Artilheiro do Allianz e maior garçom do estádio, camisa 7 é uma das principais esperanças do Verdão no duelo com o Tricolor, maior vítima do time alviverde na nova casa do clube, reinaugurada no fim de 2014

(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Desde que o Allianz Parque foi inaugurado, em 2014, ninguém foi mais decisivo no estádio do que o capitão Dudu. Maior artilheiro da nova casa do Verdão, com 22 gols, o camisa 7 também é o principal garçom do local, com 21 passes decisivos, e o segundo atleta que mais vezes entrou em campo, com 76 atuações, três a menos do que o goleiro Fernando Prass (79).

Além de apresentar números impressionantes no Allianz Parque, Dudu também é o principal artilheiro do atual elenco em clássicos contra os três principais rivais. Em 30 jogos, o Guerreiro do Verdão, como é carinhosamente chamado pela torcida, marcou sete gols e deu seis assistências. Como se não bastasse, o meia-atacante foi protagonista nos dois títulos do Palmeiras em sua nova casa: Copa do Brasil de 2015, onde marcou os dois gols da final contra o Santos, e Campeonato Brasileiro de 2016, sendo, inclusive, o capitão e responsável por erguer a taça da última conquista nacional.

Por essas e outras, o camisa 7 é a principal esperança da equipe para superar o São Paulo, nesta quinta-feira, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.

“Pois é, são marcas e momentos bem legais. Essas coisas me deixam muito feliz e levarei isso comigo para o resto da minha vida. Já vivi grandes momentos no Allianz, marquei gols, comemorei títulos e sempre recebi o carinho da torcida. Espero seguir fazendo bons jogos em nossa casa e ajudar o clube a conquistar os objetivos da temporada”, declarou Dudu, que renovou seu contrato com o Verdão até o fim de 2022.

Decisivo contra o São Paulo
Contra o Tricolor, adversário desta semana, Dudu costuma se dar muito bem. Desde que chegou ao Palestra Itália, o jogador venceu cinco dos sete confrontos contra o rival. Além disso, ele já deu duas assistências e marcou dois gols, sendo que o último, pelo Paulistão de 2017, foi uma pintura que rendeu uma placa recebida das mãos do presidente Mauricio Galiotte.

Nesta quinta, Dudu espera ajudar o time a manter os 100% de aproveitamento contra o rival no Allianz. “Esses números são legais, mas não entram em campo. Jogar um clássico é sempre especial e muito difícil. O São Paulo tem uma grande equipe e vem evoluindo a cada jogo. Nós precisamos entrar focados desde o começo para conseguir a vitória e dar essa alegria para a nossa torcida”, avaliou o camisa 7.

Maior artilheiro e jogador de linha com mais jogos do atual elenco
Jogador de linha com o maior número de atuações pelo Verdão (172), Dudu só fica atrás do goleiro Fernando Prass, que entrou em campo 258 vezes.

O camisa 7 também é o maior garçom e goleador do atual elenco. Já são 43 bolas na rede e 38 assistências desde que chegou ao Palmeiras, em 2015. Isso significa que ele participa diretamente de um tento a cada 0,47 jogo.

Além disso, Dudu é o segundo maior artilheiro do clube no século XXI, atrás apenas de Vagner Love (54).

Alguns dados de Dudu pelo Palmeiras no Allianz Parque

Principais artilheiros
1º – Dudu (22 gols)
2º – Gabriel Jesus (13 gols)*
3º – Rafael Marques (12 gols)
*Dois gols foram marcados pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias.

Maiores assistentes
1º – Dudu (21 assistências)
2º – Robinho (10)
3º – Roger Guedes (8)

Atletas com o maior número de jogos

1º – Fernando Prass (79)
2º – Dudu (76)

Alguns dados de Dudu pelo Palmeiras

Retrospecto contra o São Paulo
7 jogos
2 gols
2 assistências
5 vitórias
2 derrotas

Retrospecto em clássicos
30 jogos
7 gols
6 assistências
13 vitórias
4 empates
13 derrotas

Artilheiros do atual elenco em clássicos
1º – Dudu (7 gols)*
2º – Willian (3 gols)
*três gols contra o Santos, dois no Corinthians e dois sobre o São Paulo

Maiores artilheiros do Palmeiras no Século XXI
1º – Vagner Love – 54 gols
2º – Dudu – 43 gols

Artilheiros do atual elenco
1º – Dudu (43 gols)
2º – Willian (18 gols)
3º – Borja (16 gols)

Jogadores do elenco com mais partidas
1º – Prass – 258 jogos
2º – Dudu – 172 jogos

Geral
172 jogos
43 gols
38 assistências
Uma participação direta em gol a cada 0,47 jogo