Brasileiro com mais gols na competição nacional, camisa 9 marcou pelo quarto jogo consecutivo, foi o grande destaque do triunfo por 3 a 2 sobre o Tianjin Quanjian e chegou a 18 gols em 26 partidas na temporada

(Foto: Sina.cn)

O atacante Diego Tardelli segue comprovando jogo após jogo o motivo de, mais uma vez, estar sendo considerado um dos grandes destaques do futebol chinês na temporada. Nesta sexta-feira (5), no confronto contra o time de Alexandre Pato, o ex-jogador do Galo levou a melhor e comandou o Shandong Luneng em mais um triunfo ao fazer dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Tianjn Quanjian, em casa, pela 25ª rodada da competição nacional.

O jogo
Os donos da casa saíram na frente logo aos dois minutos, com o chinês Xinghan Wu. Aos 13, Diego Tardelli recebeu bom cruzamento rasteiro e finalizou de primeira para ampliar o placar.

Os visitantes reagiram e chegaram ao empate com Yang Xu, ainda antes do intervalo, e Alexandre Pato, já na segunda etapa. Aos 31 minutos, porém, o artilheiro do Shandong, de pênalti, marcou mais um e garantiu o triunfo da equipe.

O resultado deixa o Shandong Luneng com 48 pontos e na terceira colocação, dentro da zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões da AFC. O Shanghai Sipg lidera o campeonato, com 55 pontos. A equipe volta a campo agora no dia 20 de outubro, quando receberá o Tianjin Teda, às 8h35 (de Brasília).

Em ótima fase, Tardelli chegou a 18 gols em 26 jogos na temporada e já superou os 16 tentos de 2017, que, até então, era o seu ano mais goleador no país asiático. O brasileiro também já soma oito assistências, superando os sete passes para gol de 2015, temporada em que havia dado mais assistências até então.

Os bons números não param por aí. Com 17 gols no Campeonato Chinês, Tardelli já é o brasileiro com mais bolas na rede da competição e está na terceira posição no ranking geral, ao lado do israelense Eran Zahavi, do Guangzhou R&F. O líder é o chinês Wu Lei, do Shanghai SIPG, com 21 tentos.

Após a partida, o brasileiro falou sobre o momento atual da equipe. ”Fico feliz por seguir ajudando o Shandong a lutar pelos objetivos no ano. Estamos chegando no momento decisivo da temporada e precisamos manter esse foco pra permanecermos nas primeiras posições até o final. Também estamos na final da Copa da China e temos mais uma oportunidade de conquistar o título do torneio”, declarou.

Nesta temporada, Diego Tardelli tem 26 jogos, 18 gols e oito assistências. Desde que chegou ao clube, em 2015, o ex-jogador do Atlético-MG disputou 95 partidas oficiais, marcou 49 gols, deu 23 assistências e conquistou um título, a Copa da China de 2015. Com contrato apenas até o fim do ano, o camisa 9 já pode assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe.

Confira os dados de Diego Tardelli na China

Brasileiros com mais gols no Campeonato Chinês
1º – Diego Tardelli – Shandong Luneng (17)
2º – Anderson Talisca – Guangzhou Evergrande (14)
3º – Ricardo Goulart – Guangzhou Evergrande (13)
3º – Alan Kardec – Chongqing Dangdai (13)
5º – Oscar – Shanghai SIPG (12)
6º – Alexandre Pato – Tianjin Quanjian (11)

Artilharia geral do Campeonato Chinês
1º – Wu Lei – Shanghai SIPG (21)
2º – Odion Ighalo – Changchun Yatai (18)
3º – Diego Tardelli – Shandong Luneng (17)
3º – Eran Zahavi – Guangzhou R&F (17)

2018
26 jogos
18 gols
8 assistências

2017
19 jogos
16 gols
3 assistências

2016
21 jogos
9 gols
5 assistências

2015
29 jogos
6 gols
7 assistências