Com duas bolas na rede e quatro passes decisivos nos últimos seis jogos, atacante já tem oito assistências na competição nacional e 13 em 2018, igualando os números de seu primeiro ano pelo clube

(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

Vivendo um momento de decisões na temporada, o Palmeiras conta com o poder de decisão do ídolo Dudu para seguir forte na luta pelos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América. Prova disso são os números do camisa 7. Até aqui, ele é o principal garçom da equipe em 2018 e o quarto maior goleador do time no ano.

No último final de semana, por exemplo, o meia-atacante deu dois passes decisivos na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, se tornou o principal garçom do Brasileirão, com oito assistências, e chegou a 13 na temporada, superando 2016 e 2017, quando deu 12, e igualando 2015, ano do seu recorde.

Ser o maior garçom do Brasileiro, inclusive, não é novidade para o camisa 7. Em 2016, ano em que comandou o Verdão no título do torneio, Dudu terminou a competição como o maior garçom, ao lado do meia Gustavo Scarpa, na época, atleta do Fluminense, com 10 passes para gol.

Na última quarta-feira (3), contra o Colo-Colo, pela Copa Libertadores, Dudu manteve o alto nível de atuação. Abriu o placar com um belo gol em chute de fora da área, sofreu o pênalti, posteriormente anotado por Borja, e foi eleito o melhor jogador em campo. Até o momento, já são 11 bolas na rede em 54 jogos na temporada.

“Me dedico todos os dias e fico feliz em seguir ajudando o Palmeiras, principalmente nessa reta final de temporada. Desde o meu primeiro ano aqui, pude contribuir nas conquistas do clube e seguirei focado para lutar por mais títulos. Trabalho pra manter a regularidade e espero evoluir a cada dia”, declarou o camisa 7, que, nos últimos seis jogos, deu quatro assistências e marcou dois gols.

Artilheiro dos clássicos e tabu no Morumbi


Líder do Brasileirão, com 53 pontos, um a mais que o terceiro colocado São Paulo, o Palmeiras visita o Tricolor, no próximo sábado, no Morumbi, pela 28ª rodada da competição nacional. Além de a partida valer a liderança da tabela, o clássico coloca em jogo um grande tabu. O Alviverde não supera o rival no estádio há mais de 16 anos. O último triunfo foi pelo Torneio Rio-São Paulo de 2002, por 4 a 2.

Para superar o São Paulo, manter a ponta da tabela e, de quebra, findar o jejum de vitórias na casa do adversário, o Palmeiras conta com o ótimo retrospecto de Dudu em clássicos. Do atual elenco, ele é o atleta que mais vezes balançou as redes dos três principais rivais. Desde que chegou ao Verdão, Dudu já disputou 38 clássicos, fez oito gols e deu oito assistências. 

Se contar somente os Choque-Reis, foram nove atuações, com sete vitórias e apenas duas derrotas, além de três gols e duas assistências.

“Clássico é aquela partida que todo mundo quer jogar, ainda mais quando os dois times vivem bons momentos e brigam por títulos. Tanto Palmeiras como São Paulo chegam fortes e irão sair em busca da vitória. Pode ter certeza de que será uma partida de alto nível e bem equilibrada. Temos que seguir trabalhando da mesma forma pra chegar no sábado e fazer uma boa atuação”, afirmou.

Segundo goleador do Palmeiras no século XXI
O gol marcado contra o Colo-Colo, na última quarta-feira, foi o 52º de Dudu pelo Palmeiras. O jogador está a apenas dois tentos de igualar o atacante Vagner Love no topo do ranking da artilharia do clube neste século.

Artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos
Dos 52 gols marcados por Dudu, 29 foram pelo Campeonato Brasileiro, o que lhe torna o maior goleador do clube na era dos pontos corridos.

Confira alguns dados de Dudu pelo Palmeiras

Retrospecto contra o São Paulo
9 jogos
3 gols
2 assistências
7 vitórias
2 derrotas

Retrospecto em clássicos
38 jogos
8 gols
8 assistências
18 vitórias
4 empates
16 derrotas

Artilharia do atual elenco em clássicos
1º – Dudu (8 gols)
2º – Willian (6 gols)

Principais goleadores da temporada
1º – Borja (19)
2º – Willian (16)
3º – Bruno Henrique (12)
4º – Dudu (11)

Maiores assistentes do Palmeiras em 2018
1º – Dudu (13)
2º – Lucas Lima (10)
3º – Willian e Marcos Rocha (8)

Artilheiros do Palmeiras no século XXI
1º – Vagner Love (54 gols)
2º – Dudu (52 gols)

Principais goleadores do atual elenco
1º – Dudu (52 gols)
2º – Willian (33 gols)
3º – Borja (29 gols)

Artilharia do Allianz Parque
1º – Dudu (25 gols)
2º – Borja (16 gols)
3º – Willian (14 gols)

Principais garçons do Allianz Parque
1º – Dudu (22 assistências)
2º – Robinho (11 assistências)

Dados gerais de Dudu pelo Palmeiras

2018
54 jogos
11 gols
13 assistências

2017
53 jogos
16 gols
12 assistências

2016
53 jogos
9 gols
12 assistências

2015
56 jogos
16 gols
13 assistências

Geral
216 jogos
52 gols
50 assistências
Média de, praticamente, uma participação direta em gol a cada dois jogos