Único brasileiro do Columbus Crew atuou os 120 minutos na vitória, nos pênaltis, sobre o Atlanta United, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Próximo adversário será o New York FC, que conta com duas estrelas do futebol mundial

 

44e6b41d-8653-4fdf-a043-d1de1709ddb2

(Foto: Eric Rossitch / Atlanta United FC)

O sonho do meio-campista Artur de conquistar a MLS logo em seu primeiro ano no futebol norte-americano segue vivo. Emprestado pelo São Paulo ao Columbus Crew, o jovem brasileiro, de apenas 21 anos, teve mais uma boa atuação na última quinta-feira (26) e ajudou a equipe a se classificar nos playoffs em uma partida emocionante. A vaga só foi conquistada nos pênaltis (3×1), após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação com o Atlanta United, clube que disputou a competição pela primeira vez e se tornou a sensação do país. O próximo adversário na semifinal da Conferência Leste será o New York City FC, dos craques Pirlo e David Villa.

De volta a Columbus, no estado de Ohio, Artur comemorou bastante a classificação. “O Atlanta United tem um time muito forte e nós sabíamos que seria um jogo difícil, ainda mais na casa deles, onde a torcida costuma lotar o estádio. A gente já havia jogado contra eles duas vezes neste ano e ainda não tínhamos conseguido vencer, mas ontem todo mundo se superou e conquistamos a classificação na base da garra. A partida foi bem desgastante e agora precisamos descansar pra enfrentar o New York  City, que também possui uma equipe bem qualificada”.

Para conseguir a vaga na decisão da Conferência Leste, no entanto, o Columbus Crew terá a dura missão de superar o New York FC pela primeira vez na atual edição da MLS. Na fase regular, o time comandado por Gregg Berhalter perdeu por 3 a 2, no dia 30 de abril, e empatou em 2 a 2, no último dia 22 de outubro. Neste duelo, inclusive, o espanhol David Villa, vice-artilheiro da MLS, com 22 gols, marcou os dois tentos de sua equipe. Para piorar, o adversário terminou a fase regular da MLS com 57 pontos e foi o segundo clube com o melhor desempenho, atrás apenas do Toronto (67).

Único brasileiro do elenco, Artur não esteve presente em nenhum dos duelos por estar lesionado no primeiro e ter sido poupado no segundo. Na próxima terça-feira (31), porém, o jogador, que pertence ao São Paulo, deve ser titular no confronto de ida, que acontecerá no Mapfre Stadium, em Ohio. Já a partida de volta está marcada para 5 de novembro, fora de casa.

“O New York é um dos melhores times da MLS e demonstrou isso na fase regular. Além de contar com grandes jogadores, eles têm em seu elenco dois caras que dispensam comentários, como Villa e Pirlo. A gente sabe das dificuldades e temos que impor o nosso ritmo na primeira partida e conquistar um bom resultado em casa”.

Desde que chegou ao Columbus Crew, Artur disputou 26 jogos, sendo 21 como titular, e deu três assistências. Com um ótimo desempenho individual, o clube norte-americano já mostrou interesse em estender o vínculo do jogador, que se encerra no fim da temporada, mas o seu futuro ainda não foi definido e o brasileiro não sabe se retornará ao Tricolor do Morumbi, onde tem contrato até 2020.