aproveitamento (35 vitórias, 14 empates e 12 derrotas).

Bom trabalho na Portuguesa
Depois de deixar o Maringá, Fernando Marchiori conquistou o título da Série A2 do Campeonato Paulista de 2019 à frente do Santo André, passou pelo Água Santa e, desde fevereiro deste ano, vem fazendo um bom trabalho no comando da Portuguesa, que está comemorando o seu centenário em 2020.

Marchiori chegou à Lusa com a missão de afastar o time da zona de rebaixamento da Série A2 do Paulistão. E, apesar do pouco tempo de trabalho, conseguiu mais do que isso. Até a parada da competição por conta da pandemia do novo coronavírus, obteve quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota em sete jogos, levando a Portuguesa da 13ª para a oitava colocação, na zona de classificação para as quartas de final do torneio.

“Até a parada do futebol, necessária por conta da pandemia do coronavírus, tivemos um início positivo e o time respondeu muito bem dentro de campo. Por enquanto, seguimos trabalhando da maneira que é possível e segura, cada um em sua casa, respeitando as orientações das autoridades de saúde. Quando tudo isso passar e pudermos trabalhar de forma segura, voltaremos ainda mais motivados para a reta final do Estadual em busca da nossa classificação para o mata-mata”, ressaltou.

Quando Marchiori chegou ao clube, o aproveitamento da Portuguesa no torneio era de 26% (uma vitória, um empate e três derrotas). Agora, o número subiu para 66,6%, superior ao do líder São Bernardo, que tem um aproveitamento de 61,1% em toda a competição. Hoje, a diferença entre os dois clubes é de quatro pontos e restam três rodadas para o término da fase de grupos.