Ídolo dos Mineiros e com recém-completados 200 jogos pelo clube, meia brasileiro naturalizado ucraniano disputará o torneio mais importante de clubes da Europa pela quinta vez

(Foto: Shakhtar Donetsk)

Nesta semana, a Uefa realizou o sorteio dos grupos da Champions League 2019/20, que terá início no dia 17 de setembro. E pela terceira edição consecutiva, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, está na mesma chave que o Manchester City, da Inglaterra. Completam o Grupo C o Dínamo Zagreb, da Croácia e a Atalanta, da Itália.

Ídolo e um dos grandes nomes da história do Shakhtar nos últimos anos, Marlos disputará a fase de grupos da Liga dos Campeões pela quinta vez na carreira. Ao analisar os adversários da atual edição, o camisa 11 disse que a equipe ucraniana terá jogos “complicados” pela frente, mas vê totais condições de chegar às oitavas de final pela terceira vez com a camisa dos Mineiros.

“Caímos em uma chave bastante complicada. O City é o atual bicampeão inglês e pela terceira temporada consecutiva jogaremos contra eles na fase de grupos. A Atalanta vem de ótimos resultados na Itália e o mesmo acontece com o Zagreb, na Croácia. Mas com o Shakhtar não é diferente. Conquistamos vários títulos nos últimos anos aqui na Ucrânia e já estamos acostumados a jogar a Champions”, afirmou.

“Pela nossa experiência, entendo que é um grupo bem equilibrado, mas temos condições de jogar bem e brigar pela vaga para as oitavas de final”, completou.

Dados pela Champions
Nas cinco vezes em que chegou na fase de grupos da Champions League, Marlos já estava vestindo a camisa do Shakhtar Donetsk. Em duas delas, o jogador foi importante e levou a equipe até as oitavas de final: 2014/15 (eliminado pelo Bayern de Munique) e 2017/18 (queda a para a Roma).

Ao todo, o camisa 11 já disputou 23 partidas pela competição continental, marcou dois gols e deu três assistências, sendo duas delas na vitória por 2 a 1 sobre o Manchester City, que garantiu a classificação para as oitavas de final na temporada 2017/18.

Dados pelo Shakhtar Donetsk
No último fim de semana, Marlos completou a expressiva marca de 200 jogos pelos Mineiros. Em sua sexta temporada pelo clube, o camisa 11 já marcou 59 gols, deu 49 assistências e conquistou 10 títulos: tetracampeonato da Copa da Ucrânia (2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2018/19), tricampeonato do Campeonato Ucraniano (2016/17, 2017/18 e 2018/19) e tricampeonato da Supercopa da Ucrânia (2014, 2015 e 2017).

Além dos troféus, o atleta acumula uma série de prêmios individuais. Nos dois últimos anos, Marlos foi eleito o melhor jogador do futebol ucraniano em votação realizada entre atletas, treinadores e especialistas do futebol do país.

Já em 2016, o camisa 11 ficou com o prêmio de melhor atleta estrangeiro, além de ganhar a votação no site oficial do clube como o principal nome da equipe e ainda ser eleito o grande futebolista do ano pelo jornal esportivo Komanda, um dos mais influentes da Ucrânia.

Em 2015/16, ainda fez parte da equipe ideal da Liga Europa. Naquela edição, o jogador comandou o clube até a semifinal da competição continental.