Argentino obtém sequência de partidas na equipe baiana e torna-se um dos principais jogadores do Tricolor na temporada
(foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)
O meia Agustin Allione conquistou dois títulos em três temporada pelo Palmeiras, mas resolveu trocar de clube em busca de uma maior sequência de jogos. E, de acordo com os números, a escolha pelo Bahia fez muito bem. Há pouco mais de cinco meses em Salvador, o jogador ajudou o Tricolor de Aço a ser campeão da Copa do Nordeste e findar um jejum de 15 anos sem a taça, conseguiu a regularidade de partidas que buscava e já é considerado um dos melhores atletas da equipe no ano.
Maior garçom do elenco em 2017, Allione deu oito assistências em 21 partidas na temporada, além de ter marcado três gols. Somente na atual edição do Campeonato Brasileiro, o camisa 8 foi o responsável por três passes decisivos e já é o principal assistente da competição nacional, ao lado do companheiro Zé Rafael. Além disso, também é o atleta do time que mais deixa os companheiros em condições de finalizar, com 13 assistências para finalizações. Dos 20 clubes da Série A, apenas o meia Gustavo Scarpa, do Fluminense, com 15, supera Allione no quesito, mas o camisa 10 do Flu participou de cinco rodadas, uma a mais que o argentino.
Ao comparar as estatísticas de 2017 e 2016, é evidente a evolução do jogador. No ano passado, Allione disputou 25 jogos pelo Palmeiras (13 como titular), marcou cinco gols, deu duas assistências e permaneceu em campo os 90 minutos apenas oito vezes. Neste ano, no entanto, nas 21 partidas em que atuou (20 como titular), não foi substituído em 11.
As maiores sequências de jogos nas duas temporadas também são distintas. Em 2016, a melhor série de partidas do argentino foi de cinco jogos, entre 3 e 17 de março. Neste ano, porém, Allione participou dos últimos 13 compromissos do Bahia, que aconteceram entre 9 de abril e 5 de junho.
Feliz pelo atual momento, o argentino falou sobre o bom início de temporada. “Desde a minha chegada, falei que o objetivo era ter uma regularidade para poder jogar e ajudar o time. Por sorte, as coisas estão acontecendo e estou conseguindo manter uma boa sequência de partidas. Tenho que seguir trabalhando para continuar evoluindo”, afirmou o jogador.
Além do ótimo momento individual de Allione, o Bahia também vive boa fase. Após quatro rodadas do Brasileiro, o time marcou dez gols e possui o melhor ataque da competição, ao lado do Fluminense (que tem um jogo a mais). Com seis pontos, o clube é o nono colocado e, nesta quinta-feira, recebe o Cruzeiro, na Arena Fonte Nova, para ir em busca da segunda vitória consecutiva.
Provável titular, Allione falou sobre o confronto e pregou respeito ao adversário. “O Cruzeiro é um dos melhores times do Brasil e vem de derrota para a Chapecoense. Eles farão de tudo para recuperar os pontos perdidos e será uma partida bem complicada. Temos que entrar em campo com a mesma pegada do último jogo para impor o nosso ritmo desde o início e sair com a vitória”, concluiu.
Algumas Estatísticas de Allione na temporada
Maiores garçons do Campeonato Brasileiro
1º – Allione e Zé Rafael (Bahia) – 3 assistências
3º – Arthur (Chapecoense), Bruno Henrique (Santos), Gustavo Scarpa (Fluminense), Marcinho (São Paulo), Marquinhos (Sport), Rodriguinho (Corinthians) e Tiago Real (Coritiba) – 2 assistências
Principais assistentes para finalizações do Campeonato Brasileiro
1º – Gustavo Scarpa – 15*
2º – Allione – 13
3º – Jorginho (Atlético GO), Lucca (Ponte Preta) e Willian Matheus (Coritiba) – 9
*Scarpa jogou uma rodada a mais
Cruzamentos certos no Campeonato Brasileiro
1º – Allione, Gustavo Scarpa e Juan Cazares (Atlético Mineiro) – 12
Maiores garçons do Bahia na temporada
1º – Allione – 8
2º – Juninho, Régis e Zé Rafael – 4
Estatísticas de Allione no ano
21 jogos (20 como titular)
3 gols
8 assistências
Atuou os 90 minutos em 11 partidas
