Titular absoluto, defensor brasileiro atuou do início ao fim nas duas partidas contra os alemães. É a primeira vez na história que o clube austríaco está entre os oito melhores da competição continental

(foto: RB Salzburg/Divulgação)

O brasileiro André Ramalho, que voltou ao RB Salzburg recentemente depois de passar duas temporadas na Alemanha, só tem motivos para comemorar. Nesta semana, o clube austríaco realizou um feito inédito ao eliminar o poderoso Borussia Dortmund e garantir uma vaga às quartas de final da Liga Europa pela primeira vez na história. Para conquistar tal feito, a equipe do zagueiro venceu o rival fora de casa, por 2 a 1, onde os Aurinegros ainda não haviam perdido no ano, e empatou em 0 a 0 diante de sua torcida, na última quinta.

Após despachar os alemães, o RB já sabe quem enfrentará na próxima fase. E será outra parada duríssima. O clube terá pela frente a Lazio, que eliminou o Dínamo da Kiev. O primeiro confronto será realizado no próximo dia 5, na Itália, e a volta no dia 12 de abril, na Áustria.

Feliz pela classificação, André falou sobre entrar para a história do clube, elogiou o ótimo momento da equipe e pregou muito respeito aos italianos. “O Borussia é um dos clubes mais importantes da Europa e pouca gente acreditava na nossa equipe. Provamos que temos condições de chegar ainda mais longe na competição e entramos para a história ao classificar o Salzburg para as quartas da Liga Europa pela primeira vez. Essa marca nos dá ainda mais confiança para seguirmos em busca dos nossos objetivos. Agora teremos outro jogo muito complicado. A Lazio é um time tradicional, que disputa uma das principais ligas do continente e joga um futebol muito competitivo. Nós respeitamos a equipe deles, mas sabemos que temos condições de passar”, comemorou o brasileiro.

Antes de enfrentar os italianos, no entanto, o RB Salzburg volta as atenções para o Campeonato Austríaco. Atual tetracampeão nacional, o clube lidera o torneio, com 59 pontos, oito a mais que o Sturm Graz, segundo colocado. Neste fim de semana, a equipe jogará o clássico contra Austria Viena, que não faz boa campanha. Após 26 rodadas, o time soma 33 pontos e ocupa o sétimo lugar.

Vale lembrar que, desde que retornou ao RB, em janeiro deste ano, André Ramalho não sabe o que é perder. O brasileiro entrou em campo sete vezes, venceu cinco, empatou duas e ainda fez um gol muito especial. O zagueiro balançou as redes logo em sua reestreia, na partida em que marcou a sua centésima atuação pelo clube.

Somando as duas passagens pelo RB Salzburg, André Ramalho já disputou 106 jogos, marcou dez gols, deu duas assistências e conquistou quatro títulos: o bicampeonato Austríaco (2013/2014 e 2014/2015) e o bi da Copa da Áustria (2013/2014 e 2014/2015).