Vetado pelo clube de participar do Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira, lateral-direito foi um dos protagonistas dos Verdiblancos no triunfo por 3 a 0, pela 20ª rodada da competição nacional

(Foto: Betis/Divulgação)

Um dos principais destaques da atual edição do Campeonato Espanhol, o lateral-direito Emerson Royal voltou a justificar o fato de o Betis não libera-lo para a disputa do Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira. Isso porque depois de ter marcado o gol do empate com o Alavés na última rodada da La Liga, o brasileiro teve participação fundamental no triunfo por 3 a 0 sobre a Real Sociedad, neste domingo (19), em casa, pela 20ª rodada da competição, ao dar assistência para Joaquin marcar o segundo gol do duelo. Os outros tentos foram anotados por Borja Iglesias e Sergio Canales.

Essa foi a quinta assistência de Emerson em 18 participações no Espanhol, fato que o coloca como o principal garçom do Betis no torneio. Além disso, com três bolas na rede, o camisa 22 participou diretamente de oito dos 29 gols dos Verdiblancos na La Liga, ou seja, 27,5%.

Após mais uma grande atuação, Emerson Royal comemorou o triunfo no Estádio Benedito Villamarín. ”A Real Sociedad vem provando que tem muita qualidade e sabíamos que seria um jogo bem complicado, mas conseguimos impor nosso ritmo desde o começo da partida e vencemos com propriedade. Todo mundo está de parabéns porque foi um desempenho de alto nível. Fico feliz por dar mais uma assistência e ajudar em outra vitória fundamental para nossos objetivos. Importante ressaltar que não sofremos gol. Temos que seguir assim para nos aproximarmos do bloco de cima e brigarmos por uma vaga nas competições internacionais”, afirmou.

Com o triunfo, o Betis chegou aos 27 pontos e subiu para a 11ª colocação na tabela de classificação. Já a Real Sociedad, com 31, está na sexta posição.

O próximo compromisso da equipe de Emerson na La Liga será no domingo (26), contra o Getafe, fora de casa. Antes, porém, a equipe visita o Rayo Vallecano, nesta quinta-feira (23), em duelo que vale vaga nas oitavas de final da Copa do Rei.

Revelado pela Ponte Preta e com boa passagem pelo Atlético-MG, Emerson Royal chegou ao Betis em uma operação conjunta com o Barcelona, seu futuro time a partir da temporada 2021/22. Há uma cláusula no contrato, porém, que permite ao clube catalão solicitar o jogador antes do período.

Pelo Betis, Emerson já disputou 24 jogos oficiais, marcou três gols e deu cinco assistências. O ótimo desempenho pelos Verdiblancos, aliás, o tornou titular da seleção pré-olímpica. Convocado por André Jardine para a disputa do torneio que antecede as Olímpiadas, porém, o brasileiro acabou precisando ser cortado já que o time espanhol não o liberou por conta da sua importância para a equipe e por ter esse direito já que a competição não acontece em data Fifa.

Emerson Royal também já teve sua primeira chance na seleção principal. Em novembro do ano passado, na última convocação do técnico Tite, o jogador foi chamado para os amistosos contra Argentina e Coreia do Sul. Na ocasião, o lateral teve a oportunidade de estrear com a camisa amarelinha na vitória de 3 a 0 sobre a equipe asiática.

Principais garçons do Betis na La Liga*
1º – Emerson Royal (5)
2º – Alexandre Moreno Lopera (4)

Maiores goleadores do Betis na La Liga*
1º – Loren Morón (8)
2º – Joaquín (7)
3º – Fekir (4)
4º – Emerson Royal e Borja Iglesias (3)

*Ranking site oficial da La Liga