Com dez jogos sem sofrer gol em 18 atuações no Campeonato Inglês, goleiro é um dos principais nomes na busca pelo inédito bicampeonato europeu do Liverpool no atual formato da competição

(foto: Liverpool/Divulgação)

Com 25 vitórias em 26 jogos no Campeonato Inglês, o Liverpool abriu 25 pontos de vantagem para o vice-líder Manchester City e está cada vez mais perto do título nacional, que não conquista desde a temporada 1989/90. Nesta semana, porém, o foco da equipe é a Champions League e o atual campeão europeu voltará ao Wanda Metropolitano, palco da conquista do ano passado, para encarar o Atlético de Madrid, na terça-feira, pelo primeiro duelo das oitavas da final da competição. E um dos principais nomes na busca pelo inédito bicampeonato continental dos Reds no atual formato do torneio é Alisson.

Mantendo a excelente fase da última temporada, quando brilhou  nos principais jogos e foi fundamental para o Liverpool vencer a Liga dos Campeões, bater o recorde de pontuação do time na Premier League e conquistar o Mundial de Clubes, além de ter sido peça fundamental na vitoriosa campanha da seleção brasileira na Copa América, o camisa 1 dos Reds chega para o confronto diante dos espanhóis com o moral elevado.

No último final de semana, Alisson se destacou na vitória de 1 a 0 sobre o Norwich, alcançou o décimo jogo sem sofrer gol em 18 atuações no Inglês e assumiu a liderança de Clean Sheets da competição nacional. Apesar da grande fase individual e coletiva, o brasileiro prega muito respeito ao Atlético e descarta qualquer favoritismo.

”Nós sabemos que vivemos um momento especial na Premier League e que estamos jogando bem, mas a Champions League é uma outra competição. É um torneio mata-mata e qualquer vacilo pode ser faltal porque você não tem tempo para se recuperar. Iremos enfrentar o Atlético de Madrid, que já provou nas últimas temporadas que é um dos times mais difíceis de ser batido da Europa. Acredito que serão duas partidas extremamente complicadas e a classificação será decidida nos detalhes. Precisamos manter o foco do primeiro ao último minuto na terça-feira para voltarmos para a Inglaterra com um bom resultado”, afirmou o goleiro, que também falou sobre a sensação de retornar ao palco onde conquistou a Champions League na última temporada.

”É muito bom poder voltar ao estádio onde conquistamos um dos principais campeonatos da história do Liverpool. A gente sabe que os títulos são fundamentais na carreira do jogador e todo nosso elenco ficará marcado para sempre na história do clube. É legal poder relembrar aquela conquista porque foi uma campanha extremamente difícil. Amanhã teremos outro grande desafio e espero que a gente consiga fazer mais uma boa apresentação no estádio”, concluiu o brasileiro, relembrando o triunfo de 2 a 0 sobre o Tottenham, quando foi um dos melhores jogadores da final europeia.

Invicto na temporada
Na temporada 2019/20, Alisson ainda não sabe o que é perder. O goleiro entrou em campo 25 vezes pelo Liverpool e obteve 22 vitórias e três empates. Nas duas únicas derrotas do clube no período (Napoli, pela Champions League, e Aston Villa, pela Copa da Liga Inglesa), o brasileiro não atuou.

Apenas uma derrota em mais de 1 ano pelo Liverpool
A última derrota de Alisson pelos Reds na Premier League aconteceu no dia 3 de janeiro de 2019, para o Manchester City, por 2 a 1, pela 21ª rodada da última edição da competição nacional.

De lá pra cá, o camisa 1 realizou 49 jogos, com 40 vitórias, oito empates e apenas uma derrota. O revés foi para o Barcelona, por 3 a 0, no dia 1º de maio de 2019, pelo primeiro jogo da semifinal da Champions League. No confronto derradeiro, no entanto, a equipe inglesa venceu por 4 a 0, no Anfield, e passou para a decisão do torneio, onde, posteriormente, levantaria a taça.

Rei dos Clean Sheets na Premier League
Após ficar 21 jogos sem sofrer gol em 38 rodadas na Premier League 2018/19 e terminar a competição nacional no topo do ranking de Clean Sheets, Alisson já é o goleiro que mais vezes saiu de campo sem ser vazado na atual edição do Campeonato Inglês. Em 18 atuações, foram 10 jogos sem buscar a bola no fundo das redes, à frente de Dean Henderson (Sheffield United), Nick Pope (Burnley) e Kasper Schmeichel (Leicester City), que permaneceram intransponíveis em nove partidas. Os três rivais, no entanto, jogaram mais vezes do que o brasileiro. Henderson realizou 25 partidas, enquanto Pope e Schmeichel estiveram em campo em todas as 26 rodadas.

Em busca do bicampeonato inédito do clube na Champions League
O Liverpool já conquistou a principal competição europeia seis vezes na história (1976/77 – 1977/78 – 1980/81 – 1983-84, 2004/05 e 2018/19). O bicampeonato na década de 70, porém, foi pelo antigo formato, quando a competição ainda chamava-se Copa dos Campeões.

A partir de 1992, quando o torneio mudou o formato e adotou o nome de Liga dos Campeões, apenas o Real Madrid conseguiu conquistá-lo por duas temporadas consecutivas (2016/17 e 2017/18). E, no ano seguinte, a equipe Merengue ainda aumentaria o feito ao faturar o tricampeonato na temporada 2018/19.

Dados de Alisson pelo Liverpool

Temporada 2019/20
25 jogos
22 vitórias
3 empates
12 jogos sem sofrer gol
11 gols sofridos
Média de 0,4 gol sofrido por jogo

Temporada 2018/19
51 jogos
38 vitórias
8 empates
5 derrotas
27 jogos sem sofrer gol
34 gols sofridos
Média de 0,57 sofrido por jogo

Geral
76 jogos
60 vitórias
11 empates
5 derrotas
39 jogos sem sofrer gol
45 gols sofridos
Média de 0,59 sofrido por jogo