Único brasileiro do Columbus Crew terá a dura missão de liderar a equipe contra o Atlanta United, clube estreante na liga e comandado pelo experiente treinador Tata Martino

41dcf4eb-334a-4cc8-823b-3b90364854c5

(Foto: Trevor Ruszkowski-USA TODAY Sports)

Emprestado pelo São Paulo no início deste ano ao Columbus Crew, o meio-campista Artur vem fazendo sucesso no futebol norte-americano Com boas atuações, o jovem, de apenas 21 anos, é o único brasileiro da equipe comandada por Gregg Berhalter, que volta aos playoffs da MLS após ter ficado de fora em 2016. Nesta quinta-feira (26), porém, o atleta tem uma dura missão pela frente. Liderar o time contra o Atlanta United FC, clube que disputa a competição pela primeira vez e já é a sensação do país, em busca de uma vaga na semifinal da Conferência Leste.

O objetivo se torna ainda mais difícil levando-se em consideração que o duelo acontecerá fora de casa, no novíssimo estádio New Atlanta Stadium, que foi inaugurado em setembro e coleciona recordes de público da MLS. Em setembro, o clube já havia entrado para a história ao registrar 70.425 espectadores no empate em 3 a 3 com o Orlando City. Como se não bastasse, no último compromisso da equipe na fase regular, mais de 15% da população da cidade compareceu ao estádio quando 71.874 torcedores assistiram ao empate de 2 a 2 com o Toronto FC, quebrando novamente o recorde de público da liga.

Além disso, nos dois encontros entre as equipes na fase regular, o Atlanta United, que tem como principal estrela o técnico Tata Martino, ex-treinador do Barcelona e da seleção argentina, acabou levando a melhor e venceu por 3 a 1 e 2 a 0, respectivamente. Apesar das lembranças ruins, Artur está confiante na classificação do Columbus Crew, que foi campeão da MLS em 2008 e vice em 2015. “Vai ser um jogo bem difícil porque as duas equipes são muito fortes. Não conseguimos vencê-los na primeira fase, mas temos um elenco de muita qualidade e precisamos impor o nosso ritmo de jogo pra sair com a classificação e seguir em busca do nosso grande objetivo, que é o título”.

De acordo com Artur, a experiência no futebol norte-americano está ajudando em sua evolução tática, tanto na marcação quanto no apoio ao ataque. “É o meu primeiro ano na MLS e estou aprendendo bastante. Tenho jogado a maioria das partidas e isso vai me dando experiência. A intensidade dos jogos aqui é grande e o treinador exige que os atletas do meio-campo participem ativamente da partida. Isso é ótimo pra mim porque estou evoluindo e amadurecendo taticamente”.

Com um ótimo desempenho individual, o Columbus Crew já mostrou interesse em estender o vínculo do jogador, que se encerra no fim da temporada, mas o seu futuro ainda não foi definido e o brasileiro não sabe se retornará ao Tricolor do Morumbi, onde tem contrato até 2020.

Falando em São Paulo, na penúltima rodada da temporada regular, Artur viveu um momento especial ao participar do jogo que marcou a despedida de Kaká do Orlando City. Mais que isso, o camisa 7 teve a incumbência de marcar o craque e não só cumpriu muito bem a função como ainda iniciou a jogada do único gol da partida. “Foi um momento que vou guardar para sempre na minha memória. O Kaká é um ídolo e marcar ele não é fácil, mas conseguimos um ótimo resultado e fiquei ainda mais feliz por ter ajudado a equipe a sair com a vitória”.

Desde que chegou ao Columbus Crew, Artur disputou 25 jogos, sendo 20 como titular, e deu três assistências. Nesta quinta, o jogador deve iniciar entre os 11 no decisivo confronto com o Atlanta United, pelos playoffs da MLS.