Familiar do responsável pelo gol do título de 77 atuou na base do clube com Léo Jabá, mas mudou de planos e quer estudar e jogar futebol fora do país. Atual meia do Timão deu conselhos e desejou boa sorte ao garoto

WhatsApp Image 2017-05-04 at 15.30.40
(Foto: Triple Comunicação)

O jovem Washington é um dos cinco netos do ex-jogador Basílio, o Pé de Anjo, ídolo corintiano e autor do heróico gol na final contra a Ponte Preta, em 1977, que garantiu o título ao clube do Parque São Jorge e encerrou uma fila de 23 anos sem conquistas. O garoto (18) não teve a oportunidade de ver o avô jogar pelo clube, mas já perdeu a conta de quantas vezes ouviu a história do gol que livrou a Fiel torcida da sua mais longa fila.

Amante do futebol, o adolescente jogou na base do Corinthians em 2013 e 2014 e alguns de seus ex-companheiros seguiram a carreira e chegaram aos profissionais, como o atacante Léo Jabá. Após sair do Alvinegro e passar por Audax, Flamengo de Guarulhos e Associação Serra Morena, Washington mudou os planos e se prepara para conseguir uma bolsa de estudos fora do país.

Por imposição da mãe, o garoto jamais abandonou a escola e hoje está no terceiro semestre do curso de Engenharia no Mackenzie, em São Paulo. Seu sonho, porém, é morar nos Estados Unidos e cursar uma faculdade na Terra do Tio Sam. E o avô é uma das pessoas que mais o apoia.

“O Washington sempre foi muito estudioso. Ele cursa engenharia e está no caminho certo. No futebol, já tentou muitas vezes e nunca desistiu. Agora surgiu essa oportunidade de estudar e jogar no exterior e pode ser a chance de fazer as duas coisas que sempre gostou. A família, como sempre, irá apoiá-lo porque é um garoto que tem a cabeça muito boa”, afirmou Basílio.

Nesta semana, Washington também recebeu o incentivo de uma pessoa muito especial. O jovem encontrou o meia Jadson, que aproveitou para dar alguns conselhos ao garoto.

“Tive a honra de receber a camisa 77 das mãos do Basílio e agora tenho o prazer de conhecer o neto dele. Apesar do pouco contato, deu para perceber que é um menino muito focado e determinado. Falei pra ele seguir os objetivos e nunca desistir dos sonhos. Já morei no exterior e sei como é difícil ficar longe da família e dos amigos. Torço para que ele tenha sucesso nos Estados Unidos, consiga o diploma e, quem sabe, jogue profissionalmente”, disse o meia.

Para alcançar o objetivo, Washington se inscreveu na agência de intercâmbio esportivo MVP Exchange, que prepara jovens para estudar e jogar futebol em faculdades nos Estados Unidos. Quanto melhor o nível acadêmico e técnico do candidato, maiores são os percentuais de bolsa de estudo. A preparação envolve treinos técnicos e táticos de futebol, condicionamento físico, exercícios funcionais e aulas de inglês.

Focado, o menino falou sobre as suas metas. “Eu sempre quis seguir os passos do meu avô e joguei em vários clubes, inclusive no Corinthians, mas a minha mãe nunca me deixou largar os estudos. Agradeço a ela porque ainda sou jovem e vou atrás de uma oportunidade para jogar e cursar uma faculdade nos Estados Unidos. Estou me preparando com o pessoal da MVP, treinando bastante e fazendo aulas de inglês para passar na prova e conseguir uma boa bolsa de estudos. O futebol abriu as portas para mim e pretendo viajar e voltar ao Brasil com inglês fluente e um diploma”, previu Washington, que ainda não sabe se optará pelo curso de engenharia nos Estados Unidos.

Por ser neto de Basílio, o jovem confessa que os amigos sempre perguntam sobre a final de 77. “O pessoal fica louco quando descobre que sou neto dele. Fazem um monte de perguntas sobre a história do título de 77 e do Corinthians. Claro que é um privilégio ter um avô herói, dá muito orgulho, mas, pra mim, ele é apenas o meu avô, sempre muito carinhoso e bem próximo da família”, falou o garoto.

Sobre a final contra a Ponte Preta, neste domingo, Washington revelou toda a torcida para o Timão, como não poderia deixar de ser. “Lá em casa todo mundo é corintiano, não tinha como ser diferente, né? Então, essa final com a Ponte está sendo mais do que especial. E eu já era fã do Jadson e agora sou mais ainda. Ele é o ídolo de hoje e gritei muito com o gol dele nos 3 a 0 de Campinas. Domingo espero que possa repetir a história do meu avô e trazer esse título para nós”, finalizou.

Washington pretende viajar aos Estados Unidos no meio do ano. Atualmente, realiza aulas de inglês três vezes por semana, faz exercício funcional e também realiza treinos no campo de futebol. Todo o processo é acompanhado e gerenciado pela MVP.