Atacante brasileiro de apenas 22 anos deixou o Sporting e assinou contrato com o clube francês por 21 milhões de euros até junho de 2023

(Foto: Rennes)

O atacante Raphinha, de 22 anos, apresentado nesta terça-feira (3) como reforço do Rennes para as próximas quatro temporadas, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Carreira
Raphael Dias Belloli, o Raphinha, ainda pode ser pouco conhecido dos torcedores brasileiros, afinal de contas, sequer chegou a atuar profissionalmente no país. Mas não é de agora que o nome do jovem jogador tem dado o que falar na Europa.

O meia-atacante brilhou nas últimas temporadas pelo Vitória de Guimarães e Sporting, ambos de Portugal, e, no último dia da janela de transferências das principais ligas do Velho Continente, acertou com o Rennes, da França, numa transação milionária.

Para conseguir contratá-lo junto ao Sporting, o time rubro-negro desembolsou o segundo maior valor de sua história: 21 milhões de euros (cerca de R$ 95,7 milhões), inferior apenas aos 21,3 milhões de euros que gastou pelo também brasileiro Lucas Severino, em 2000, em negociação com o Athlético-PR.

Persistência no início da carreira
Raphinha precisou superar diversos obstáculos ao longo da sua infância e adolescência para realizar o sonho de virar jogador profissional. Natural de Porto Alegre, jogava nas escolinhas do Internacional, mas não conseguiu integrar as categorias de base. De lá, foi para o Grêmio, onde permaneceu um ano.

Em seguida, foi para o Porto Alegre. O clube da família Assis Moreira, contudo, acabou fechando a base e o jovem atleta passou a rodar por algumas equipes de várzea até que, quando estava no E.C 2014, de Viamão, chamou a atenção com belas atuações e foi para o Audax, de São Paulo.

Um ano depois, porém, o clube, até então administrado pelo Grupo Pão de Açúcar, foi vendido e Raphinha partiu para o Imbituba, que disputava a segunda divisão Sub-20 do Catarinense. Por lá, se destacou e foi contratado pelo Avaí.

Em seu segundo ano no Leão da Ilha, o meia-atacante chegou a ser promovido pelo então técnico Gilson Kleina para os profissionais e ficou no banco em um jogo do Brasileirão de 2015. Ainda pelo time sub-20, disputou o Brasileirão e a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. Com ótimas apresentações, foi comprado pelo Vitória de Guimarães.

Sucesso em Portugal
Raphinha chegou ao Vitória de Guimarães, primeiramente, para integrar o time B. Após quatro meses, porém, já estava no grupo principal, onde, depois de uma primeira temporada de adaptação, “explodiu” em 2017/18, quando foi o artilheiro do elenco, com 18 gols em 43 jogos.

Pelos Conquistadores, foram 22 bolas na rede e 13 assistências em 85 jogos. Sua velocidade e técnica, principalmente com a perna esquerda, chamaram a atenção do Sporting, então comandado por Jorge Jesus, atual técnico do Flamengo, que queria um substituto à altura de Gelson Martins.

Raphinha não chegou a trabalhar com Jesus, que acabou deixando os Leoninos antes da chegada do brasileiro. Mesmo assim, o jogador brilhou pelo clube. Na primeira temporada, foram sete gols, cinco assistências e dois títulos: a Copa da Liga e a Taça de Portugal.

Na atual temporada, já havia balançado as redes duas vezes em cinco partidas e acabou sendo negociado com o Rennes. Na equipe francesa, o jogador chega com o status de uma das maiores contratações da história do clube, que está em segundo lugar na Ligue 1 após quatro rodadas. Tem os mesmos nove pontos que o líder Paris Saint-Germain, mas fica atrás pelos critérios de desempate.

Raphinha chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil

Nome completo:
Raphael Dias Belloli

Nascimento:
14/12/1996 – 22 anos

Naturalidade:
Porto Alegre

Altura:
1,76 m

Peso:
58 Kg

Instagram
@raphinha

Facebook
RaphinhaReal

Clubes como profissional:
Vitória de Guimarães (2016 a 2018), Sporting (2018 a 2019) e Rennes (2019)

Títulos:
Taça da Liga de Portugal 2018/19
Taça de Portugal 2018/19

Prêmios individuais
Artilheiro do elenco do Vitória de Guimarães na temporada 2017/18, com com 18 gols

Estatísticas

Sporting
41 jogos
9 gols
5 assistências

Vitória de Guimarães
85 jogos
22 gols
13 assistências