Brasileiro, que ganhou pela segunda temporada o troféu de melhor arqueiro em votação feita pelas associações europeias de clubes e agentes de jogadores, teve participação fundamental na vitória por 1 a 0 sobre o Wolverhampton

(Foto: Liverpool/Divulgação)

O grande e inesquecível ano vivido por Alisson não poderia terminar de outra forma que não fosse com mais uma boa atuação em campo e outra conquista individual fora das quatro linhas. No domingo (29), o goleiro ajudou o Liverpool a derrotar o Wolverhampton, por 1 a 0, em casa, no último jogo dos Reds em 2019, válido pela 20ª rodada da Premier League. Bem longe do Anfield, numa cerimônia realizada em Dubai, o brasileiro também era anunciado pela segunda vez consecutiva como o melhor arqueiro do mundo no prêmio Globe Soccer Awards, organizado pelas associações europeias de clubes e de agentes de jogadores.

”Terminar este ano tão especial com mais uma vitória e ainda ter esse reconhecimento com a conquista de outro prêmio individual é gratificante e me deixa muito contente. Como já falei algumas vezes, 2019 ficará marcado para sempre na minha carreira e agradeço demais à minha família, a Deus e aos meus companheiros do Liverpool e da Seleção Brasileira por tudo o que vivemos. Seguirei trabalhando para melhorar ainda mais e espero que o próximo ano possa ser tão bom quanto foi este”, declarou o goleiro.

Além de Alisson, eleito como o melhor goleiro, outro grupo seleto de craques foi premiado. Cristiano Ronaldo, atualmente na Juventus, ganhou como principal jogador de 2019. Técnico do brasileiro, Jurgen Klopp foi considerado o grande treinador do período, enquanto João Félix ficou com a honraria de revelação do ano.

Em 2019, além do Globe Soccer Awards, Alisson também foi eleito o melhor goleiro do mundo pela FIFA e pela Uefa, ficou com o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América e ainda foi o grande vencedor do recém-criado Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football. No último sábado (28), o jogador também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ficando na sétima posição.

Todos esses prêmios foram conquistados por Alisson por conta do seu ótimo desempenho ao longo de todo o ano. E, no último domingo, não foi diferente. Em jogo duro pela Premier League, o camisa 1 foi decisivo para assegurar mais um triunfo do invicto Liverpool ao fazer grande defesa em chute de Diogo Jota no segundo tempo, mantendo o 1 a 0 no placar, com o gol sendo marcado pelo senegalês Sadio Mané.

Alisson, aliás, ainda não sabe o que é perder na temporada 2019/20. Até o momento, o goleiro jogou 18 partidas e obteve 15 vitórias e três empates. Foram seis jogos sem sofrer gol.

Antes, em seu primeiro ano pelos Reds, o camisa 1 já havia se destacado como um dos protagonistas na conquista da Liga dos Campeões, além de ter terminado a Premier League como o goleiro menos vazado, com mais clean sheets (jogos sem levar gol) e vencedor da Luva de Ouro.

Desde que chegou à Inglaterra, o brasileiro realizou 69 jogos e saiu de campo 33 vezes sem ser vazado.