Goleiro ficou em sétimo lugar no prestigiado ranking da revista inglesa, à frente dos compatriotas Firmino (17º) e Everton Cebolinha (25º). Neymar terminou na 44ª posição


(Foto: Liverpool/Divulgação)

A temporada 2019 será inesquecível para o goleiro Alisson. Após conquistar os títulos da Champions League e do Mundial de Clubes, pelo Liverpool, a Copa América, pela Seleção Brasileira, e de receber diversos troféus individuais, o goleiro encerra o ano como o brasileiro mais bem colocado no ranking dos melhores jogadores do mundo de acordo com a revista inglesa World Soccer, que organiza o tradicional prêmio desde 1982. Na sétima posição geral, o arqueiro só ficou atrás de Messi, vencedor, Van Dijk, Mane, Cristiano Ronaldo, Mbappé e Salah.

Como ficou à frente dos compatriotas Firmino (17º), Everton Cebolinha (25º), Ederson (26º), Bruno Henrique (30°), Gabriel (33º), Fabinho, Neymar (44º), dentre outros, Alisson fecha 2019 como o brasileiro mais bem colocado nos três principais prêmios do futebol mundial: France Football, Fifa The Best e World Soccer.

“Estar presente numa lista com tantos ótimos jogadores me deixa extremamente orgulhoso. O ano de 2019 está sendo maravilhoso e só tenho que agradecer a Deus pelas bençãos e a todos que confiaram em mim desde os meus primeiros passos na carreira. Sou muito grato por tudo o que estou vivendo e sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer”, afirmou.

Em 2019, o camisa 1 do Liverpool foi eleito o melhor goleiro do mundo pela FIFA e também pela Uefa, ficou com o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha da Copa América e ainda foi o grande vencedor do recém-criado Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football ao principal jogador da posição, em homenagem ao ex-arqueiro soviético Yashin.

Dados pelo Liverpool

Um dos grandes responsáveis pela excelente fase do Liverpool, Alisson segue invicto na temporada. Até o momento, o goleiro jogou 17 partidas e obteve 14 vitórias e três empates. Foram cinco jogos sem sofrer gol.

Antes, em seu primeiro ano pelos Reds, o camisa 1 já havia se destacado como um dos protagonistas na conquista da Liga dos Campeões, além de ter terminado a Premier League como o goleiro menos vazado, com mais clean sheets (jogos sem levar gol) e vencedor da Luva de Ouro.

Desde que chegou à Inglaterra, o brasileiro realizou 68 jogos e saiu de campo 32 vezes sem ser vazado.