Meia do Fluminense jogou as 21 rodadas da competição nacional e já deu oito passes decisivos para seus companheiros balançarem as redes. Richarlison, que transferiu-se ao Waltford-ING, foi o mais beneficiado, com três assistências

(foto: Lucas Merçon/Fluminense F. C.)

Gustavo Scarpa segue comprovando porque é apontado como um dos principais jogadores do futebol nacional. Após terminar o Campeonato Brasileiro da temporada passada como o principal garçom do torneio, ao lado de Dudu (Palmeiras), com dez assistências, o meia do Fluminense parece trilhar o mesmo caminho neste ano. Presente em todas as 21 rodadas da competição, o camisa 10 do Tricolor já deu oito passes decisivos e lidera o ranking, à frente de Bruno Henrique (Santos), Juan Cazares (Atlético Mineiro) e Luan (Grêmio), todos com seis.

Quem mais se beneficiou dos passes açucarados de Scarpa foi o jovem Richarlison. Antes de se transferir ao Waltford, da Inglaterra, o atacante fez três gols graças às belas assistências do ex-companheiro. Na sequência, aparecem Henrique Dourado, artilheiro do Campeonato Brasileiro, e Wendel (ambos com 2), seguidos por Reginaldo (1).

Além de ser o maior garçom do Brasileirão, Scarpa também é o jogador do torneio que mais deixa os companheiros em condições de finalizar. De acordo com o site de análise e estatísticas Footstats, o meia possui 51 passes para finalização, 11 a mais que o segundo colocado Cazares (40) e 14 à frente do são-paulino Marcinho (37).

Outro dado interessante é a importância de Scarpa para a efetividade do Fluminense no Brasileirão. Dos 31 gols marcados pela equipe, o camisa 10 participou, diretamente, de nove, sendo oito assistências e uma bola na rede, o que representa 29% do total. Isso sem contar as participações indiretas, como no empate em 2 a 2 com o Flamengo, pela 8ª rodada, quando lançou a bola para Richarlison sofrer o pênalti, posteriormente convertido por Henrique Dourado.

Feliz pelo atual momento coletivo e individual, Scarpa falou sobre a sua boa fase. “É bacana saber que estou conseguindo ajudar o time. Fico feliz porque a gente trabalha pra isso, mas o mais importante mesmo é que a nossa equipe está conseguindo jogar bem. Nosso time é jovem e acredito que ainda iremos evoluir até o final do campeonato”, afirmou o meia.

Com a vitória sobre o Atlético Mineiro, o Fluminense chegou ao quinto jogo de invencibilidade no Brasileirão. Nas últimas cinco partidas, a equipe conquistou três vitórias, dois empates, e saltou para a oitava colocação, com 30 pontos, mesmo número do Cruzeiro, que está em sexto lugar pelos critérios desempate. “Se contarmos o jogo da Sul-Americana, já são seis jogos sem perder e isso nos dá ainda mais confiança para seguirmos fortes em busca dos nossos objetivos”, concluiu o jogador.

O Fluminense volta a campo no próximo sábado, para encarar o Vasco, no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, o Cruzmaltino levou a melhor e venceu por 3 a 2, em São Januário.

Principais garçons do Campeonato Brasileiro
1º Gustavo Scarpa (8)
2º Bruno Henrique/Santos, Juan Cazares/Atlético Mineiro e Luan/Grêmio (6)

*Jogadores com mais assistências para finalizações no Brasileirão
1º Gustavo Scarpa (51)
2º Juan Cazares (40)
3º Marcinho/São Paulo (37)

*Líderes em cruzamentos certos no Brasileirão
1ª Juan Cazares (48)
2ª Gustavo Scarpa (42)
3ª Everton Felipe/Sport (37)

Assistências de Gustavo Scarpa no Campeonato Brasileiro
Jogo: Fluminense 2 x 1 Atlético Mineiro – 21ª rodada
Local: Maracanã
Resumo: deu as duas assistências para Henrique Dourado marcar os gols

Jogo: Coritiba 1 x 2 Fluminense – 14ª rodada
Local: Couto Pereira
Resumo: deu assistência para o primeiro gol da equipe, feito por Richarlison

Jogo: Fluminense 3 x 3 Chapecoense – 11ª rodada
Local: Giulite Coutinho
Resumo: deu uma assistência para Richarlison abrir o placar da partida

Jogo: São Paulo 1 x 1 Fluminense – 10ª rodada
Local: Morumbi
Resumo: deu o passe para Wendel empatar o jogo

Jogo: Fluminense 2 x 2 Flamengo – 8ª rodada
Local: Maracanã
Resumo: deu uma assistência para Wendel marcar o primeiro gol

Jogo: Fluminense 1 x 1 Atlético Paranaense – 5ª rodada
Local: Maracanã
Resumo: deu uma assistência para Reginaldo empatar a partida

Jogo: Fluminense 2 x 1 Vitória – 4ª rodada
Local: Maracanã
Resumo: deu uma assistência para Richarlison marcar o primeiro gol

*Footstats