Jogador de linha com mais partidas pelo Verdão no ano (49), atacante está em fase final de recuperação de uma lesão muscular e tem boas chances de enfrentar o arquirrival

001973c9-4ea9-4630-a25a-73a020a21fd6

(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Maior goleador do Palmeiras na temporada, com 17 gols, e um dos principais jogadores do Verdão no ano, o atacante Willian pode completar 50 jogos com a camisa do Verdão no clássico contra o Corinthians, neste domingo (5), às 17h (de Brasília), em Itaquera, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em fase final de recuperação de uma lesão na coxa esquerda, sofrida no confronto contra a Ponte Preta, pela 29ª rodada, o atleta tem grandes chances de ser relacionado pelo técnico Alberto Valentim para o decisivo duelo contra o arquirrival.

Confira algumas informações sobre o ótimo desempenho do palmeirense em 2017.

Assiduidade e importância na equipe

A estreia de Willian pelo Palmeiras aconteceu no dia 29 de janeiro, no amistoso contra a Ponte Preta, no Allianz Parque. Após pouco mais de nove meses, o jogador tornou-se peça fundamental da equipe não somente pelos gols, mas por sua dedicação, versatilidade e profissionalismo. A importância do camisa 29 no time é tão grande que, com 49 partidas, ele é o jogador de linha com mais atuações na temporada, ao lado de Róger Guedes. Ambos só ficam atrás do goleiro Fernando Prass, que entrou em campo 54 vezes.

Faro de gol

O primeiro gol do camisa 29 pelo Verdão foi na goleada de 4 a 0 sobre o Linense, no dia 19 de fevereiro, pela quarta rodada do Paulistão. De lá pra cá, foram 17 bolas na rede e diversas artilharias. Bigode, como é carinhosamente chamado, foi o maior goleador da equipe no Campeonato Paulista (5), na Copa Libertadores (4) e está no topo do ranking no Campeonato Brasileiro (7).

Versatilidade e dedicação

Além dos gols e da facilidade em atuar em várias posições no ataque, Willian também se destaca e é muito elogiado por causa de sua entrega dentro de campo. De acordo com o site de análise e estatísticas Footstats, ele é o palmeirense que mais acerta finalizações (17) e o jogador do setor ofensivo do time que mais desarma (34). Se contar todo o elenco, ele é o quinto no quesito, liderado pelo volante Tchê Tchê (47), seguido por Egídio (41), Thiago Santos (39) e Mayke (37).

Gols em clássicos

O poder de decisão de Willian nos clássicos também chama atenção. Desde a sua estreia pelo Palmeiras, o atacante já deixou a sua marca contra São Paulo e Santos. O único grande adversário do Estado que ele ainda não balançou as redes foi o Corinthians. Até aqui, o camisa 29 enfrentou os três principais rivais oito vezes, marcou três gols e deu uma assistência. Foram duas bolas na rede em cima do Tricolor e um tento no Peixe.

Com 54 pontos, o Verdão é o segundo colocado no Campeonato Brasileiro, cinco atrás do líder Corinthians. Em caso de vitória, o time comandado por Alberto Valentim ficará a apenas dois pontos do rival faltando seis rodadas para o fim da competição.

Gol em todas as competições oficiais do Palmeiras no ano

Willian marcou gol em todas as competições oficiais que o Palmeiras disputou na temporada. O mesmo feito só foi alcançado por mais dois jogadores do elenco: Dudu e Keno

Confira alguns números de Willian na temporada

Artilheiros do Palmeiras no ano
1º – Willian (17 gols)
2º – Dudu (13 gols)
3º – Borja (10 gols)

Jogadores do elenco com mais partidas na temporada
1º – Fernando Prass (54 jogos)
2º – Willian e Róger Guedes (49 jogos)

Artilheiros do Palmeiras no Brasileiro
1º – Willian (7 gols)
2º – Dudu e Borja (6 gols)
4º – Keno e Guerra (5 gols)

Maiores garçons do Palmeiras no Brasileiro
1º – Keno (4)
2º – Willian, Róger Guedes e Guerra (3)

Principais artilheiros do atual elenco em clássicos
1º – Dudu (7 gols)
2º – Willian e Mina (3 gols)

Jogadores do Verdão com mais finalizações certas no Brasileiro*
1º – Willian (17)
2º – Borja (16)
3º – Dudu (15)

Jogadores do Palmeiras com mais desarmes certos no Brasileiro*
1º – Tchê Tchê (47)
2º – Egídio (41)
3º – Thiago Santos (39)
4º – Mayke (37)
5º – Willian (34)

Willian pelo Palmeiras
49 jogos
17 gols
5 assistências

*dados Footstats