Campeão da Copa Libertadores, Brasileiro e Paulista pelo time do Morumbi, camisa 9 já marcou quatro gols contra o Tricolor

(Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA)

Após eliminar o Palmeiras e garantir vaga na semifinal da Copa Libertadores da América pelo terceiro ano consecutivo, o Grêmio volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado (31), a equipe enfrenta o São Paulo, fora de casa, pela 17ª rodada, e o jogo será especial para Diego Tardelli, pois foi no clube do Morumbi onde o atacante iniciou a sua vitoriosa carreira profissional.

Pelo São Paulo, o jogador fez 140 jogos, marcou 39 gols e conquistou os seus três primeiros títulos: a Libertadores e o Campeonato Paulista, ambos em 2005, além do Brasileirão de 2007. Na final do torneio continental daquele ano, inclusive, o atual camisa 9 do Grêmio fez o gol que selou a goleada de 4 a 0 sobre o Athletico Paranaense, no Morumbi, e garantiu o tricampeonato do torneio ao Tricolor paulista.

Neste final de semana, Tardelli enfrentará o São Paulo pela 11ª vez na carreira, a sexta no Morumbi. E o retrospecto é positivo. No geral, foram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Com quatro gols marcados, o jogador tem, praticamente, uma bola na rede a cada dois duelos.

“Enfrentar o São Paulo sempre é especial, especialmente no Morumbi, onde conquistei a minha primeira Libertadores. Foi o clube que me revelou para o futebol e tenho uma enorme gratidão por tudo o que passei por lá, desde a base até o profissional. Ainda não sabemos quem irá jogar, mas caso o Renato me escolha, me dedicarei ao máximo para ajudar o Grêmio a vencer a partida e continuar melhorando o desempenho no Brasileiro”, declarou.

Dentre os jogos de mais destaque de Tardelli contra o ex-clube, vale lembrar os confrontos pelas oitavas de final da Copa Libertadores de 2013, ano em que o Atlético Mineiro faturou a competição pela primeira e única vez na história. O jogador balançou as redes tanto na vitória de 2 a 1, no Morumbi, como na goleada por 4 a 1, no Independência, e foi um dos principais responsáveis pela vitoriosa campanha do Galo naquele ano.

Outro fato curioso contra o São Paulo aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2009. Diego Tardelli marcou gol no primeiro minuto de ambas as vitórias do Galo: 2 a 0 no primeiro turno, em Minas Gerais, e 1 a 0 pela segunda metade da competição, no Morumbi.

“Quando eu defendia o Atlético, costumava brincar que era uma pedra no sapato do São Paulo. Mas, como já falei, tenho enorme carinho pelo clube e pela torcida. Amanhã, se eu jogar, será a primeira vez que enfrentarei eles pelo Grêmio. Entrarei em campo com muito respeito, mas focado em fazer uma boa atuação para ajuda o time a sair com a vitória”, ressaltou.

Tardelli x André: Média de gols superior do camisa 9

Uma das principais dúvidas do técnico Renato Gaúcho nos últimos jogos é a escalação de Diego Tardelli ou André como atacante mais centralizado. Se depender dos números, o camisa 9 leva vantagem para superar a concorrência do companheiro.

Até aqui, Tardelli disputou 27 partidas pelo Grêmio, sendo que foi titular 10 vezes, e marcou quatro gols. De acordo com levantamento no site “O Gol”, foram 1182 minutos em campo. Ou seja, média de uma bola na rede a cada 295,5 minutos (um tento a cada 3,2 jogos).

André, por sua vez, marcou seis gols em 35 confrontos e foi titular 26 vezes. Esteve em campo por 2246 minutos, o que representa uma média de um tento a cada 374,3 minutos (4,1 jogos).

Confira alguns dados de Tardelli

Diego Tardelli x São Paulo

2014 – Atlético Mineiro
1 jogo
1 derrota

2013 – Atlético Mineiro
5 jogos
2 gols (ambos pelas oitavas da Libertadores)
3 vitórias
1 empate
1 derrota

2010 – Atlético Mineiro
1 jogo
1 derrota

2009 – Atlético Mineiro
2 jogos
2 vitórias
2 gols

2008 – Flamengo
1 jogo
1 derrota (sofreu o pênalti que originou o primeiro gol de Ibson)

Geral
10 jogos
4 gols
5 vitórias
1 empate
4 derrotas

Primeiro confronto contra o São Paulo foi no 14 de junho de 2008, pelo Flamengo
Derrota por 4 a 2, pela 6ª rodada do Brasileiro
Sofreu um pênalti e foi substituído aos 32 minutos do 2º tempo por Max Biancucchi

Último jogo contra o São Paulo foi no dia 31 de maio de 2014, pelo Atlético Mineiro
Derrota por 2 a 1, pela 9ª rodada do Brasileiro
Bateu uma falta na trave e atuou os 90 minutos

Números de Tardelli e André

Diego Tardelli
27 jogos (10 como titular)
4 gols
1182 minutos em campo (Fonte O Gol)

André
35 jogos (26 como titular)
6 gols
2246 minutos em campo (Fonte O Gol)

Média de gols por minuto
Tardelli – 1 gol a cada 295,5 minutos (3,2 jogos)
André – 1 gol a cada 374,3 minutos (4,1 jogos)

Tardelli no Grêmio
27 jogos
4 gols