Titular absoluto desde que chegou ao time alemão, em 2014, lateral-esquerdo já balançou as redes oito vezes e deu 14 assistências com a camisa dos Leões

(Foto: Bayer Leverkusen)

Titular absoluto e um dos principais destaques do Bayer Leverkusen nas últimas temporadas, Wendell segue alcançando números importantes e construindo uma história de respeito no futebol alemão. Brasileiro com mais jogos na história dos Leões, o lateral-esquerdo atingirá, neste sábado (23), a expressiva marca de 200 partidas pelo clube no duelo com o Freiburg, em casa, pela 12ª rodada da Bundesliga.

“Chegar a uma marca como essa por um dos maiores e mais tradicionais clube da Alemanha e da Europa é muito gratificante e me deixa bem orgulhoso. Isso significa que estou trabalhando bem e que o pessoal confia no meu potencial. Já estou na minha sexta temporada no Bayer Leverkusen e tenho uma grande identificação com o clube. Espero conseguir alcançar novas marcas no futuro e, acima de tudo, trazer alegria para a nossa fanática torcida, que sempre nos apoia em qualquer lugar do país”, declarou.

Wendell chegou ao Leverkusen em 2014 e, rapidamente, se firmou na equipe graças às boas atuações, que, inclusive, o levaram a ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira, em 2016.

No total, o lateral já disputou 199 partidas pelo clube alemão, marcou oito gols e deu 14 assistências. Tal número de atuações, aliás, faz do jogador o brasileiro com mais jogos na história dos Leões, à frente de Juan (176), Zé Roberto (150), Paulo Sérgio (149), dentre outros.

Além disso, Wendell também é o lateral-esquerdo que mais vezes vestiu a camisa do Leverkusen, superando o argentino Diego Placente (171). No ranking geral, o atleta revelado pelo Grêmio ocupa a 31ª posição.

Na atual temporada, Wendell vem sendo um dos principais destaques do time comandado pelo holandês Peter Bosz, que ocupa a oitava colocação na Bundesliga, com 18 pontos, apenas três atrás do vice-líder Red Bull Leipzig, e segue na briga por uma vaga na próxima fase da Champions League.

“Esses últimos resultados foram muito importantes para superarmos o mau momento que enfrentamos. Foram três vitórias nos últimos cinco jogos. Nos classificamos na Copa da Alemanha e derrotamos o Atlético de Madrid, na Liga dos Campeões. Com esses resultados, seguimos na disputa pela segunda posição do grupo, na Champions, e continuamos na briga pelas primeiras posições da Bundesliga. Precisamos manter o foco para conseguirmos lutar pelos nossos objetivos na temporada”, finalizou.

150 jogos na Bundesliga
Na vitória de 2 a 0 do Bayer Leverkusen sobre o Wolfsburg, no último dia 10 de novembro, Wendell atingiu outra marca expressiva: a de 150 jogos pela Bundesliga, fato que coloca o jogador de 26 anos na terceira posição entre os brasileiros com mais partidas por apenas um clube na história da competição nacional, atrás apenas dos já aposentados Josué (164, pelo Wolfsburg) e Dedê (322, pelo Borussia Dortmund).

Tal número, aliás, faz de Wendell o segundo brasileiro com mais atuações em tempo ininterrupto pelo Campeonato Alemão dentre os 12 que, até o momento, estão nos planteis dos clubes que disputam a atual edição do torneio. À sua frente, aparece apenas Raffael, do Borussia Mönchengladbach, com 286 duelos.

Vale destacar, no entanto, que, além de mais experiente, Raffael, hoje com 34 anos, disputou a Bundesliga muito mais vezes. O jogador, que também defendeu o Hertha Berlin e o Schalke 04, está participando do torneio pela 12ª vez, sendo a sétima pelo Borussia Mönchengladbach.

Brasileiros com mais jogos pelo Bayer Leverkusen
1º – Wendell (199 jogos)
2º – Juan (176 jogos)
3º – Zé Roberto (150 jogos)
4º – Paulo Sérgio (149 jogos)
5º – Renato Augusto (126 jogos)

Laterais-esquerdo com mais jogos pelo Bayer Leverkusen
1º – Wendell (199 jogos)
2º – Diego Placente (171 jogos)
3º – Michal Kadlec (158 jogos)

Brasileiros na atual edição da Bundesliga
Raffael – 286 jogos (Hertha Berlim, Schalke 04 e Borussia Mönchengladbach)
Wendell – 150 jogos (Bayer Leverkusen)
William – 64 jogos (Wolfsburg)
Matheus Cunha – 32 jogos (Red Bull Leipzig)
Paulinho – 19 jogos (Bayer Leverkusen)
Philippe Coutinho – 10 jogos (Bayern de Munique)
João Victor – 10 jogos (Wolfsburg)
Cauly – 9 jogos (Paderborn)
Iago – 3 jogos (Augsburg)
Lucas Ribeiro – Ainda não jogou (Hoffenheim)
Luan Cândido – Ainda não jogou (Red Bull Leipzig)
Paulo Otávio – Ainda não jogou (Wolfsburg)

Números gerais de Wendell pelo Bayer Leverkusen
199 jogos
8 gols
14 assistências

Números de Wendell na Bundesliga
150 jogos
7 gols
11 assistências

Números de Wendell na Champions League
21 jogos
2 assistências

Números de Wendell na Copa da Alemanha
16 jogos
1 gol
1 assistência

Números de Wendell na Liga Europa
12 jogos