No clássico contra o Palmeiras, camisa 10 completou o 29º jogo em 2017 e chegou a oito bolas na rede na temporada. Em 2015, quando comandou o Timão rumo ao título Brasileiro, meia fez quatro gols nas primeiras 29 atuações

(foto: Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress)

Quando o Corinthians anunciou o retorno de Jadson, no início deste ano, após atuar uma temporada na China, muita gente se perguntou se o camisa 10 conseguiria manter o ótimo futebol apresentado em 2015, quando comandou o Timão rumo à conquista do Campeonato Brasileiro. Ao analisar os números do meia, no entanto, é nítido que o atleta segue em alta. Nos primeiros 29 jogos de Jadson em 2017, ele já marcou oito gols, o dobro das quatro bolas na rede que havia alcançado com a mesma quantidade de partidas em 2015.

O tento marcado contra o Palmeiras, na última quarta-feira, foi o quarto do jogador no Campeonato Brasileiro, onde já é o vice-artilheiro do Timão na competição, atrás de Jô, que tem sete. Somente nas últimas quatro partidas que entrou em campo, Jadson balançou as redes três vezes. Ele foi o autor do gol da vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, em Porto Alegre, marcou um dos gols do triunfo sobre a Ponte Preta, por 2 a 0, na Arena Corinthians, e abriu o placar no clássico contra o Palmeiras, vencido por 2 a 0, no Allianz Parque. Vale lembrar que o atleta foi poupado do duelo com o Patriotas, na Colômbia, pela Copa Sul-Americana, que terminou 1 a 1.

Além de balançar as redes, Jadson também é fundamental quando o assunto é o último passe. De acordo com o site de análise e estatísticas Footstats, nas primeiras 13 rodadas do Brasileiro o meia foi o principal responsável em deixar os companheiros em condições de chutar, com 18 assistências para finalizações, seis à frente do atacante Romero e do lateral Guilherme Arana (12). Como se não bastasse, o camisa 10 também já deu cinco assistências que resultaram em gol no ano.

Neste sábado, o Timão enfrenta o Atlético Paranaense, na Arena Corinthians, pela 14ª rodada do Brasileirão. Com 17 gols no estádio, Jadson é o vice-artilheiro da nova casa Alvinegra, apenas três atrás de Romero. O Furacão, inclusive, clube onde o meia surgiu para o futebol, é uma das maiores vitimas do corintiano. Desde que chegou ao Parque São Jorge, Jadson enfrentou os paranaenses quatro vezes, marcou dois gols e deu uma assistência.

Ao falar sobre o confronto deste fim de semana, Jadson prega respeito ao adversário, mas garante que a equipe entrará em campo com a mesma vontade das últimas partidas. “Eu tenho muito carinho pelo Atlético porque comecei a minha carreira lá e foi o clube que me lançou para o futebol, mas amanhã iremos entrar em campo com a mesma garra de sempre para sair com a vitória. A equipe deles vem de derrota em casa para o Cruzeiro e vai querer recuperar os pontos perdidos. Nós temos que manter a mesma pegada do começo ao fim para não sermos surpreendidos”, afirmou o meia.

Vice-artilheiro do atual elenco
Somando as duas passagens de Jadson pelo Corinthians, ele realizou 132 partidas, marcou 32 gols e deu 44 assistências, o que representa uma média de um tento a cada quatro jogos ou uma participação direta em gol a cada 0,57 apresentação. Do atual elenco, somente o meia Danilo balançou as redes mais vezes. Foram 33 gols em 336 partidas.

Os ótimos números comprovam que Jadson segue atuando em alto nível e é um dos protagonistas deste novo Corinthians.

Confira a regularidade de Jadson nos primeiros 29 jogos em cada umas das três temporadas pelo clube

2017
29 jogos (28 como titular)
8 gols
5 assistências

2015
29 jogos (24 vezes como titular)
4 gols
13 assistências

2014
29 jogos (28 vezes titular)
8 gols
12 assistências

Principais artilheiros do Corinthians no Campeonato Brasileiro
1º – Jô (7 gols)
2º – Jadson (4 gols)
3º – Balbuena, Clayton, Marquinhos Gabriel e Romero (2 gols)

Maiores goleadores do Corinthians na temporada
1º – Jô (14 gols)
2º – Rodriguinho (9 gols)
3º – Jadson (8 gols)

Principais artilheiros do atual elenco do Corinthians
1º – Danilo (33 gols)
2º – Jadson e Jô (32 gols)
3º – Romero (25 gols)
4º – Rodriguinho (22 gols)

Maiores goleadores da Arena Corinthians
1º – Romero (20 gols)
2º – Jadson (17 gols)
3º – Guerrero (15)

Números gerais de Jadson no Timão
132 jogos
32 gols
44 assistências
Média de uma participação direta em gol a cada 0,57 partida