Meia brasileiro deu mais um passe para gol na vitória do Oostende sobre o Gent, por 3 a 2, no último sábado

(Foto: Divulgação/Site oficial do KV Oostende)

Ídolo do KV Oostende, o brasileiro Fernando Canesin tem sido um dos principais nomes da campanha de recuperação da equipe no Campeonato Belga. No último sábado (3), o meia voltou a ser fundamental na vitória por 3 a 2 sobre o Gent, fora de casa, em jogo válido pela 29ª rodada, ao dar assistência para o holandês Richairo Zivkovic marcar aos 51 minutos do segundo tempo o gol da vitória do time comandado pelo bósnio Adnan Čustović. Foi o seu quarto passe para gol em 23 partidas na temporada, sendo o terceiro somente nos últimos cinco jogos (confira o lance).

A grande fase de Canesin, inclusive, tem influência direta no bom momento do Oostende na temporada. O time não foi derrotado nos últimos cinco jogos (três vitórias e dois empates), chegou aos 36 pontos e subiu para a 10ª colocação do Campeonato Belga. Agora, a equipe recebe o Standard Liège, no domingo (11), às 10h30 (de Brasília), antes de iniciar o playoff 2 para disputar uma vaga na Liga Europa do próximo ano.

“Fico feliz por estar conseguindo ajudar a equipe nos últimos jogos. Nós vivemos um momento bem complicado no campeonato, mas recuperamos a confiança na hora certa. Não podemos deixar o ritmo cair porque queremos brigar por esa vaga na Liga Europa”, declarou.

O playoff 2 será composto pelos times que ficarem entre a 7ª e 15ª posições, mais os três primeiros colocados da segunda divisão. Serão formados dois grupos com seis times, que se enfrentarão em turno e returno. Os líderes de cada chave disputarão duas finais e o vencedor pegará o quarto colocado do playoff 1 (disputado entre os seis primeiros da primeira fase). Quem levar a melhor, ficará com uma vaga na Liga Europa.

Em cinco temporadas no Oostende, Canesin já disputou 173 partidas, marcou 15 gols e deu 37 assistências. Além disso, nesse período o jogador entrou para a seleção do Campeonato Belga duas vezes (2013/14 e 2015/16) e ainda foi eleito o melhor jogador do Oostende na temporada 2015/16.

Na Bélgica desde 2011, o brasileiro também defendeu o Anderlecht durante três temporadas e conquistou cinco títulos: Campeonato Belga (2011/12 e 2012-13) e a Supercopa da Bélgica (2011/2012, 2012/13 e 2013/14). Quando realizou a sua primeira temporada inteira pela equipe, inclusive, ficou com o prêmio de Revelação do Campeonato Belga (2011/12).