Zagueiro esteve em campo 12 vezes pela Série B e ajudou o Massa Bruta a não ser vazado em sete deles. Equipe sofreu apenas sete gols com o jogador em campo

(Foto: Divulgação/Bragantino)

A campanha do Bragantino até aqui na Série B do Campeonato Brasileiro dá mostras de que a equipe está caminhando a passos largos para conquistar o acesso para voltar à elite do futebol nacional depois de mais de 20 anos. E um dos responsáveis por isso é o jovem zagueiro Léo Ortiz.

Aos 23 anos, o jogador é um dos pilares do time. Após 20 rodadas, o clube está na dianteira da tabela de classificação, com o ótimo aproveitamento de 68,3%, e lidera várias estatísticas. Algumas delas, aliás, tem participação fundamental do camisa 3.

Terceiro defensor da Série B com mais desarmes até aqui (29), de acordo com dados do site Footstats, sendo que ficou de fora de oito partidas, e um dos que menos comete faltas (somente 15), Léo Ortiz vem ajudando o Massa Bruta a ter a melhor zaga da competição, com apenas 10 gols sofridos, cinco a menos do que o Atlético-GO, segunda equipe menos vazada.

O time comandado por Antônio Carlos Zago ainda bateu um recorde histórico na era dos pontos corridos. Nas 19 primeiras rodadas, o Braga permaneceu 12 sem sofrer gol, sete delas com Léo Ortiz, e ultrapassou os números do primeiro turno de 2013. Naquele ano, a zaga ficou nove partidas sem ser vazada na primeira metade da competição.

“É sempre bom poder ajudar e ver que o trabalho está sendo bem feito e valorizado. Nosso elenco é bem qualificado e todo mundo está de parabéns porque fizemos um ótimo primeiro turno. Metade do caminho está percorrido, mas sabemos que ainda falta muita coisa e a Série B é um campeonato extremamente complicado. Não tem jogo fácil e precisamos manter esse foco no segundo turno para conquistar o nosso objetivo, que é subir para a elite do futebol nacional”, afirmou.

Aliás, não é só defensivamente que Léo Ortiz vem se destacando. O camisa 3 é um dos zagueiros que mais acerta lançamentos na competição (46,2% de aproveitamento). Tal fundamento é importante no início da construção das jogadas ofensivas do Bragantino, que tem o ataque mais positivo da Série B, com 31 gols marcados. Um deles, inclusive, feito pelo defensor, na vitória por 4 a 0 sobre o Operário.

“O pessoal sabe que gosto muito de estatísticas e acredito que os números nos ajudam a melhorar. Aproveito para elogiar o excelente trabalho da comissão técnica e a ótima estrutura que eu e meus companheiros temos para trabalhar. O projeto é muito bom e todos nós estamos extremamente motivados”, ressaltou.

Após cumprir suspensão diante do Brasil de Pelotas, Léo Ortiz retornará ao time neste sábado (7), para encarar o Sport, fora de casa. O jogador, inclusive, terá a oportunidade de reencontrar o Sport pela primeira vez desde que defendeu o clube pernambucano, em 2018. No Leão da Ilha, foram 18 partidas disputadas e um gol anotado.

“Apesar de ter ficado pouco tempo no Sport, fui muito bem tratado por todos e tenho carinho pelo clube. Vai ser legal voltar para Recife e poder reencontrar o pessoal porque fiz muito amigos por lá, mas defendo o Red Bull Bragantino e me dedicarei ao máximo para ajudar o time a voltar para São Paulo com a vitória. A torcida do Sport costuma apoiar bastante na Ilha do Retiro e será um jogo bem duro, mas temos condições de vencer”, finalizou.

Após defender o Sport, Léo Ortiz chegou ao Red Bull Brasil em 2019 para jogar o Campeonato Paulista e foi um dos grandes destaques da equipe, que terminou com a conquista do Troféu do Interior.

Com a parceria entre Red Bull e Bragantino, o defensor foi comprado junto ao Internacional e assinou contrato até o fim de 2020 com o atual clube. Pelo Massa Bruta, o camisa 3 já disputou 16 jogos, todos como titular, marcou dois gols e passou oito sem ser vazado.