Dono de uma série de números expressivos pelo Verdão, camisa 7 disputará 271ª partida pelo clube diante do Grêmio, nesta terça-feira (27), no Pacaembu

(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

Ídolo do Palmeiras, Dudu viverá na noite desta terça-feira (27), no Pacaembu, mais um momento decisivo e especial com a camisa alviverde. Em confronto com o Grêmio, que vale vaga na semifinal da Copa Libertadores da América, o meia-atacante atingirá a marca de 271 partidas pelo Verdão e, caso Fernando Prass não seja utilizado por Felipão, se igualará ao goleiro como o atleta do elenco com mais partidas pelo clube.

“Estou na minha quinta temporada aqui e o Prass é um dos grandes amigos que eu fiz. Juntos, vivemos vários momentos marcantes. Como sempre digo, me sinto em casa no Palmeiras e amo o clube. Desde o começo, me identifiquei com a torcida, com o clube, tenho um ótimo relacionamento com os funcionários e espero seguir marcando meu nome na história do Palmeiras com mais vitórias e títulos”, declarou.

Depois de ter vencido o Grêmio, por 1 a 0, em Porto Alegre, o Palmeiras pode até empatar no Pacaembu que, ainda assim, garantirá vaga na semifinal da Libertadores. Uma das grandes esperanças da torcida é Dudu. Não somente pela qualidade indiscutível, mas pelo ótimo retrospecto contra o Grêmio, seu ex-clube.

Desde que deixou o Tricolor Gaúcho, no fim de 2014, e acertou com o Palmeiras, em janeiro de 2015, o camisa 7 já enfrentou o rival nove vezes. Foram cinco vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Além disso, Dudu marcou três gols e deu cinco assistências, o que significa, praticamente, uma participação direta em gol por partida.

Se formos contar apenas os duelos entre os clubes no Pacaembu, foram duas partidas, duas vitórias e quatro assistências, com destaque para o triunfo por 4 a 3 na quinta rodada do Brasileiro de 2016, quando o meia-atacante deu três passes para gol.

Apesar da boa vitória em Porto Alegre e do retrospecto individual positivo, porém, Dudu alerta para as dificuldades do confronto e diz que o Verdão precisa de mais uma grande atuação e concentração do início ao fim para seguir na luta pelo bicampeonato do torneio.

“Conseguimos um ótimo resultado fora de casa, mas precisamos de outra grande atuação amanhã. Toda vantagem é válida, mas ainda não tem nada definido. O Grêmio, assim como a gente, possui um dos melhores times do Brasil e tem condições de vencer. Precisamos manter a concentração o jogo inteiro para lutar por mais uma vitória e garantir a classificação diante do nosso torcedor, que, com certeza, irá lotar o Pacaembu e nos apoiará do início ao fim”, finalizou.

Em pouco mais de quatro anos e meio no Palmeiras, Dudu já disputou 270 jogos, marcou 64 gols, deu 69 assistências e conquistou três títulos, sendo protagonista em todos: Copa do Brasil de 2015 e Brasileirão de 2016 e 2018.

Além de poder igualar Fernando Prass, o camisa 7 também acumula vários outros números importantes pelo Palmeiras. Confira alguns deles.

Atleta do atual elenco com mais jogos pela Libertadores e top 4 no ranking geral da história do clube
Um dos destaques da equipe na vitória por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final, Dudu chegou em Porto Alegre a 31 partidas pelo Palmeiras na Libertadores, fato que já o coloca como o jogador do atual elenco com mais atuações no torneio e o quarto de toda a história do clube, deixando para trás o volante César Sampaio (30).

Os três primeiros do ranking são o volante Galeano (38), o meia Alex (39) e o goleiro Marcos (57).

Bons números no Pacaembu
Dono dos melhores números do Allianz Parque, Dudu também costuma brilhar no Pacaembu.

Casa do Verdão quando a sua arena não está disponível e palco do duelo decisivo desta terça-feira, o estádio é o segundo local onde o meia atacante mais balançou as redes, sete vezes.

Segundo jogador do Palmeiras que mais venceu no Século XXI
Com 156 vitórias pelo Alviverde, o Guerreiro do Verdão já é o segundo jogador que mais venceu pelo clube no século XXI, atrás apenas do ex-goleiro Marcos, com 182. Em toda a história, o líder no quesito é Ademir da Guia, com 514 triunfos.

Jogador mais assíduo em 2019
Dudu é o jogador que mais vezes atuou nesta temporada. O meia-atacante esteve em campo em 42 dos 45 jogos do Verdão no ano.

Atleta do Verdão com mais participação direta em gols na temporada
Um dos líderes do elenco e ídolo da torcida, Dudu vem sendo o jogador mais decisivo do Palmeiras em 2019. Até aqui, o camisa 7 já marcou nove gols e deu 12 assistências, o que significa 21 participações diretas em gol, à frente de Gustavo Scarpa (13 – 10 gols e três assistências), segundo colocado no quesito.

Maior artilheiro do Século XXI e top 34 em toda a história
Com 64 gols marcados pelo Palmeiras, Dudu já é o maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI. Em toda a história, o Guerreiro do Verdão ocupa a 34ª posição e está a apenas duas bolas na rede de se igualar ao ex-atacante Oséas. O líder da lista é Heitor Marcelino Domingues, com 317 tentos.

Subindo em ranking dos que mais jogaram pelo Verdão
Dudu também segue ganhando posições no ranking dos atletas com mais jogos pelo clube. Com 270 atuações, o camisa 7 já ocupa a 39ª posição, empatado com Toninho Cecílio. Nesta terça-feira, o meia-atacante se igualará a Fedato, na 38ª colocação.

Caso faça o mesmo número de jogos que realizou no ano passado pela equipe (66), Dudu poderá terminar 2019 na 34ª posição. Ademir da Guia é quem lidera o ranking, com 902 jogos.