Atacante do Guanghzou Evergrande atua no país asiático desde 2014 e já defendeu o Shandong Luneng, Hebei Fortune e Guangdong Southern Tigers

(Foto: Reprodução/Instagram)

O atacante Aloisio, popularmente conhecido como “Boi Bandido”, foi convocado pela primeira vez para a seleção chinesa, nesta quarta-feira (29). Com cidadania do país asiático desde o ano passado, o jogador, atualmente no Guanghzou Evergrande, participará de uma sessão de treinos entre os dias 10 e 27 de maio, na cidade de Xangai.

Presente na lista do técnico Li Tie com seu nome chinês Luo Guofu, Aloisio será o segundo brasileiro e terceiro estrangeiro a defender a equipe nacional na história, seguindo o caminho do inglês Nico Yennaris, conhecido agora como Li Ke, e Elkeson, chamado de Ai Kesen.

“Em 2014, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida profissional ao aceitar vir jogar na China. Na época, não era muito comum e acredito que fui um dos primeiros brasileiros a fazer esse caminho. Apesar de muitas dificuldades, sempre fui extremamente bem tratado pelo povo chinês e por todos os clubes que joguei. Superei muitos desafios, consegui triunfar e sou muito grato por tudo o que já vivi no país. Já são seis anos e meio na China e essa convocação me enche de orgulho porque significa que todo o meu trabalho e dedicação foram reconhecidos e farei de tudo para retribuir o que a China me deu. Pode ter certeza de que representarei a equipe nacional com muita honra e profissionalismo, como sempre fiz em todos os times que defendi ao longo da minha carreira”, disse o atacante, que também aproveitou para agradecer algumas pessoas.

“Nesse momento, gostaria de agradecer a todos que acreditaram em mim. Um abraço especial ao Sergio Basica, um cara que me acolheu lá atrás, quando eu ainda era criança, e me ajudou bastante nesse caminho tão duro. Também agradeço demais à minha mãe, uma mulher guerreira e que sempre se esforçou muito para manter a família bem. Além de um muito obrigado à família Uram, que cuida da minha carreira. São muitas pessoas para agradecer e é impossível citar todas, mas cada uma tem uma importância muito grande na minha vida. E não posso deixar de agradecer a todos os clubes que confiaram no meu futebol. Cada time tem uma parcela muito importante em todo o meu processo de amadurecimento”, afirmou.

Aloisio vem escrevendo seu nome na história do futebol chinês desde 2014, quando chegou ao país após se destacar pelo São Paulo e Figueirense. Sua disposição em campo, profissionalismo e o faro de gol já o haviam colocado no radar da comissão técnica da seleção chinesa há alguns anos, cujo principal objetivo é conseguir uma vaga na Copa do Mundo de 2022.

Segundo brasileiro há mais tempo na China, atrás apenas de Elkesson, o Boi Bandido já realizou 173 partidas oficiais no país, marcou 85 gols e deu 29 assistências, o que significa uma média de uma participação direta em tento a cada 1,5 jogo.

Trajetória na China

Shandong Luneng: títulos e artilharia do Campeonato Chinês
Após deixar o São Paulo, em 2013, o primeiro clube de Aloisio na China foi o Shandong Luneng, onde disputou 85 jogos oficiais, marcou 41 gols e deu 11 assistências. Em dois anos e meio na equipe, faturou os títulos da Copa da China (2014), onde foi o maior goleador da competição, com quatro tentos, e da Supercopa da China (2015). Além dos troféus, o brasileiro foi o artilheiro do Campeonato Chinês de 2015, com 22 gols em 28 partidas.

Hebei Fortune: parceria com Ezequiel Lavezzi
Após se destacar no Shandong Luneng, Aloisio foi comprado pelo Hebei Fortune, no meio de 2016, onde fez uma bela parceria com o argentino Ezequiel Lavezzi. Foram 20 gols em 37 atuações até o fim de 2017.

Guangdong Southern Tigers: projeto para elevar o nível da equipe
Um dos principais jogadores da China, Aloisio chamou atenção do Guangdong Southern Tigers e foi contratado, em 2018, para elevar o nível do clube, que disputava a segunda divisão do país. E o Boi Bandido não decepcionou. Foram 51 jogos, com 24 gols e 17 assistências em duas temporadas, o que resultou em 41 participações diretas, quase uma por atuação.

Chegada ao Guangzhou Evergrande, o principal clube do país
Em sua sétima temporada na China, Aloisio chegou ao time mais forte do país ao ser contratado pelo Guangzhou Evergrande. Devido à pandemia do coronavírus, no entanto, ainda não disputou partidas oficiais pela equipe. Aos poucos, porém, os clubes vêm retomando as atividades para que a Super League possa ser iniciada em breve.

“Por causa dos problemas que todos já conhecem, ainda não tive a oportunidade de estrear pelo Guangzhou Evergrande, mas estou muito feliz. É um dos principais clubes da Ásia e sempre está brigando por títulos na China e no continente. Também gostaria de ressaltar que o Evergrande foi extremamente importante para todo o meu processo de cidadania e convocação para a seleção chinesa. Esse suporte e confiança deles e da Federação Chinesa no meu futebol foram fundamentais para eu poder chegar à equipe nacional”, afirmou o brasileiro, que também falou sobre o atual momento do país em relação à pandemia.

“A situação mundial ainda é muito triste e complicada. Assim como todo mundo, também acompanho as notícias e fico bem chateado com tantos problemas e mortes. É um momento atípico, onde muita gente está perdendo familiares e pessoas queridas e somente com a união de todos iremos superar esse momento. Aqui na China as coisas já estão bem mais tranquilas. Os estabelecimentos já estão abertos e a população já está voltando a ter uma vida relativamente normal, mas com restrições. Todos devem sair com máscaras e antes de entrar em locais fechados é preciso fazer um teste para medir a temperatura do corpo, mas é algo bem rápido. Aos poucos, tudo está melhorando. Espero que o Brasil, assim como outros países, consiga superar logo esse momento”, relatou o atacante.