Em 16 partidas disputadas no Inglês, brasileiro terminou oito sem ser vazado e caminha para ser o melhor goleiro no quesito pela segunda temporada seguida

(Foto: Liverpool/Divulgação)

O Liverpool segue imparável e caminhando a passos largos rumo ao título da Premier League. Nesta quarta-feira (29), em partida atrasada da 18ª rodada, os Reds contaram com gols de Salah e Chamberlain para vencerem o West Ham, por 2 a 0, fora de casa. Além da dupla, quem se destacou, mais uma vez, foi Alisson. Com grandes defesas, o camisa 1 saiu de campo pela oitava vez sem sofrer gols na atual edição do Campeonato Inglês, fato que já o coloca na liderança do ranking de clean sheets do torneio.

Além de Alisson, Ben Foster (Watford), Dean Henderson (Sheffield United), Nick Pope (Burnley) e Kasper Schmeichel (Leicester) também passaram oito partidas sem serem vazados, mas o goleiro brasileiro leva vantagem nos critérios de desempate por ter atuado menos vezes.

”Graças a Deus, esse início de ano tem sido tão bom quanto foi 2019. Estamos fazendo uma campanha sensacional e fico feliz por estar contribuindo com boas atuações. Sabemos que a cada rodada, nossas chances de conquistar o título aumentam, mas também temos a consciência de que precisamos manter o foco e não relaxar de jeito nenhum. Estamos muito bem, mas ainda faltam muitas rodadas”, declarou.

Com o triunfo sobre o West Ham, o Liverpool chega a 70 pontos em 72 possíveis e abre 19 para o vice-líder Manchester City. Além disso, essa é a primeira vez em 127 anos de história que os Reds vencem todos os times da elite do futebol inglês. Cada vez mais próximo de encerrar um jejum de 30 anos sem ser campeão nacional, o time comandado por Jurgen Klopp recebe na próxima rodada o Southampton, sábado (1), no Anfield.

Alisson, por sinal, também não sabe o que é perder nesta temporada. Até aqui, o goleiro disputou 23 jogos, venceu 20 e empatou três. Além disso, o camisa 1 ainda soma uma assistência dada para Salah no triunfo por 2 a 0 no clássico contra o Manchester United.

Desde que chegou à Inglaterra, o brasileiro realizou 74 partidas, saiu de campo 37 vezes sem ser vazado e foi um dos protagonistas na conquista da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, além de ter terminado a Premier League 2018/19 como o goleiro menos vazado, com mais clean sheets e vencedor da Luva de Ouro.

Suas grandes atuações, inclusive, lhe renderam uma série de prêmios individuais. Alisson foi eleito o melhor goleiro do mundo pela FIFA, pela Uefa e pelo Globe Soccer Awards, ganhou o prêmio Samba de Ouro dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, ficou com o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, foi o grande vencedor do recém-criado Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football, e ainda ficou no Top 10 do Ballon d’Or.

Como se não bastasse, foi o único brasileiro a integrar a seleção da Uefa e também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição.

Goleiros com mais clean sheets na Premier League
Alisson (Liverpool) – 8 clean sheets em 16 jogos (1 jogo sem tomar gol a cada 2 partidas)
Dean Henderson (Sheffield United) – 8 clean sheets em 23 jogos (1 jogo sem tomar gol a cada 2,8 partidas)
Ben Foster (Watford), Nick Pope (Burnley) e Kasper Schmeichel (Leicester) – 8 clean sheets em 24 jogos (1 jogo sem tomar gol a cada 3 partidas)