Com três gols e duas assistências, atacante foi o grande nome da partida no triunfo por 5 a 4 sobre o Hebei Fortune


(foto:osports.cn)

A primeira vez a gente nunca esquece. Neste sábado, o brasileiro Diego Tardelli acabou com o jogo ao fazer o seu primeiro hat-trick na China, com direito a um golaço de falta, e ainda dar duas assistências na vitória de 5 a 4 do Shandong Luneng sobre o Hebei Fortune, do compatriota Aloisio e do argentino Ezequiel Lavezzi, que também marcou três gols, pela última rodada do Campeonato Chinês (veja os gols de DT9) .

Os outros tentos do confronto desta manhã foram do chinês Junmin Hao e do camaronês Papiss Cissé (Shandong) e do chinês Dong Xuesheng (Hebei Fortune).

Após marcar três gols pela primeira vez no continente asiático, Tardelli falou sobre o feito. “É bom demais poder encerrar a temporada com uma grande partida. Já tinha feito dois gols no mesmo jogo aqui, mas três foi a primeira vez. Estou cada vez mais adaptado na China e consegui realizar uma boa temporada. Infelizmente, nós não conseguimos alguns objetivos coletivos, mas iremos seguir trabalhando forte para alcançá-los no próximo ano”, afirmou o camisa 9.

Com a atuação de gala deste fim de semana, o ex-jogador do Atlético Mineiro termina a temporada com o excelente desempenho de 19 jogos, 16 gols e três assistências, praticamente uma bola na rede por partida. Pelo Campeonato Chinês foram 15 tentos em 18 atuações. De todos os brasileiros que disputam a competição, somente Ricardo Goulart (20) e Hulk (17) fizeram mais que Tardelli. O ex-cruzeirense, no entanto, entrou em campo 29 vezes, já o ex-atleta do Zenit realizou 27 jogos.

Apesar da vitória, o Shandong encerrou o Chinesão na sexta posição, com 49 pontos, e não garantiu uma vaga para a Liga dos Campeões da Ásia da próxima temporada. A derrota também tirou o Hebei Fortune da zona de classificação para a competição europeia e o clube do atacante Aloisio, ex-São Paulo, terminou a competição na quarta colocação. Os três times que disputarão a próxima edição do torneio continental são Guangzhou Evergrande (campeão), Shanghai SIPG e Tianjin Quanjian.

Com as 16 bolas na rede deste ano, Diego Tardelli realizou a melhor temporada desde que chegou ao continente asiático. Em 2015, o camisa 9 marcou seis gols em 29 atuações. Já em 2016 foram nove tentos em 21 partidas. No geral, o ex-jogador do Galo tem 69 jogos, 31 gols e 15 assistências.

Principias artilheiros brasileiros no Campeonato Chinês 2017
1º – Ricardo Goulart (20 gols em 29 jogos)
2º – Hulk (17 gols em 27 jogos)
3º – Diego Tardelli (15 gols em 18 jogos)

Diego Tardelli por temporada no Shandong

2017
19 jogos
16 gols
3 assistências

2016
21 jogos
9 gols
5 assistências

2015
29 jogos
6 gols
7 assistências

Geral
69 jogos
31 gols
15 assistências