Titular absoluto desde que chegou ao Tricolor das Laranjeiras, goleiro foi revelado pelo Colorado e permaneceu quase 20 anos no clube gaúcho

(Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C)

Embalado pela vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, que encerrou um jejum de cinco jogos sem triunfos e ainda tirou a equipe da zona de rebaixamento, o Fluminense encara o Internacional, neste domingo (10), às 16h (de Brasília). O confronto, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá um gosto especial para Muriel. Será a primeira vez que o goleiro atuará no Beira-Rio sem ser com a camisa do Colorado, clube que o revelou para o futebol.

”Todos sabem o carinho que tenho pelo Internacional e será um jogo bem especial pra mim. Cresci no clube e domingo será a primeira vez que voltarei ao estádio para enfrentar a equipe que me abriu as portas para o futebol. Apesar do sentimento, me dedicarei ao máximo para ajudar meus companheiros a sair com a vitória. O Fluminense confiou em mim nesse retorno ao Brasil e estou extremamente feliz e adaptado. Fizemos uma excelente partida contra o São Paulo e isso nos ajudou a recuperar um pouco a confiança. Sabemos que será outro jogo bem complicado, mas acredito que podemos voltar ao Rio de Janeiro com um bom resultado”, afirmou.

Muriel defendeu o Inter por 17 anos, entre divisões de base e time profissional. Em 2009, foi emprestado ao Caxias e, depois, à Portuguesa, quando atuou na Série B do Brasileiro. No ano seguinte, o arqueiro voltou ao Colorado e ganhou sua primeira chance na equipe principal, na vitória por 3 a 1 sobre o Novo Hamburgo, pelo Gauchão de 2010. A partir daí, passou a ter mais espaço e viveu grandes momentos.

Ao todo, foram 203 jogos pelo Colorado e dez títulos conquistados, até ser emprestado para o Bahia, no meio de 2016. O goleiro ainda retornou ao clube gaúcho no ano seguinte, mas acabou se transferindo para o Belenenses, de Portugal, em junho de 2017. Por lá, fez muito sucesso durante duas temporadas e voltou ao Brasil neste ano para defender o Fluminense.

No Tricolor das Laranjeiras, Muriel rapidamente chamou a atenção por conta de suas boas atuações. O camisa 27 chegou ao clube durante a pausa para a Copa América e fez sua estreia na vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol, pela Copa Sul-Americana. Desde então, não ficou de fora de mais nenhum jogo.

Até aqui, Muriel já disputou 24 partidas pelo Flu, sendo 20 somente pelo Brasileiro. Com 58 defesas na competição nacional, sendo 26 delas consideradas difíceis, segundo análise do site de estatísticas Footstats, o arqueiro é apontado como um dos principais destaques da equipe na competição nacional.

Restando sete rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ocupa a 15ª colocação, com 34 pontos, um a mais do que o Botafogo, primeiro time da zona de rebaixamento.